Curiosidades

Exercícios, ou a falta deles, podem afetar o crescimento do cabelo?

0

Quando falamos de exercícios físicos, a relação de amor e ódio com eles é grande. Assim, existem aquelas pessoas que amam e não vivem sem o hábito na rotina. Essas são do tipo que se ficarem um dia sem fazer sua atividade física, para elas será um dia perdido. Mas há também aqueles que odeiam e nem conseguem pensar na tortura que é fazer alguma atividade.

Independentemente de qual tipo de pessoa você é, com certeza você sabe que os exercícios físicos fazem bem para a saúde. No entanto, será que junto com tudo o que ele muda no corpo ele também afeta o crescimento do cabelo? Por mais que pareça improvável, o exercício pode ser capaz de dar à pessoa a proteção contra a perda de cabelo que é tida como inevitável com o envelhecimento.

Isso acontece porque o exercício aumenta a circulação sanguínea e o oxigênio nas células sanguíneas, o que é um benefício para os folículos capilares. E isso pode fazer com que a fase de crescimento do cabelo seja mais longa. Além disso, a atividade física pode diminuir o estresse, que é uma das causas envolvidas com a queda de cabelo.

Exercícios e queda de cabelo

Live Science

O cirurgião de transplante de cabelo que trabalha com pacientes que lutam contra a perda de cabelo, Fuat Yuksel, contou um pouco sobre como funciona o crescimento do cabelo e também falou se fazer exercício faz ou não diferença.

O fato que é não existem muitos estudos até o momento sobre esses efeitos do exercício no crescimento do cabelo. Contudo, entendendo o processo de como o cabelo cresce e o que pode influenciar o crescimento normal, não é impensável supor que a prática de atividades físicas de forma constante tem o potencial de apoiar o crescimento saudável.

Para entender essa relação é preciso saber algumas coisas sobre o crescimento capilar. Por exemplo, o cabelo cresce alternando entre um ciclo que tem estágios de crescimento rápido e alongamento da haste capilar e períodos de regressão.

Agora a pergunta que todos querem saber é: como o exercício pode aumentar o crescimento do cabelo? Segundo Yuksel, o exercício sempre irá ter um efeito positivo no crescimento do cabelo por ter um efeito positivo na sua saúde geral.

“Seus folículos capilares se beneficiarão do aumento da circulação sanguínea e do aumento do oxigênio nas células sanguíneas. Folículos capilares saudáveis ​​​​permitirão que sua fase de crescimento, fase anágena, seja mais longa. Portanto, o cabelo terá mais tempo para crescer”, explicou o cirurgião.

Outro ponto importante é que o exercício ajuda a diminuir o estresse, e como ele é uma das causas que pode fazer o cabelo cair, praticar atividade constantemente pode prevenir a perda de cabelo.

Benefícios

Live Science

Por conta disso, não é realista pensar que uma única corrida ou aulas de ioga irão reverter a perda de cabelo e irão fazer com que novos fios nasçam. Contudo, conforme explica o cirurgião, as diretrizes típicas para os níveis de atividade física são suficientes.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), os adultos devem fazer 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada ou 75 minutos com intensidade grande por semana. Segundo Yuksel, esse tempo é o suficiente para ajudar em um ciclo de crescimento saudável do cabelo.

Entretanto, quando o assunto é promover o crescimento do cabelo, nem todo tipo de exercício é benéfico igual. De acordo com o cirurgião, o treinamento de força voltado para a hipertrofia não é tão bom quanto qualquer tipo de exercício aeróbico ou cardio. A diferença acontece por conta do efeito do treinamento de hipertrofia sobre a testosterona.

“O crescimento muscular está diretamente ligado à testosterona, e ter altos níveis de testosterona, incluindo DHT (diidrotestosterona), encolhe os folículos capilares e encurta o ciclo de crescimento capilar”, disse Yuksel.

No caso dos treinamentos de força, Yuksel explica que os exercícios multiarticulares que envolvem grupos musculares maiores, como agachamentos, levantamento terra e lunges, fazem com que a testosterona aumente mais.

“Isso pode piorar a perda de cabelo genética. No entanto, o exercício também reduz os hormônios do estresse e melhora a forma como o corpo responde ao estresse. Você pode ver um efeito positivo do treinamento de resistência se estiver experimentando queda de cabelo relacionada ao estresse”, pontuou ele.

Fonte: Live Science

Imagens: Live Science

Estudo mostra que corvos são mais inteligentes que macacos

Artigo anterior

Adoção? Baleias de espécie diferentes são registradas juntas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido