Curiosidades

Fóssil sugere a existência de um ‘mini’ tiranossauro

0

Sempre que o assunto é dinossauros, vários fatores entram em pauta, especialmente por conta da curiosidade dos cientistas para saber sobre esses animais. Dentre todos, o tiranossauro rex talvez seja o mais famoso, querido e estudado da história. Não por menos ele se tornou um verdadeiro ícone da cultura pop.

Exemplos de filmes onde o tiranossauro brilhou não faltam. Como por exemplo, em suas lutas contra o King Kong, no clássico Jurassic Park e em suas continuações, entre outros. Na vida real, esse dinossauro reinou a América do Norte no fim do período cretáceo. O tiranossauro rex era realmente um predador bastante poderoso e que tinha a mordida mais forte entre os répteis gigantes.

Além disso, o rex também era conhecido por ser o único da família dos tiranossauros. Contudo, essa percepção está sendo mais questionada pelos cientistas com o passar do tempo. Tanto que, um estudo de 2022 disse que ele tinha primos.

Agora, um mais recente mostrou que existe uma possibilidade de ter existido uma espécie “mini” de tiranossauro que era chamada Nanotyrannus lancensis.

Mini tiranossauro

Olhar digital

Os fósseis desse animal foram descobertos por paleontólogos desde a década de 1940. No entanto, alguns deles tinham um tamanho bem menor em comparação com a ossada adulta.

Por conta disso, os pesquisadores se dividiram em dois grupos: os que acreditavam que os fragmentos encontrados eram de uma nova espécie, e nos que acreditavam que os fósseis eram de tiranossauros rex jovens que morreram antes de se tornarem adultos.

Até o momento, o segundo grupo tinha mais força. Tanto que, em 2020, um grande estudo feito pela Universidade Estadual de Oklahoma chegou a uma conclusão a favor dessa hipótese de que os fósseis eram de tiranossauros rex adolescentes.

Contudo, um novo fóssil veio para mudar essa percepção. Em artigo publicado recentemente por cientistas da Universidade de Bath e da Universidade de Chicago, eles afirmaram que chegaram a uma conclusão diferente dessa.

Para isso, eles mediram os anéis de crescimento dos ossos das pernas dos tiranossauros pequenos e com isso descobriram que eles estava ficando bem mais perto um do outro. Isso é um indicativo que o dinossauro não tinha mais para onde crescer, ou seja, já era um adulto e menor que o tiranossauro rex normal.

Além disso, os pesquisadores identificaram mais de 150 características que pareciam diferenciar as espécies. Além do tamanho deles, o Nanotyrannus tinha a tendência de ter focinho mais estreito, dentes mais lisos, pernas mais longas e braços maiores.

Interesse

Daily item

Não são apenas cientistas e pesquisadores que têm essa curiosidade. Muitas pessoas são amantes de dinossauros e sempre quiseram ter um crânio de tiranossauro rex em casa. A boa notícia é que agora elas podem ter, ou pelo menos uma pessoa, no caso.

Isso porque um crânio de tiranossauro está sendo leiloado, e quem quiser ser o dono dele terá que desembolsar entre 15 e 20 milhões de dólares, cerca de 77,9 a 103,9 milhões de reais. Essa é a quantia estabelecida pela casa de leilão Sothebys, que leiloará o objeto em dezembro.

Esse crânio chamado Maximus tem cerca de 2 metros de altura e pesa mais de 90 quilos. O fóssil está extremamente bem conservado e tem até os ossos pequenos e mais delicados, como por exemplo, os dentes da mandíbula. Contudo, diferente do crânio, o resto do corpo desse tiranossauro foi desgastado pela erosão.

“Sem o trabalho de paleontólogos de campo experientes que coletaram e preservaram cuidadosamente este crânio, ele pode ter se desgastado e perdido para a ciência para sempre”, disse Henry Galiano, consultor da casa de leilão.

O tiranossauro rex foi encontrado na formação Hell Creek, no estado da Dakota do Sul, nos Estados Unidos. Essa região é bastante conhecida por ser um lugar onde mais se tem descobertas a respeito de tiranossauros no mundo. Nesse lugar também podem ser encontradas outras espécies do período Cretáceo, que acabou 66 milhões de anos atrás. Seu fim se deu com a extinção dos dinossauros, como o triceratops, edmontosaurus e ankylosaurus.

Mesmo que pareça estranho, Maximus não vai ser o primeiro tiranossauro do sítio arqueológico de Hell Creek a ser leiloado. Vários exemplares dessa espécie já foram a leilão. Um deles, por exemplo, foi Stan, o esqueleto de dinossauro mais completo do mundo.

Esse esqueleto foi leiloado em 2020 e foi vendido por 31,8 milhões de dólares, aproximadamente 165 milhões de reais. Por conta disso, ele se tornou o fóssil de dinossauro mais caro de todos os tempos.

Um outro fóssil que foi leiloado foi Sue. Em 1997, seu esqueleto, que estava quase completo, foi comprado por 8,3 milhões de dólares, cerca de 15,4 milhões de reais.

No dia 20 de novembro acontecerá o leilão de outro T-Rex, Shen, em Hong Kong. Na ocasião é esperado que os lances cheguem até 25 milhões de dólares, cerca de 129,9 milhões de reais.

O crânio Maximus irá a leilão no dia nove de dezembro em Nova York. Ele será o primeiro leilão desse tipo a ser aberto ao público.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital,  Daily item

Google Chorme: bloqueio de cookies começa nessa quinta-feira

Artigo anterior

Cuidado, você pode ter sua conta banida no Xbox ao jogar Baldur’s Gate III

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido