Entretenimento

Folclore brasileiro: dois dos personagens mais assustadores

Papa-figo folclore brasileiro
0

Algumas pessoas dizem que o folclore de outras culturas são muito mais assustadoras e até sombrias do que as brasileiras. Isso porque supostamente nosso país teria personagens infantis. Contudo, não é uma verdade.

Existem lendas do folclore que assustam crianças há gerações e gerações. São muitos os personagens que fazem parte do imaginário brasileiro, variando de região para região, mas com uma coisa em comum: são aterrorizantes! 

Papa-figo

Papa-figo folclore brasileiro

Reprodução/Escola Educação

Começando pelo famoso Papa-figo, esse personagem também é conhecido como o Homem do Saco e tem uma história compartilhada por todo o Brasil, com foco no Nordeste. Segundo relatos, há algumas informações verídicas nessa lenda, o que faz com que seja ainda mais assustadora.

Para educar seus filhos, os pais costumam contar essa história do folclore brasileiro com o ensinamento final de ser obediente aos pais e de ter extremo cuidado com estranhos.

A lenda está ligada ao desaparecimento de crianças na região de Recife, Paraíba e Bahia, o que explica a popularidade por lá. Mas, ela nasceu especificamente em Recife, no ano de 1886, com Pedro Luís, filho de um senhor da alta sociedade pernambucana. Ele era muito pálido desde criança e, com várias visitas de médicos, descobriram que ele tinha uma doença rara, sem tratamento e sem cura.

Como Pedro era de uma família de classe alta, ele tinha vários escravos, entre eles o José, que havia estudado e se tornado feiticeiro. Sabendo da condição médica de Pedro, José pensou que poderia ter algum benefício com essa história.

A mentira de José

Assim, para ter maior liberdade ou ser liberto totalmente, ele afirmou conhecer a cura. Segundo ele, Pedro teria que comer o fígado de uma criança. Isso porque o fígado teria propriedades benéficas e um fígado infantil seria mais limpo.

Para conquistar sua liberdade, José se candidatou para a busca dos fígados, mas Pedro sabia que teria que ser um homem branco, já que José chamaria atenção demais. Depois de muita procura, José conheceu um português chamado Joaquim, que tinha uma boa aparência mas um coração terrível. 

Joaquim saiu em busca de crianças nas ruas, oferecendo doces somente às crianças que ele julgava desobediente e desatenta, porque essas ficavam longe dos pais. O problema é que José havia mentido e os fígados não eram a cura, então a doença de Pedro avançava cada vez mais. Pedro Luís dispensou seus criados e ele mesmo foi atrás dos fígados.

Segundo a lenda do folclore brasileiro, ele era velho, corcunda, barbudo e carregava um saco gigante nas costas. Algumas versões ainda contam que ele possuía dentes de vampiro e garras na mão. Outras versões dizem que ele seria um lobisomem.

Saci Pererê

Imagem: Reprodução

Já Saci pererê é uma lenda do folclore brasileiro muito amada por crianças. O que muitos não sabem é que essa história possui partes macabras que passam despercebidas. A lenda diz que Saci amaldiçoa ovos de galinhas, impedindo-os de chocar, solta os animais da fazenda e causa uma baita confusão que leva todos ao prejuízo e à brigas. Além disso, ele causa tamanha confusão mental que pode levar alguém à loucura. 

Além de desaparecer e ficar invisível, o Saci ainda pode se transformar em outros personagens como a ave Matita Perê, que tem uma terrível canção misteriosa. Para escapar dele, é necessário cruzar uma corrente de água, já que ele não se atreve a atravessá-la. Outra forma é fazer vários nós em cordas, porque ele é obrigado a parar e desfazer os nós. 

A lenda também diz que se o Saci for capturado, ele pode ser persuadido a entrar em um frasco de vidro escuro, onde ele pode ser preso por uma rolha marcada com uma cruz. Ao roubar seu gorro, ele também é subjugado.

No entanto, dependendo do tratamento que ele recebe, o Saci sempre consegue recuperar sua liberdade. Ele até se torna um amigo e guardião se o tratamento for bom. Contudo, vira um inimigo terrível se não for o caso. Há muitas variações dessas lendas, mas o que sabemos é que elas ainda são assustadoras.

7 maiores polêmicas dos famosos em 2021

Matéria anterior

7 atletas que se aposentaram por problemas de saúde

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos