Entretenimento

5 filmes de futebol baseados em fatos reais e com participação de craques

0

A maioria das crianças sonha, ou já sonhou, em ser jogador de futebol. Isso porque, além do futebol ser considerado o esporte mais famoso do planeta, a ideia de fazer fama e ganhar fortuna fazendo o que gosta é muito tentadora. Fora que, hoje em dia, os jogadores figuram entres as celebridades.

Outro fato é que, entre todos os esportes praticados no mundo, o futebol com certeza se destaca entre os mais adorados pelas pessoas. Contudo, para estar entre os mais famosos e bem pagos do mundo é preciso ser muito bom de bola.

Quando se chega a esse patamar, mesmo que o jogador já não esteja mais em campo, ele ainda é lembrados por seus feitos e talento incomparável com a bola, se tornando praticamente imortal do futebol.

Fato que, por sua vez, gera um interesse muito grande, e não apenas nos fãs do esporte. Por conta do futebol ser tão popular no mundo todo, ele serve como inspiração para vários filmes e documentários. Essas produções audiovisuais não falam apenas dos times, seleções e campeonatos. Elas também pegam inspirações nos craques do esporte para contar suas histórias.

Para provar que o futebol é muito mais que somente um esporte, listamos cinco exemplos de filmes que usam o esporte e os craques como pano de fundo. Além disso, todos eles são baseados em fatos reais.

1 – Garrincha: Alegria do Povo

O documentário mostra a vida de Mané Garrincha, um dos jogadores mais habilidosos da história do futebol. Garrincha foi responsável por dois títulos do Brasil em Copas do Mundo, de 1958 e 1962. Justamente por ser tão importante para o esporte, essa produção mostra sua trajetória em quase uma hora de duração.


As imagens vistas em “Garrincha: Alegria do Povo” mostram o auge da carreira do jogador com jogos tanto pela Seleção quanto pelo Botafogo. O documentário foi dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, e está disponível no Globoplay.

2 – Diego Maradona

O documentário tem o nome do falecido craque argentino. Maradona foi a maior estrela do futebol do país e claro que merecia um filme sobre sua vida. No documentário, os espectadores veem a história do craque desde o momento em que ele desembarca em Nápoles, na Itália, para então se tornar um dos maiores nomes do clube.

A produção também tem relatos e imagens da época de Maradona na Seleção Argentina, especialmente na Copa do Mundo de 1986, no México. Nesse torneio aconteceu, provavelmente, o maior momento da carreira do craque. Para quem quiser assistir, “Diego Maradona” está disponível no HBO Max.

3 – O Time de 92

O terceiro filme sobre futebol também é um documentário que mostra a trajetória não apenas de um jogador, mas de uma das gerações mais vitoriosas do futebol britânico, com os jovens da equipe do Manchester United de 1992. Os protagonistas do documentário são os jogadores David Beckham, Ryan Giggs, Paul Scholes, Nicky Butt, Phil Neville e Gary Neville, além do técnico Alex Ferguson.

Com o time de 1992, o Manchester United conseguiu alcançar lugares nunca antes vistos na sua história. Na época, o time conquistou a Premier League, a UEFA Champions League e o Mundial de Clubes. Para assistir “O Time de 92” é só entrar na Apple TV ou no YouTube Filmes.

4 – Santo Marcos

O filme conta a história de um dos craques mais icônicos do futebol brasileiro: o goleiro Marcos, que recebeu o apelido de São Marcos. O apelido veio por causa das suas defesas enquanto ele jogava pelo Palmeiras.

Além do time, o craque também atuou na Seleção Brasileira e se consagrou pentacampeão. O documentário “Santo Marcos” retrata a vida do craque, mostrando suas conquistas e seu auge, mas também suas lesões, polêmicas e pontos baixos da carreira. O documentário está disponível no Amazon Prime Video.

5 – Pelé Eterno

Esse documentário foi lançado em 2004 e é um dos mais completos e realmente de verdade a respeito de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ou o maior jogador de futebol de todos os tempos.

O filme foi dirigido por Anibal Massaini Neto e mostra, em detalhes, a carreira de Pelé. Indo desde sua criação humilde até seu auge no Santos e os três títulos mundiais pela Seleção Brasileira. Além disso, “Pelé Eterno” traz imagens raras do rei, como por exemplo, um gol histórico recriado digitalmente para o documentário. Ele está disponível no Globoplay.

Fonte: Canaltech

Imagens: YouTube

A importância da luz solar para a saúde

Matéria anterior

Inteligência artificial faz artes super-realistas a partir de textos e imagens

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos