Quando o assunto é cabelo, e principalmente corte, a maior parte das pessoas tem uma resistência a mudanças. Por isso que várias pessoas ficam com o mesmo estilo de corte por muito tempo. Contudo, mudar pode ser bom, já que o corte de cabelo é também uma forma de a pessoa expressar o seu estilo. E é notável que ele não permanece o mesmo com o passar dos anos.
Geralmente, o cabelo é visto como uma questão estética. Contudo, a saúde capilar é um reflexo de que o organismo como um todo está bem e funcionando como deveria. Por isso que os cuidados com o cabelo devem ser frequentes para que ele se mantenha forte e saudável.
A importância de produtos bons para ele também é regulada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Tanto é que a agência cancelou a autorização da fabricação de sete pomadas modeladoras para cabelos. Isso foi feito porque, segundo a agência, esses produtos não estavam cumprindo as normas sanitárias que eram previstas.
Através de uma nota, a Anvisa informou que algumas dessas pomadas chegaram a ser objeto de medidas restritivas, tanto na comercialização como no uso. Com essa nova resolução, a fabricação desses produtos também está proibida.
TNH1
Claro que por não atenderem as normas, é mais do que natural que se queira saber quais são esses produtos para evitá-los. Os que tiveram sua fabricação proibida são:
Pomada Modeladora para Tranças Anti-frizz Be Black (da empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli)
Pomada Black – Essenza Hair, e Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids – fixa liss (ambas da Evolução Indústria de Cosméticos)
Pomada Braids Hair (da Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli)
Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos e Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, (ambas da Microfarma Indústria e Comércio)
Rosa Hair Pomada Modeladora Mega Fixação 150g (da Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos)
Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher (da Supernova Indústria, Comércio e Serviços)
Dicas de mulher
De acordo com a Anvisa, se a pessoa tiver em casa algum produto fabricado pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda, CNPJ 68.722.743/0001-09, ela pode entrar em contato com a empresa para ver como devolvê-lo. Isso porque esse fabricante em específico tem que recolher todos os produtos que estão disponíveis no mercado.
Ainda de acordo com a agência, os estabelecimentos que tiverem algum deles para usar com seus clientes devem parar o uso imediatamente.
No caso dos produtos das outras empresas que também tiveram sua fabricação proibida, a Anvisa ainda está “avaliando as ações sanitárias necessárias”. A agência também disse que acompanha “todos os fatos relatados relacionados às pomadas capilares”, e que para isso conta com ajuda dos órgãos de vigilância sanitária dos estados e municípios.
“A partir dos resultados das investigações, as medidas sanitárias cabíveis serão tomadas com a maior celeridade possível”, disse a agência.
ES360
Além de produtos que não cumprem normas sanitárias previstas, outras coisas podem fazer mal para o cabelo, como por exemplo, determinadas comidas.
Um exemplo disso é a fritura. Aqui, não importa se é frango, peixe ou batata frita. Qualquer que seja o tipo de fritura desencadeia a produção de testosterona. Esse hormônio está relacionado de forma íntima com a perda de densidade capilar.
Além da fritura, as gorduras saturadas não são boas para a saúde capilar. Comer muita gordura claro que faz mal. E com relação ao cabelo, ela é prejudicial porque o excesso de gordura sai pelos poros. Isso, a longo prazo, vai cobrir os folículos pilosos, que é por onde o cabelo sai. Com eles cobertos, pode levar a pessoa à calvície.
Outro alimento que faz mal para a saúde em geral e também reflete no cabelo é o sal. Ele é uma das primeiras coisas a ser tirada da dieta quando temos algum problema de saúde. Além de ser prejudicial a várias partes do organismo, ele também faz mal para o cabelo. O sal faz o cabelo cair com muito mais frequência do que o normal. Isso significa que ele vai crescer com menos força e espessura.
Fonte: Extra
Imagens: TNH1, ES360, Dicas de mulher