Curiosidades

Assim serão as notas com o rosto do rei Charles III

0

O ano de 2022 foi cheio de surpresas e acontecimentos realmente inesperados. Diversas coisas marcaram esse período e algumas delas ficarão eternizadas, como o início da Guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o resultado da Copa do Mundo FIFA e, é claro, a morte da Rainha Elizabeth II. Após a morte da matriarca inglesa, quem assume o trono é seu filho mais velho e sucessor natural, Charles III.

A rainha morreu aos 96 anos no dia 8 de setembro de 2022 no Palácio Balmoral. Felizmente, a líder da Família Real Britânica ficou a frente do trono por 70 anos, no qual fez história com seu governo, sendo amada pela maioria esmagadora dos cidadãos britânicos. A morte que pegou todos de surpresa ganhou as páginas dos principais jornais do mundo.

Após as lamentações, todos estavam preocupados com o futuro do trono e como seria a transição de Charles III para o trono. O que aconteceria com a Coroa agora que ele assumiria o cargo mais alto da família. As mudanças em questão começaram e a primeira foi revelada: a moeda britânica com o rosto do novo rei foi revelada.

As notas com o rosto de Charles III

O Banco da Inglaterra revelou no último dia 20 de dezembro as novas notas bancárias com o rosto do rei Charles III. A previsão é de que as cédulas entrem em circulação no Reino Unido em meados de 2024. O perfil da Família Real foi quem divulgou as imagens no Instagram.

De acordo com o post feito, apesar de o rosto do monarca estampar as moedas desde o século 8, as mudanças nas cédulas são, de fato, uma invenção recente. Conforme as informações reais, o soberano só começou a ser representado nas notas bancárias em 1960. Isso quer dizer que Charles III é o segundo monarca, e primeiro rei, a aparecer assim nas cédulas.

Quem é Charles III

Charles assumirá o cargo de rei, sendo assim o monarca mais velho a ser coroado na história britânica, aos 73 anos. Ele nasceu no dia 14 de novembro de 1948, sendo então o primeiro filho de Elizabeth e Philip, e automaticamente o herdeiro do trono.

Ao completar 9 anos, Charles foi nomeado o príncipe de Gales e conde de Chester por sua mãe diante do Parlamento. Entre tantos poderes dados a ele, ao se tornar soberano, Charles tinha a opção de escolher qualquer nome para o seu reinado. Sua “identidade” seria de sua escolha, de fato. Então ele optou por ser chamado de rei Charles III.

Primeiro discurso de Natal feito pelo rei

O rei Charles III fez o seu primeiro discurso de Natal no último dia 25 de dezembro. O discurso marcou a primeira vez que ele falou à nação como Rei após a morte de sua mãe. Na ocasião, Charles fez alusão à crise econômica na Inglaterra e das dificuldades por eles diante da guerra na Europa.

Isso porque a economia do Reino Unido encolheu 0,3% em 2022, quando comparado com o ano passado. Desde 2020, essa é a primeira vez que o PIB britânico cai.

“Gostaria de homenagear particularmente todas aquelas pessoas especialmente gentis que tão generosamente doam alimentos ou o bem mais precioso de todos – seu tempo – para apoiar aqueles ao seu redor em maior necessidade”, disse o rei.

Além disso, ele fez uma menção à “dedicação altruísta” do Exército britânico e todos os profissionais que os mantêm seguros, como o serviço de emergência.

“O Natal é uma época particularmente comovente para todos nós que perdemos entes queridos. Sentimos sua ausência em cada tradição familiar”, finalizou.

Fontes: CNN Brasil; G1

Chef famoso causa polêmica na festa da vitória argentina; entenda quem pode tocar a Taça

Artigo anterior

Mbappé causou polêmica ao falar do futebol sul-americano

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido