Curiosidades

Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo faz doce com 27 metros

0

Comer é um dos melhores prazeres da vida e sobre isso muita gente concorda. Se algumas coisas em pequenas quantidades já são boas, imagine-as gigantescas. É justamente isso que a Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo fez. A comemoração produziu o maior pé de moleque, com 27 metros de comprimento.

O doce gigante foi feito em Piranguinho, Minas Gerais, durante a 15ª edição da festividade, que não ocorria há três anos. A festa aconteceu desde a última sexta-feira e durou até domingo. O maior pé de moleque do mundo foi feito no sábado.

A produção ficou por conta dos produtores das barracas da cidade. Eles conseguiram fazer o doce com três metros a mais do que a última edição da festa. O último pé de moleque da festa teve 24 metros de comprimento.

Maior Pé de Moleque

G1

Depois de pronto, o doce foi medido pelo Rank Brasil e então distribuído para a população que estava presente no local. O público estimado para o sábado foi entre 10 e 15 mil pessoas. Além da distribuição do doce, todos os produtores do maior pé de moleque do mundo ganharam troféus e medalhas da Prefeitura de Piranguinho.

Além do doce, também no sábado durante a festa aconteceu o concurso que elegeu a Rainha, a Primeira Princesa e a Segunda Princesa do Pé de Moleque. A primeira princesa foi Tatiana Aparecida Silva Reginaldo, de 17 anos. Adriany Vitória Ramos de Faria, de 20 anos, foi a 2ª Princesa; e Natani Souza Martins, de 17 anos, a Rainha do Pé de Moleque 2022.

Festa

G1

A Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo em Piranguinho já é tradição, mas por conta da pandemia ela não foi realizada nos últimos três anos. A comemoração voltou esse ano em sua 15ª edição com comidas típicas, shows e apresentações artísticas e a confecção do doce.

O encerramento da festividade aconteceu no domingo com uma missa campal feita pela manhã. Depois dela, teve um encontro de violeiros e um tradicional almoço. Às 14h do domingo, as escolas contaram a história do doce através de um desfile e roda de capoeira.

Além de todas essas atrações, a Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo também teve apresentação da Orquestra Mineira Extremamente Caipira e show da banda Samba Simplicidade.

Maior comida

G1

O que muita gente pode não saber é que no Brasil existem outras festas regionais que também produzem “o maior do mundo” de alguma comida típica, como por exemplo, o arraial Boa Vista Junina, que produz a maior paçoca do mundo, feita à base de carne seca e farinha amarela.

A produção da paçoca levou três dias para ficar pronta. Diferente da paçoca doce, feita de amendoim, essa, típica da cultura indígena, leva outros ingredientes. E para a produção da maior paçoca do mundo foram necessários 700 quilos de carne seca, 400 quilos de farinha amarela, cerca de 40 litros de óleo e 80 quilos de cebola.

O prato foi servido durante a última noite do arraial Boa Vista Junina 2022. Assim, a prefeitura da cidade quis bater o recorde de 2019, e ultrapassar os 1.050 quilos de paçoca daquele ano.

Quem ficou encarregado da produção da paçoca esse ano foi a empresa Tia Nega, que foi contratada pela prefeitura da cidade por 60 mil reais. A empresa tinha feito a paçoca em sua primeira edição, em 2015. Nesse ano, meia tonelada foi servida ao público do arraial.

A produção desse prato dura três dias porque a carne que se usa é desossada e levada ao sol para fazer o processo de secagem. Depois que a carne está seca, ela é frita, e depois é triturada com a farinha em uma máquina.

Claro que para produzir a maior paçoca do mundo é preciso várias pessoas. Ao todo, foram 12 profissionais participando do processo esse ano. Quem comandou os profissionais foi o chefe de cozinha Daniel Mangabeira, da empresa Tia Nega.

A história dessa maior paçoca do mundo começou em 2015. Nesse ano, a prefeitura de Boa Vista decidiu servir gratuitamente ao público do arraial porções desse prato típico. No ano, foram distribuídos 500 quilos de paçoca para 20 mil pessoas.

Nos anos seguintes, os recordes de quantidade foram batidos. A última paçoca foi servida em 2019. Nesse ano, ela chegou aos 1.050 quilos. Assim como a Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo em Piranguino, o arraial também foi interrompido por conta da pandemia. Agora, com a volta da festa, a paçoca  retornou para bater o recorde da sua anterior.

Fonte: G1
Imagens: G1

Cientistas desenvolvem remédio capaz de combater 300 tipos de bactérias

Artigo anterior

Mais chaves PIX do que brasileiros. Cadastros são dobro da população

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido