Curiosidades

Fóssil impressionante de um dinossauro sentado em cima de uma ninhada é descoberto

0

Os dinossauros são um tópico que atiça a curiosidade de todos. Eles são praticamente dragões sem as asas e que realmente existiram. E todo o universo que os circunda parece ser misterioso e cabível de exploração. Talvez, por isso, existam tantas pessoas estudando para descobrir coisas diversas. Desde como eles andavam, até sua reprodução ou tipo de pele.

As suposições são de que eles apareceram na Terra há, pelo menos 223 milhões de anos, e foram os dominantes do planeta por mais de 167 milhões de anos em toda a era dos dinossauros.

As perguntas que são levantadas sobre esses animais são respondidas com os ossos fossilizados que são encontrados. Como por exemplo, esse fóssil que uma equipe internacional de cientistas anunciou. Eles encontraram um ninho fossilizado na China. O ninho preservou, pelo menos, oito dinossauros separados de 70 milhões de anos atrás.

Fóssil

Fossil1, Fatos Desconhecidos

O ninho é de um oviraptor adulto de tamanho médio. Isso é sabido porque o pai desses filhotes é uma parte do fóssil encontrado. O esqueleto do terópode, parecido com um avestruz, está em uma posição agachado sobre as duas dúzias de ovos. Pelo menos, sete desses ovos estavam perto de eclodir e ainda tem os embriões dentro.

Essa descoberta é totalmente sem precedentes. Por isso ela dá a primeira evidência de os dinossauros eram pais taciturnos, ou seja, pondo ovos e os incubando por um longo período de tempo.

“Esse tipo de descoberta, em essência, comportamento fossilizado é a mais rara das raras nos dinossauros. Embora alguns oviraptorídeos adultos tenham sido encontrados em ninhos de seus ovos antes, nenhum embrião foi encontrado dentro desses ovos”, disse o paleontólogo Matt Lamanna, do Carnegie Museum of Natural History (CMNH).

Dinossauro

Fossil2, Fatos Desconhecidos

Desde a década de 1980, vários ninhos de dinossauro com ovos fossilizados foram descobertos. E alguns raros até foram encontrados com o esqueleto do pai sentado em cima.

Contudo, imaginar o comportamento dos dinossauros através desses fósseis é uma coisa problemática. Isso porque, por mais que pareça que os pais do oviraptor estão chocando seus ninhos, é possível que eles tenham morrido enquanto colocavam ou guardavam os ovos. E não necessariamente estivessem os incubando. Esse comportamento é mais parecido com o que os crocodilos atuais tem com seus ninhos, ou até mesmo os pássaros.

Esse fóssil foi encontrado na Formação Nanxiong de Ganzhou, que fica no sul da China. Essa é uma região conhecida por ter a maior coleção do mundo de ovos de dinossauro fossilizados. Mesmo assim, a descoberta foi diferente de tudo já encontrado  antes pelos cientistas.

A relação entre o pai dinossauro e o embrião nunca foi tão próxima. E, em pelo menos, sete ovos o material embrionário foi encontrado exposto. Incluindo ossos ossificados em formas identificáveis.

Observações

Fossil3, Fatos Desconhecidos

Além disso, um dos ovos pode realmente ter um esqueleto completo. Tendo as vértebras, costelas dorsais, um úmero, ilia e fêmur e uma tíbia disposta em uma posição enrolada.

“No novo espécime, os bebês estavam quase prontos para eclodir, o que nos diz, sem sombra de dúvida, que esse oviraptorídeo cuidava do ninho há bastante tempo. Este dinossauro foi um pai carinhoso que no final das contas deu sua vida enquanto criava seus filhotes”, explicou Lamanna.

Um fato curioso é que nem todos os embriões estavam nos mesmos estágios de desenvolvimento. O que sugere que a ninhada pode ter eclodido em momentos diferentes. Essa característica era pensada que só apareceria nos pássaros bem mais tarde.

“É extraordinário pensar quanta informação biológica é capturada apenas neste único fóssil. Vamos aprender com este espécime por muitos anos”, concluiu o paleontólogo Xing Xu, do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados de Pequim.

Relatório surpreendente descobre que 110 mil pessoas foram contaminadas por testes nucleares franceses

Matéria anterior

Empresa lança proteína de frango para beber

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos