Curiosidades

Os animais com percepção temporal mais acelerada são as moscas

0

Você sente que o tempo passa rápido ou devagar? Independentemente disso, nós sentimos o tempo passar. E não somente nós temos essa percepção. Contudo, ela não é a mesma para todos os animais. Por exemplo, as moscas-varejeiras têm uma percepção do tempo bem mais rápida do que os cachorros. Já os cachorros percebem essa passagem bem mais rápido do que as estrelas-do-mar.

Todas essas diferenças de percepção foram vistas em um estudo feito pela Universidade de Galway, na Irlanda. O estudo analisou como era a percepção temporal de mais de 100 animais.

Como resultado, eles descobriram que os animais que têm um estilo de vida acelerado, têm sistemas visuais capazes de detectar mudanças também em uma velocidade mais alta. Por conta disso, espécies como as moscas-varejeiras e moscas-do-dragão conseguem detectar mudanças com uma taxa de 300 hertz. Essa é a medida usada para descrever qualquer evento periódico por segundo.

Percepção temporal

Meus animais

Essa percepção das moscas é bem mais rápida que a humana. Para se ter uma ideia, nós conseguimos vê-la a 65 hertz. Dentre os animais vertebrados, a percepção mais rápida é do pássaro papa-moscas-preto. Essa espécie europeia enxerga a 146 hertz. E com relação aos invertebrados, os olhos mais lentos pertencem às estrelas-do-mar, que têm essa percepção temporal a 0,7 hertz.

“Ter uma visão rápida ajuda uma espécie a perceber mudanças de maneira mais ágil no ambiente. Essa percepção detalhada é muito útil se você se mover rapidamente ou precisar identificar a trajetória de uma presa em movimento”, explicou Kevin Healy, da Universidade de Galway.

Para conseguir coletar esses dados, os pesquisadores usaram experimentos com uma luz oscilante. Com isso, eles fizeram um exame oftalmológico chamado eletrorretinograma. Ele foi feito para que eles pudessem medir qual era a rapidez que determinado animal conseguia detectar a taxa de luz piscando.

Diferenças

Mundo ecologia

Como resultado, os pesquisadores descobriram algo inesperado. Vários predadores terrestres têm uma percepção relativamente lenta quando comparados com os predadores aquáticos. “Achamos que essa diferença pode ser porque em ambientes aquáticos os predadores podem ajustar continuamente sua posição ao atacar a presa”, disse Healy.

Além disso, membros de uma mesma espécie podem sim ter percepções temporais diferentes, até mesmo os humanos. Tanto que, estudos anteriores sugeriram que pessoas como os goleiros de futebol enxergam mudanças com uma taxa mais alta. E determinados hábitos, como por exemplo, beber café, também interferem nessa capacidade de percepção temporal.

Moscas

Visão

Para a percepção temporal, as moscas usam seus olhos. Elas têm dois olhos com milhares de unidades de facetas independentes que se chamam omatídeos. São elas que captam as imagens. Uma mosca tem, em média, quatro mil facetas em cada olho. Isso faz com que elas tenham uma visão bem detalhada de um movimento em qualquer direção, com câmera lenta e cheio de detalhes. Tudo isso mostra o porquê de elas conseguirem escapar da maioria das tentativas de captura. A visão das moscas é como se fosse em 360º.

A velocidade que o cérebro delas processa essas imagens é chamada de “frequência crítica de fusão de luz vacilante”. Geralmente, quanto menor for um animal, mais rápida é essa frequência de processamento. Um estudo de Cambridge mostrou que as moscas podem ver até 400 flashes por segundo. Isso é mais de seis vezes a taxa que os humanos conseguem processar.

Mesmo com um bom processamento, os olhos das moscas não têm retina. Isso faz com que elas tenham uma visão com uma resolução não tão boa. Com relação a isso, os humanos ficam um pouco à frente. É por isso que os olhos das moscas são para frente. Isso faz com que elas tenham uma visão mais próxima ao objeto que está na sua frente.

Fonte: Galileu

Imagens: Meus animais, Mundo ecologia, Visão

Ex-secretária nazista é condenada aos 97 anos

Previous article

Globo realiza investigação interna e comprova que Marcius Melhem é culpado de assédio

Next article

Comments

Comments are closed.