Curiosidades

Fãs entediados criam futebol jogado em campos muito íngremes

0

A maioria das crianças sonha, ou já sonhou, em ser jogador de futebol. Isso porque, além de o futebol ser considerado o esporte mais famoso do planeta, a ideia de fazer fama e ganhar fortuna fazendo o que gosta é muito tentadora. Fora que, hoje em dia, os jogadores figuram entres as celebridades.

Outro fato é que, entre todos os esportes praticados no mundo, o futebol com certeza se destaca entre os mais adorados pelas pessoas. No entanto, o esporte do jeito que é jogado atualmente parecia estar muito fácil. Então, um grupo de fãs do esporte resolveu criar uma versão mais complicada do futebol.

O chamado “futebol alpino extremo”, assim como o nome sugere, é praticado nas montanhas dos Alpes, e mais especificamente, nos campos íngremes. Tentar chutar a bola enquanto tenta ao mesmo tempo se manter equilibrado parece uma coisa impossível. Entretanto, a dificuldade do desnível parece ser a graça para os praticantes desse tipo de esporte.

Futebol alpino extremo

Essa modalidade de futebol foi criada pelos moradores da cidade de Montafon, na Áustria, durante a Copa de 2014. Segundo eles, como eles assistiram aos jogos chatos da maior competição de futebol do mundo, eles resolveram melhorar o esporte.

“Qualquer um pode jogar em campos planos. Em Montafon, jogamos apenas nas encostas mais íngremes que podemos encontrar”, afirmou Alois Gantner, treinador da equipe Supa Burschis.

Um dos motivos para essa modalidade ter sido inventada é a dificuldade de se encontrar terrenos planos e do tamanho de um campo de futebol nos Alpes. E quando esse tipo de terreno existe, ele é usado para outras finalidades e não para o esporte.

Tirando o campo e a altitude, as regras do futebol alpino extremo são as mesmas do tradicional. Contudo, no vídeo em que os futebolistas alpinos estão jogando não é mostrado alguns detalhes, mas que são importantes. Por exemplo, quem pega a bola se ela rolar morro abaixo? E pior, se um dos jogadores rolar morro abaixo quem o ajuda? Tirando essas questões, a nova forma de jogar um esporte tão amado parece ser bem divertida e interessante.

Esporte

Observador

No Brasil, o futebol é considerado o esporte nacional. E muitos podem não saber mas ele tem até um dia nacional, o dia 19 de julho. Essa data foi escolhida, em 1976, por ser o dia de criação do clube mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Club Rio Grande, tradicional clube do Rio Grande do Sul, que iniciou suas atividades em 19 de julho de 1900.

Esse esporte é capaz de juntar classes, nações e gerações e tem vários fatos sobre ele que muitos não sabem e são bastante interessantes. Separamos dez deles aqui.

10 – A primeira Copa do Mundo aconteceu na América do Sul

Em 1930 foi realizada a primeira copa do mundo, sendo sediada pelo Uruguai.  Na ocasião, o país sede acabou levando a melhor e sendo campeão mundial, a despeito da Argentina. Desta forma, o Uruguai foi consagrado o primeiro campeão da copa do mundo.

9 – Só um país disputou todas as Copas

O Brasil é o único país que teve participações em todas as edições de copas do mundo já realizadas. Ao todo somam-se 19 participações. Outro fato interessante envolvendo o Brasil é que a seleção brasileira é a maior campeã do futebol masculino, tendo ganhado 5 vezes o mundial.

8 – Manto da padroeira do Brasil

Em 1958, o Brasil já usava o uniforme na cor amarela, conhecido como a famosa camisa “Canarinho”. No jogo contra a Suécia, as cores dos dois times se repetiram. Ou seja, tanto Brasil quanto Suécia jogavam com o uniforme na cor amarela. Por esse motivo, então, foram criada as camisas azuis. A cor do uniforme foi escolhida em referência à do manto de Nossa Senhora da Aparecida, Padroeira do Brasil.

7 – Bola feita com bexiga de boi

Em 1884, Charles Miller trouxe da Inglaterra a primeira bola a rolar nos campos de futebol brasileiro. A matéria-prima usada era de origem animal. Já em 1958, a bexiga de boi deu lugar à câmara de ar de borracha. Em dias chuvosos os campos acabam ficando cheio de lama e as bolas, ainda feitas de couro, se enchiam de água e acabavam dobrando seu peso.

Só em 1994 que as bolas começaram a ficar mais leves, graças à presença de polímeros. O poliuretano (altamente durável e leve) foi usado como revestimento e, nas camadas internas se empregou o poliestireno. Foi chutando um bola feita com este material que o Brasil conseguiu chegar ao Tetracampeonato.

6 – Os números nas camisas

Em jogos oficiais, a primeira vez que se utilizaram numerações nas camisas dos jogadores de futebol foi no ano de 1933, em uma final da FA CUP entre os times Everton e Manchester City. Este marco histórico na história do futebol mundial aconteceu, mais especificamente, no dia 29 de abril de 1933. Na ocasião, um clube numerou as camisas de 1 a 11 e o outro de 12 a 22.

Já no Brasil, os números começaram um pouco mais tarde, tendo início apenas em 1947. A FIFA demorou um pouco mais a aceitar a novidade em suas regras gerais. A primeira copa do mundo com identificação aconteceu em 1950, com a intenção de que a numeração facilitasse a identificação dos jogadores para os narradores.

5 – Primeiro clube de futebol do Brasil

O primeiro clube de futebol do Brasil foi o São Paulo Athletic Club, criado por colonos ingleses no ano de 1888. Porém, o clube mais antigo e que ainda está em atividade no Brasil até hoje é o Sport Club Rio Grande, fundando em 19 de julho de 1900. Com a intenção de homenagear o clube mais antigo, e que ainda está em atividade, a data de criação do time foi selecionada como Dia Nacional do Futebol.

4 – Maior público já registrado

Nas eliminatórias da copa de 1970, aconteceu um jogo entre Brasil e Paraguai. Os times foram responsáveis pelo maior público já registrado na história de um jogo de futebol, com um público de 183.341 pagantes em uma única partida de futebol no Brasil. O jogo aconteceu em 31 de agosto de 1969, no estádio do Maracanã, localizado no Rio de Janeiro.

3 – A Rainha do Futebol

O jogador Pelé é considerado o Rei do futebol brasileiro. Todavia, as mulheres também merecem um título à altura. A maior jogadora do mundo chama-se Marta Vieira da Silva (Marta), ela foi eleita a melhor jogadora do mundo por 6 vezes, ela e o jogador Lionel Messi são os jogadores com maior número de prêmio de Melhores do Mundo.

2 – Quem ganhou os maiores títulos

O brasileiro Ronaldinho Gaúcho, conhecido como o ”Rei dos Dribles”, é o único jogador da história do futebol a conseguir ser campeão da Copa do Mundo, Liga dos Campeões e Libertadores, além de ser eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Ronaldinho Gaúcho, com 13 anos, conseguiu marcar 23 gols em apenas uma partida, sendo este o momento em que ficou amplamente conhecido.

1 – Pernas tortas

Garrincha, considerado uns dos maiores dribladores de todos os tempos, Ídolo da Seleção Brasileira e do Botafogo e eterno camisa 7, tinha uma coluna deformada, pernas arqueadas e uma perna de 6 cm maior do que a outra.

Fonte: R7 Diário do Estado

Imagens: YouTube, Observador

Banhistas encontram esqueleto humano enquanto nadavam na praia

Artigo anterior

Veja a rotina do adolescente de 14 anos aprovado em medicina e direito

Próximo artigo