A Família Real Britânica está entre as mais comentadas, populares e importantes do mundo. Ela ocupa o topo das famílias reais mais famosas de todos os países e possui ainda os bens mais preciosos, como terras, castelos e até mesmo leis, que só se aplicam a eles. Com relação à sua fortuna, era de se esperar que a finada rainha Elizabeth II tivesse um patrimônio maior, no entanto, o atual rei da Inglaterra, Charles III tem quase o dobro que sua mãe.
Quem deu essa informação foi o jornal inglês Sunday Times. A fortuna da finada rainha chega aos 600 milhões de libras, aproximadamente 3,6 bilhões de reais. Contudo, de acordo com o Sunday Times Rich List, Elizabeth II detinha cerca de 370 milhões de libras.
Fortuna
A fortuna do rei Charles III seria maior do que a de Elizabeth II porque, ainda de acordo com o jornal, além de ter herdado o patrimônio de sua mãe, Charles tem uma poupança pessoal bastante grande. Ela foi enriquecida pelos lucros do Ducado de Cornualha, especialmente depois do divórcio milionário dele e de Lady Di na década de 1990.
Para se ter uma ideia do quão rico o atual rei da Inglaterra é, ele tem uma fortuna maior do que estrelas como David e Victoria Beckham e Sir Elton John. Mesmo assim, Charles não figura na lista de pessoas mais ricas do país de acordo com a lista do Sunday Times. Quem está no topo dela são os indianos Sri e Gopi Hinduja, com seu patrimônio de aproximadamente 28 bilhões de libras.
Rei Charles III
Como dito, praticamente tudo que a família real britânica faz se torna notícia e chama atenção do mundo todo. Um claro exemplo disso aconteceu ano passado quando o rei Charles III assinou sua proclamação. Na ocasião, os dedos do proclamado rei foram o assunto mais comentado.
“Só pra registrar que eu perdi o controle da minha vida. 1:23 da manhã e eu pesquisando por que o Charles tem dedos de salsicha”, escreveu uma internauta no Twitter. Outra disse: “Não sei mais olhar a foto do Rei Charles sem olhar os dedos dele”.
De acordo com o reumatologista Fábio Jennings, coordenador da comissão de mídias da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) e assistente da disciplina de reumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o ponto levantado pelas pessoas da internet sobre os “dedos de salsicha” faz sentido.
“Dedos de salsicha é o nome do sinal clínico que se dá o que tecnicamente é dactilite, ou seja, inflamação dos dedos das mãos que atinge tendões e articulações”, explicou o especialista.
Segundo ele, o tratamento e a cura para esse tipo de condição depende do diagnóstico. “Uma das causas mais comuns é a artrite psoriásica, que acompanha a psoríase, uma doença autoimune. Nesses casos, tem que tratar a doença. E, daí, há melhora, sim”, disse ele.
“Quando é a mão toda que fica inchada, chama-se ‘puffy hands’ ou ‘mão em pão’. Daí, pensamos também em artrite reumatoide, gota, esclerodermia ou esclerose sistêmica”, continuou.
Contudo, o especialista reforça que essas doenças são somente hipóteses que foram levantadas se baseando nas fotos do rei Charles. Para que seja feito um diagnóstico é preciso uma avaliação clínica e exames.
Oficialmente, nem Charles III nem o Palácio de Buckingham falaram sobre o assunto ou a respeito de um possível problema de saúde que fizesse com que os dedos do atual rei ficassem inchados.
Além dessas possibilidades, a médica Lícia Mota, reumatologista que faz parte comissão científica da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), também citou outras quatro doenças que têm como sintoma o inchaço das mãos. São elas: psoríase (doença inflamatória crônica da pele); artrite reumatoide (inflamação nas articulações); gota (uma forma de atrite caracterizada por dor forte, inchaço e vermelhidão nas juntas); e esclerodermia (doença autoimune que causa enrijecimento e estiramento de pele e tecidos).
Fonte: Metrópoles, G1