Há algum tempo atrás, em 2018, a Netflix surpreendeu o mundo ao anunciar uma série live-action de Avatar: A Lenda de Aang. Embora a animação seja aclamada ao redor do globo, os fãs ficaram divididos com a notícia. Visto que a tentativa da Nickelodeon de adaptar a narrativa para a grande tela deixou o público traumatizado, esse receio era mais que compreensível. No entanto, antecipando essa problematização, a gigante do streaming fez sua grande jogada: encarregou Michael DiMartino e Bryan Konietzko, os criadores da série original, de comandarem o projeto. Como resultado disso, passamos a acreditar que não havia mais razões para nos preocuparmos com a produção. Pois bem, dois anos se passaram e informações sobre a adaptação foram liberadas aos poucos. Contudo, novamente fomos surpreendidos, e dessa vez a notícia não foi nada boa.
Na última quarta-feira (12), DiMartino e Konietzko anunciaram seu desligamento da série. Através de cartas abertas, as mentes por trás da franquia Avatar compartilharam seu descontentamento com a Netflix. Ao que tudo indica, impasses criativos são a principal justificativa por trás do desacordo. Todavia, de acordo com o We Got This Covered, fontes anônimas ligadas ao serviço de streaming deram detalhes sobre esse desentendimento. Apesar de nenhuma dessas informações ter sido confirmada por nenhum dos lados envolvidos, elas tem ganhado força na internet. Além do orçamento para a produção ter sido aquém do esperado pelos showrunners, a Netflix insistiu no famoso whitewashing – embranquecimento do elenco – e solicitou a adição de elementos mais adultos na narrativa, como sexo e violência.
Os criadores do universo Avatar tinham explicitado uma visão muito diferente da versão comercial que a Netflix, supostamente, queria. Conhecendo o comprometimento dos dois coma franquia, é óbvio que eles não apoiariam isso. Inclusive, os fãs de Avatar tomaram seu partido.
#CancelNetflixATLALiveAction
Como forma de explicitar seu apoio à DiMartino e Konietzko os fãs iniciaram um movimento no Twitter. Utilizando a tag #CancelNetflixATLALiveAction – Cancelem o live-action Avatar: A Lenda de Aang da Netflix, em tradução livre – os internautas conseguiram colocar esse assunto entre os mais comentados na rede social. Abaixo você pode conferir um pouco do que rolou.
What Netflix Wants
Vs
What ATLA Fandom Wants#CancelALTALiveAction pic.twitter.com/Af4nhPsQSn— ||Jordan Novak|| (@Tired_Barnes) August 14, 2020
“O que a Netflix quer Vs O que os fãs de Avatar querem”
I refuse to watch my favorite characters I love and relate to be used for blood and sex. Fuck off @netflix you’ve completely missed the whole point of Avatar. #CancelNetflixATLALiveAction pic.twitter.com/W2aV6ttkiC
— Bailey (@bailey_unknown) August 14, 2020
“Eu me recuso a ver meus personagens preferidos, com os quais eu me identifico e amo, serem usados para sexo e violência. Netflix, você perdeu completamente a essência de Avatar”
@netflix y’all should rlly apologize to bryke and start over..
BUT instead of the ATLA live action. Turn the comics into animation?!! #CancelNetflixATLALiveAction #CancelATLALiveAction pic.twitter.com/GnnBa3vcVj
— ????? (@Faithnaomii) August 14, 2020
“Netflix, você deveria se desculpar com bryke – Bryan [Konietzko] e Mike [DiMartino] – e começar do zero. Mas ao invés de um live-action vocês deveriam transformar os quadrinhos em animação”
#CancelNetflixATLALiveAction so Netflix not only wants to “age up “ the characters who are CHILDREN for sex and gore scenes but they also want to whitewash the cast. As if they didn’t see what happened to the first live action…. WE DONT WANT IT pic.twitter.com/gn5WfKcQSa
— Detra B?✨ (@b_detra) August 14, 2020
“Então a Netflix não apenas quer ‘envelhecer’ os personagens que são crianças para cenas de sexo e sangue, mas eles também querem embranquecer o elenco. Como se eles não tivessem visto o que aconteceu com o primeiro live-action… NÃO QUEREMOS ISSO”