CuriosidadesMundo Animal

Experiência mostra como seu gato quer suas refeições provavelmente sejam servidas

0

Os gatos foram domesticados pelo homem, há milhares de anos. E desde então, essa parceria de sucesso se tornou cada vez mais forte. Estes animais, super inteligentes segundo os cientistas, possuem estrutura de memória muito semelhante a nossa. O que faz com que pensemos que suas atitudes, às vezes, podem ser feitas de caso pensado.

Algumas atitudes dos gatos podem confundir bastante as pessoas. Ainda mais se você estiver acostumado com cachorros. As interações sociais dos gatos e a forma como eles se comunicam e se comportam podem ser bastante confusas.

Os donos de gatos já estão acostumados com as peculiaridades dos seus animais. Como por exemplo, ao contrário de outros animais, os gatos tem uma falta de vontade de trabalhar para ter sua comida.

Gatos

Gato2 1000x667, Fatos Desconhecidos

Os cientistas descobriram que, quando eles podem escolher entre uma comida disponível e uma que está presa dentro de uma quebra-cabeça, a maioria dos animais, como por exemplo cachorros, ursos, pombos, porcos, cabras, camundongos, ratos, macacos e outros primatas, escolhem trabalhar pela comida.

Já os gatos se diferenciam dos outros animais justamente porque eles parecem preferir uma refeição fácil. Contudo, isso não quer dizer que eles necessariamente são preguiçosos.

Em um experimento, os pesquisadores derem uma amostra pequena de um quebra-cabeça de comida para os gatos e uma bandeja de comida livre. Os animais comeram mais a comida que estava na bandeja do  que a do quebra-cabeça. Até mesmo os gatos mais ativos preferiram a refeição mais fácil.

“Não que os gatos nunca usassem o quebra-cabeça da comida, mas os gatos comiam mais comida da bandeja, passavam mais tempo na bandeja e faziam mais escolhas iniciais para se aproximar e comer da bandeja do que do quebra-cabeça”, explicou Mikel Delgado, um especialista em comportamento felino na Universidade da Califórnia Davis.

Forma de comer

Gato1, Fatos Desconhecidos

De todos os gatos, oito nem ao menos se preocuparam em tocar o quebra-cabeça. Mesmo tendo uma oportunidade de fazer isso durante 30 minutos. E nenhum dos gatos comeu mais comida do quebra-cabeça do que da bandeja aberta.

Esses resultados dão mais peso para as descobertas de um estudo pequeno feito em laboratório em 1971. Foi esse estudo que mostrou, pela primeira vez, a falta dessa vontade de trabalhar pela comida que os gatos possuem.

No experimento de 1971, seus gatos domesticados foram treinados para operar um distribuidor de comida. Com isso, eles escolhiam entre o quebra-cabeça de comida ou uma tigela com a comida sem esforço nenhum.

Ao contrário de todos os outros animais, os gatos mostraram uma preferência pela refeição que estava na tigela. E parece que mesmo em um ambiente doméstico, como foi feito esse estudo mais recente, os animais também tem o mesmo comportamento. E isso é visto independente do sexo, idade ou experiência anterior com quebra-cabeças.

“Há todo um corpo de pesquisas que mostra que a maioria das espécies, incluindo pássaros, roedores, lobos, primatas, até girafas, preferem trabalhar para se alimentar. O que é surpreendente é que, de todas essas espécies, os gatos parecem ser os únicos que não mostraram uma forte tendência para o contrafreio”, pontuou Delgado.

Experimento

O motivo desse comportamento ainda é um mistério. Não é que os gatos não gostem de quebra-cabeça de comida. Tanto que a maioria dos donos de gatos sabem que seus animais gostam de trabalhar por uma recompensa quando eles estão presos em um contêiner complicado. A preguiça também não parece ser uma explicação correta.

Talvez, a domesticação dos gatos tenha alguma coisa a ver com esse comportamento. Já que em um ambiente doméstico, os gatos são menos motivados a explorar e caçar por sua refeição. E conservar energia é uma coisa que os gatos fazem muito bem.

Outra hipótese para esse comportamento é a maneira como os gatos evoluíram. Ao contrário dos outros animais, os gatos são predadores que emboscam suas presas. Por conta disso, um quebra-cabeça pode não ser a melhor ideia para estimular o interesse deles.

Foto surpreendente mostra peixe preso em água-viva translúcida

Matéria anterior

7 maiores escândalos de Hollywood esquecidos pela história

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos