A Sociedade Esportiva Palmeiras é um clube que tem torcedores por todo o Brasil, tendo sido fundado no dia 26 de agosto de 1914. Se você se considera uma dessas pessoas, será que sabe tudo sobre esse time? Vamos descobrir alguns fatos desconhecidos sobre o Palmeiras!
Mudança do visual
Em 1942, por conta da segunda grande guerra, o governo exigiu a retirada dos símbolos dos países do Eixo, sendo eles a Itália, Alemanha e Japão, contra quem o Brasil havia declarado guerra. Originalmente, o nome do time era Palestra Itália, criada com a empolgação de ítalo-brasileiros depois da presença dos times Torino e Pro Vercelli no Brasil. Mas, como ficou proibido se associar com a Itália, o Palestra Itália virou Palestra de São Paulo.
No mesmo ano, o time decidiu que seria melhor homenagear a Associação Atlética das Palmeiras, extinta em 1930. Esse time ajudou o Palestra a disputar seu primeiro Campeonato Paulista, em 1916.
As cores do Palmeiras
Com a mudança do nome, veio a mudança da estética do time. Como as cores eram inspiradas na bandeira italiana, ou seja, era tricolor, eles tiraram o vermelho, deixando o verde e o branco.
Já o escudo teve o I retirado, que significava Palestra Itália, deixando o P de Palmeiras, uma solução bem fácil para o problema. Incrivelmente, o time conseguiu vencer o primeiro jogo com o novo nome e uniforme, ganhando o título do Campeonato Paulista de 1942 com o placar de 3 a 1 sobre o São Paulo.
Parque Antarctica
Já o Parque Antarctica foi construído em 1902, pela Companhia Antarctica Paulista para proporcionar lazer aos funcionários. Originalmente, ele era usado pelo extinto Germânia, que era alemão. Então, em 1914, o estádio foi apossado pelo governo e repassado ao América, também extinto. Então, ele foi alugado pelo Palmeiras e foi eventualmente comprado em 1920.
Terminou em pizza
Você sabe de onde vem a expressão: termina em pizza? Do Palmeiras! Na década de 60, por conta de uma crise financeira, os conselheiros do Palmeiras passaram 14 horas em uma reunião.
Assim, depois de tanto tempo discutindo, obviamente ficaram com fome , decidiram ir a uma pizzaria e comeram 18 pizzas no total. O jornalista Milton Peruzzi, do jornal A Gazeta Esportiva, escreveu a notícia no dia seguinte Crise do Palmeiras termina em pizza. Daí nasceu a expressão popular.
Recordista
O time também conseguiu entrar no livro Guinness quando o ponta-esquerda Ary Mantovani conseguiu marcar dois gols olímpicos na vitória por 6 a 2 sobre a Santista, no Parque Antarctica, no dia 5 de outubro de 1946. O recorde só foi igualado em 2012, por Paul Owens, do Coleraine, da Irlanda do Norte.
Mascote
Já o porco entrou na história quando, em 1969, o Palmeiras vetou a permissão ao Corinthians para contratação de dois jogadores na substituição de Lidu e Eduardo, vítimas de um acidente automobilístico.
No primeiro clássico entre as equipes após o ocorrido, os corintianos destacaram a “sujeira” do Palmeiras ao soltar um porco no campo antes do jogo. Então, essa provocação durou quase duas décadas, até 1986, quando a torcida adotou o mascote.
Jogadores da seleção
A primeira vez que um time foi convidado para compor a seleção brasileira foi quando convidaram o Palmeiras, incluindo a comissão técnica. O Palmeiras representou o Brasil no amistoso de inauguração do Mineirão, em 1965, com uma vitória de 3 a 0 sobre o Uruguai. Também foi a única vez que um técnico estrangeiro, o argentino Filpo Nuñez, comandou a seleção brasileira.
Assim, ainda sobre a seleção, o Palmeiras é o único time além do São Paulo a ceder jogadores para a seleção em todos os títulos. Foram eles o Mazzola (em 1958); Djalma Santos, Zequinha e Vavá (em 1962); Leão e Baldocchi (em 1970); Zinho e Mazinho (em 1994); e Marcos (em 2002). Coincidentemente, ou não, em 2014, não houve nenhum palmeirense ou são-paulino no time.
Primeiro uniforme estampado
O clube também foi o primeiro a estampar o logotipo do fabricante no uniforme, nesse caso, a Adidas, em 1977. O contrato durou até 1992.
Palmeiras X Palmeiras
Por fim, o Palmeiras teve uma equipe B de 2000 a 2013, assim como os clubes europeus. Dessa forma, na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2005, aconteceu algo jamais visto, os times A e B se enfrentaram. Na ocasião, quem venceu a partida foi a equipe principal por 4 a 0.