Entretenimento

Fora do SBT, Chaves vira fenômeno no YouTube

Chaves
0

O seriado Chaves ficou muito famoso no Brasil após ser exibido pelo SBT. No entanto, o programa deixou a emissora após ser proibido de ser vinculado por plataformas de streaming e na televisão.

A razão para o programa sair do ar é uma desavença entre a empresa mexicana Televisa e o Grupo Chespirito. Como Chaves e Chapolin foram gravados pela Televisa no passado, a rede manteve os direitos sobre as fitas dos episódios antigos. Em troca disso, a rede mexicana pagava um valor para o Grupo Chespirito, já que eles são administradores do espólio de Bolaños e titular dos direitos intelectuais, como personagens e roteiros dos capítulos.

Até julho de 2020, a Televisa distribuía as fitas antigas para os canais espalhados pelo mundo. No Brasil, os episódios de 2018 a 2020 foram mostrados no Multishow, do grupo Globo. Além disso, o SBT e a Amazon também tinham os direitos. 

No entanto, na negociação, o Grupo Chespirito não conseguiu chegar a um acordo com a Televisa e, por causa disso, os episódios de Chaves foram proibidos de serem exibidos nas emissoras de todo o mundo e nas plataformas de streaming.

Exibição de Chaves no YouTube

Foto: Divulgação/ G1

Apesar da proibição, canais no YouTube decidiram usar gravações exibidas de SBT ou Multishow e estão bombando com milhões de visualizações. Um levantamento feito pelo site “Notícias da TV”, mostrou alguns números alcançados com os vídeos de Chaves e os resultados foram impressionantes.

A pesquisa feita no YouTube apontou que um dos primeiros vídeos que aparece é “Maratona Chaves em HD, mais de 4 horas de alegria”, que acumulava mais de dois milhões de visualizações em menos de um ano de publicação.

Além disso, um compilado com episódios do programa disponível há um mês com nome “Chaves, compilação de 1 hora e 10 minutos em alta qualidade”, acumula mais de 800 mil visualizações.

Por que Jaiminho, do Chaves, ganhou estátua no México

Foto: Reprodução/ Aventuras na História

Outra curiosidade envolvendo a série Chaves é que Jaiminho ganhou uma estátua no México. O personagem não era um residente do local, mas frequentemente participava das dinâmicas da produção.

Jaiminho carteiro arrancava gargalhadas ao visitar o local com as correspondências de Dona Florinda, do Seu Madruga e da Dona Clotilde, adultos que alugavam casas na vila. No local, ele também interagia com as crianças e protagonizava situações esporádicas com Chaves. 

Além disso, ele ficou popular pelo hábito de fugir do trabalho para “evitar a fadiga” e por contar histórias sobre o município de Tangamandápio, que na dublagem fica parecendo um lugar ficcional, mas que realmente existe no México.

Na cidade, o personagem interpretado por Raúl Padilla se tornou um marco da cultura popular local.

Homenagem

Foto: Reprodução/ Aventuras na História

O personagem de Chaves foi eternizado nos registros audiovisuais do seriado e homenageado com uma estátua, em tamanho real, inaugurada em grande evento.

No dia 25 de julho de 2012, a cerimônia contou com o prefeito da cidade da época, Juan Campos González. Na ocasião, foi revelada uma estátua de bronze com 1,70m de altura com o personagem no centro da cidade, contando com o uniforme do personagem e até mesmo a clássica bolsa de carteiro.

Foto: Reprodução/ Aventuras na História

A estátua também conta com uma mensagem em espanhol no pedestal: “Em memória de Jaiminho, o carteiro, a quem o povo de Tangamandápio presta homenagem por ter feito nossa cidade ser conhecida em nível internacional”.

De acordo com matéria do site Aventuras na História, o monumento foi custeado por 2 milhões de pesos mexicanos, avaliados em aproximadamente R$ 360 mil. Padilla não viu a obra, já que faleceu aos 75 anos em 1994, 18 anos antes da inauguração.

Fonte: TV Foco, Aventuras na História

Após mais de 40 anos de proibições, mulheres assistem a jogo da 1ª divisão no Irã

Artigo anterior

A última refeição de um detento no corredor da morte

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido