Ciência e Tecnologia

Foguete de Elon Musk se chocará com a Lua

foguete
0

Um alerta foi aceso entre as companhias que monitoram os astros espaciais. Isso porque o foguete Falcon 9, lançado há quase sete anos pela empresa de exploração espacial SpaceX, do bilionário Elon Musk, está prestes a colidir com a Lua. Mas não para por aí, já que, ao tocar o solo lunar, o foguete vai explodir. A colisão está prevista para acontecer em 4 de março.

O foguete foi lançado em 2015, mas ficou sem combustível suficiente para retornar à Terra. Depois de completar a missão a que foi destinado, que era a de enviar um satélite meteorológico espacial em uma jornada de mais de um milhão de quilômetros, o Falcon 9 foi abandonado em órbita devido à falta de combustível.

Desde então, o foguete é puxado por diferentes forças gravitacionais da Terra, da Lua e do Sol. Para o professor McDowell, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, com sede nos Estados Unidos, o foguete está “morto” e apenas seguindo as leis da gravidade.

SpaceX

O foguete abandonado

O Falcon 9 fazia parte do programa de exploração espacial da empresa pertencente a Elon Musk, a SpaceX. O objetivo declarado de Musk com a empresa espacial é levar humanos para viver em outros planetas. No entanto, por um erro de cálculo ou por um imprevisto, o Falcon 9 ficou sem combustível e, consequentemente, “morreu”. Ou seja, ele passou a vagar de um canto a outro, sem direção.

Depois de ter sido deixado vagando no espaço, o Falcon 9 se juntou a milhões de outras peças de lixo espacial. Para terem sido descartadas, essas máquinas tiveram o mesmo fim que o foguete que vai se chocar com a Lua: as missões foram cumpridas e não houve energia suficiente para retornar à Terra. 

“Ao longo das décadas, houve talvez 50 objetos grandes dos quais perdemos totalmente o controle. Isso pode ter acontecido várias vezes antes, apenas não percebemos. Este seria o primeiro caso confirmado”, diz o professor McDowell.

O impacto na Lua

É difícil prever exatamente quais efeitos serão sentidos pela Lua e também pela Terra com a colisão, e consequentemente com a explosão do foguete. No entanto, os cientistas preveem que o impacto deve criar uma pequena cratera artificial na superfície da Lua. 

Nasa

“Ele é basicamente um tanque de metal vazio de quatro toneladas, com um motor de foguete na parte de trás. Então, se você imaginar jogar isso em uma pedra a 5 mil milhas por hora (8 mil km por hora), não vai ser um acontecimento feliz”, diz o professor McDowell.

Apesar disso, os cálculos já realizados indicam que a colisão não resultará em danos que poderão ser sentidos por nós. Mesmo assim, a superfície lunar deverá ser estudada após a explosão para observar com cautela os resultados da situação.

Gabriel Medina e Yasmin Brunet se separam; veja as polêmicas do casamento

Artigo anterior

Quem é Casimiro? O streamer que é sensação da internet

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido