As atividades físicas proporcionam benefícios que vão além da estética e do preparo físico: a flexibilidade é trabalhada, além de resistência e força, chegando a influenciar até mesmo na saúde emocional de quem as pratica. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela dados que comprovam que 47% da população brasileira não pratica nenhuma atividade física, elevando as possibilidades de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras. A variação de estudos confirma que a prática regular de atividade física está intrinsecamente ligada ao aumento da expectativa de vida e à redução de doenças.
Há também um considerável aumento da disposição no cotidiano e melhora na saúde mental, acarretando em melhor desempenho em diversas áreas da vida, como por exemplo, no trabalho. Posto isso, o combate ao sedentarismo é vital para uma qualidade de vida melhor.
Estímulo das capacidades cognitivas
O desenvolvimento do raciocínio lógico, o exercício de planejamento e disciplina, o estímulo da memória, entre outros, são alguns dos benefícios da atividade física. Uma pesquisa realizada pelos cientistas da Nottingham Trent University, da Inglaterra, demonstrou que alunos do ensino fundamental que conseguiram correr distâncias maiores em um teste de condicionamento físico, e que estavam em forma, tiveram respostas mais elaboradas em tarefas escolares do que aqueles que não correram tanto.
Cuidados com o sono
A qualidade do sono é um pilar importante para manter um maior bem-estar físico e emocional. Recomendado pelos profissionais da saúde, um sono de qualidade pode amenizar sintomas de quem sofre com distúrbios emocionais como ansiedade e depressão. Estima-se que a prática de exercícios regulares aumenta em 37% ou mais o período de sono das pessoas, auxiliando inclusive no funcionamento do metabolismo.
Fortalecimento do sistema imunológico
O fortalecimento do sistema imunológico é outro fator de benefício trazido pela prática de exercícios físicos, aumentando a capacidade do corpo de combater infecções, estimulando a produção de substâncias anti-inflamatórias, melhorando o sistema imunológico como um todo.
Monitoramento da saúde
Para adentrar às práticas de exercício físico, é sempre recomendado realizar exames que comprovem a aptidão, uma vez que as atividades exigem esforço e geram mudanças metabólicas. Em caso de possuir alguma doença não diagnosticada, os exercícios podem acabar gerando o efeito reverso, prejudicando sua saúde ao invés de melhorá-la. Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda que todos os que pretendem iniciar atividades físicas façam um check-up, e, em caso de lesão dos já praticantes, receber o tratamento de médicos, profissionais de enfermagem, fisioterapeutas, etc., conforme a necessidade.