CuriosidadesHealthSports

Siga essas 6 dicas para ter mais resultados na volta para os exercícios

0

Em suma, a relação de amor e ódio com exercícios físicos é grande. Existem aquelas pessoas que amam, não vivem sem o hábito na rotina. São do tipo que se ficarem um dia sem fazer sua atividade física, para elas será  um dia perdido. Mas há também aqueles que odeiam e nem conseguem pensar na tortura, que é fazer alguma atividade.

Mesmo que todos saibam que praticar exercícios físicos faça bem à saúde, a rejeição a eles continua grande. Mas nos tempos de pandemia essa relação começou a mudar, de uma maneira geral.
Conforme a vacinação contra a COVID-19 está avançando, as pessoas estão, aos poucos, voltando para os parques e academias. O que faz com que a  prática de exercícios físicos também comece a aumentar entre os que ficaram parados durante a pandemia.
Mesmo durante os períodos de lockdown tiveram as pessoas que não ficaram paradas e fizeram seus exercícios em casa. Mas claro que também tiveram aquelas que deram uma pausa na vida fitness nesse período.
Agora, com os casos felizmente diminuindo na maior parte das cidades, um dos maiores desafios é a retomada da vida fitness e acostumar novamente o corpo e a mente com essa nova rotina.
Por isso é bem importante prestar atenção aos sinais que o corpo dá antes de voltar 100% para a rotina de exercícios que se tinha antigamente. O recomendável é ir voltando aos poucos e fazendo séries e atividades mais leves. Fazendo isso, o corpo terá mais resultado com o passar dos dias.
Nessa retomada algumas dicas são bem importantes de serem seguidas e sabidas. Então, a professora Elizimara Augusta Pereira Lima, coordenadora do curso de Educação Física da Anhanguera elencou seis dicas para esse momento de retorno à vida saudável.

1 – Exames

Todo recomeço pede uma avaliação geral para saber como está a saúde da pessoa. Além de também identificar se existem alguns problemas ou condições que possam limitar os treinos.

2 – Orientação médica

Assim como a avaliação geral inicial, uma orientação médica para determinados treinamentos também pode ser necessária. Como por exemplo, testes de esforço (ergométrico ou ergoespirométrico), eletrocardiograma (ECG) e ecocardiograma. Eles podem dizer qual é o estado geral do corpo para a prática de exercícios.

3 – Gradatividade

No momento de voltar para a prática de exercícios não é bom voltar para o mesmo peso ou intensidade que deixou por último. Volte de maneira gradativa. Comece, por exemplo, com caminhadas curtas e depois aumente o ritmo e a distância.

4 – Aliar exercícios

Outra dica dada por Elizimara é aliar aeróbicos a exercícios de fortalecimento muscular. E claro que ela recomenda procurar um profissional de educação física para fazer essa relação.

5 – Alongar

Antes de começar os exercícios é essencial aquecer o corpo e alongar. Isso porque exercícios repetidos aumentam a temperatura corporal e previnem lesões musculares, como por exemplo os estiramentos.

6 – Descansar

Uma parte bem importante dos exercícios é o descanso do corpo. É nesse momento que ele faz a recuperação celular e das fibras. O descanso é crucial para o organismo conseguir reestabelecer suas condições físicas e musculares.
Fonte: https://www.msn.com/pt-br/saude/fitness/6-dicas-para-ter-mais-resultados-no-retorno-das-atividades-f%c3%adsicas/ar-AAQLLlr

Mudança climática provocou duas coisas estranhas nos pássaros da Amazônia

Matéria anterior

Comidas e bebidas que essas 10 celebridades odeiam

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos