Curiosidades

NASA e SpaceX enviam quatro astronautas ao espaço

0

Com 24 horas de atraso por conta do clima ameaçador, o foguete Falcon 9 colocou em órbita nesta sexta-feira, 23/04, quatro astronautas – Shane Kimbrough, Megan McArthur, Thomas Pesquet e Akihiko Hoshide. O lançamento dos veteranos proporcionou um show espetacular na costa da Flórida, nos Estados Unidos. A viagem, que durou exatamente um dia, foi patrocinada pela SpaceX, empresa americana de serviços de transporte espacial fundada pelo multimilionário Elon Musk.

“É muito intenso”, disse ao observar o foguete Falcon 9 decolar com astronautas. “É extremamente intenso assistir tudo isso. Eu não consegui dormir direito até agora. Mas, felizmente, temos uma ótima equipe. Estou muito, muito orgulhoso do incrível trabalho que essa realizamos em parceria com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA). É difícil acreditar que estamos aqui fazendo isso. Francamente, parece um sonho”.

A viagem do foguete Falcon 9

De acordo com uma reportagem publicada pela CBS News, o lançamento do Falcon 9 ocorreu sem problemas. A atracação na estação espacial, ou seja, no destino final, também ocorreu sem problemas – e dentro do horário previsto, às 5h10 de sábado, 24/04. “Olá, Terra! É ótimo estar de volta ao espaço”, disse McArthur em um vídeo downlink realizado fora da órbita terrestre. “A viagem foi incrível, o passeio foi suave, não poderia ter sido melhor. Esperamos que vocês tenham gostado do show”.

No final do dia, enquanto os astronautas se preparavam para dormir, Sarah Gilles, responsável pela comunicação com os profissionais, entrou em contato com a tripulação para avisar sobre uma possível colisão entre a cápsula com destroços espaciais. Como medida preventiva, Gilles pediu que os astronautas colocassem os trajes.

Os astronautas seguiram a instrução prontamente. Felizmente, os destroços passaram pela cápsula sem ocasionar nenhum incidente. Desde que a NASA deixou de utilizar de forma exclusiva a espaçonave russa Soyuz, este é o terceiro lançamento do foguete Falcon 9. A cápsula foi lançada pela primeira vez em maio do ano passado, levando a bordo Douglas Hurley e Robert Behnken. O segundo lançamento foi feito em novembro.

Melhorias

Segundo informou a reportagem da CBS News, o primeiro lançamento do foguete Falcon 9 foi realizado para que a equipe técnica pudesse realizar posteriormente algumas melhorias. A cápsula lançada, após o retorno, foi reforçada para suportar quaisquer influências externas. Nesse ínterim, o sistema da espaçonave também foi atualizado, novos paraquedas foram instalados e um novo escudo térmico foi anexado. Os rápidos reparos mostram como é possível realizar novos lançamentos sem investir grandes quantidades de dinheiro.

“Isso é realmente importante. Um foguete reutilizável é uma revolução em meio a corrida espacial”, revelou Musk. “Isso é realmente o que precisamos. Se continuarmos assim, a tendência é reduzir cada vez mais os custos”. “Fundamos a SpaceX há duas décadas, e só agora sinto que a reutilização total de um foguete espacial pode ser viável. Eu não tinha certeza quando começamos a investir no setor, mas tenho agor”.

Embora o Falcon 9 tenha sido reutilizado em três lançamentos, a base do foguete, liberada durante o segundo estágio da viagem, não foi recuperada. A equipe técnica da SpaceX atualmente trabalha para criar uma base que possa ser aproveitada após os lançamentos. A empresa acredita que a tecnologia esteja pronta nos próximos anos. “O futuro é promissor”, declarou Musk. “Acho que estamos no início de uma nova era”.

Os veteranos, assim que atracaram, foram recebidos pelos astronautas Shannon Walker, Michael Hopkins, Victor Glover, Soichi Noguchi, Oleg Novitskiy, Pyotr Dubrov e Mark Vande Hei. Agora, a estação espacial conta com, ao todo, sete astronautas. A equipe deve retornar à Terra em meados de outubro, após executarem uma série de projetos espaciais que foram propostos pela NASA e a SpaceX.

Empresas investem mais na fabricação de robôs hiper-realistas durante a pandemia

Matéria anterior

7 dicas para manter a saúde mental na pandemia

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.