CuriosidadesMundo Animal

Foto surpreendente mostra peixe preso em água-viva translúcida

0

cadeia alimentar é aquela sequência unidirecional, de matéria e energia, que é trocada entre os seres vivos pela alimentação. O que faz com que cada organismo dependa do outro para sobreviver nos mais diversos ecossistemas. É da cadeia alimentar que os seres vivos tiram sua energia e nutrientes e ela vai se diluindo a cada transferência.

Praticamente todos nós sabemos que ela existe, mas quase nunca vemos ela “em ação”. No entanto, essa água-viva morta que apareceu recentemente em uma praia no Reino Unido mostrou para todos a cadeia alimentar acontecendo. Ela tinha dentro a sua última refeição: um peixe inteiro. Era possível ver o peixe porque a água-viva era translúcida.

A água-viva de bússola, Chrysaora hysoscella, se chamada assim por conta das suas marcas marrons no formato de V que se parecem com as linhas de uma bússola. E o peixe que ela tinha comido ainda não foi identificado.

Foto

Quem viu essa água-viva foi o fotógrafo loca Ian Watkin. Ele viu essa bolha bizarra enquanto fazia sua caminhada matinal com seu cachorro perto de Padstow, na Cornualha. Watkin avistou essa água-viva no dia quaro de agosto.

“Não é algo que você vê todo dia”, disse ele.

Normalmente, os peixes jovens procuram abrigo dentro dos tentáculos das águas-vivas. Contudo, nesse caso, o protetor desse peixe acabou se tornando seu predador.

Os especialistas acreditam que ele foi picado até a morte pela água-viva. Então, estômago rudimentar do ser vivo digeriria o peixe lentamente. Isso se a água-viva não tivesse sido levada até a costa e morrido.

“Frequentemente, as águas-vivas são usadas como viveiros por peixes juvenis enquanto se escondem entre seus tentáculos para proteção contra predadores. Infelizmente, este parece ter sido picado e se tornou o almoço da bússola”, disse o  Cornwall Wildlife Trust.

Água-viva

Essas águas-vivas bússola crescem até aproximadamente 30 centímetros de diâmetro. E geralmente se vê nas águas do Reino Unido entre maio e outubro. Elas se alimentam de pequenos peixes e caranguejos e também de outras águas-vivas. A picada dessa água-viva pode ser muito dolorosa, mas não é letal para os humanos.

A foto impressionante que Watkin conseguiu tirar foi um acaso. Se tirou a foto durante a Semana Marinha Nacional. Ela é uma iniciativa do Wildlife Trusts, que é um grupo de conservação do Reino Unido, para destacar a vida marinha única que existe em volta da costa britânica.

Fatia de bolo do casamento de Lady Di é vendida por 13 mil reais

Artigo anterior

Experiência mostra como seu gato quer suas refeições provavelmente sejam servidas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido