Curiosidades

Galeopiteco, animal que parece ter saído diretamente de Pokémon

0

O nosso planeta é composto por diversos tipos de vida. Por isso é natural que não conheçamos todos elas. Com isso, é possível que as pessoas se surpreendam com alguns animais, ainda mais quando esse animal parece ter saído de um desenho animado.

O animal em questão é o galeopiteco. Ele não é muito conhecido, mesmo sendo a única criatura terrestre que consegue planar pela maior distância. Mas o que fez o animal ficar conhecido recentemente foi um vídeo nas redes sociais em que o galeopiteco é visto nas costas de um homem.

A aparência do animal lembra muito a de um Pokémon, justamente por isso que o vídeo, teoricamente banal, foi compartilhado milhares de vezes e se tornou viral.

Animal

O galeopiteco é um animal tão especial que foi preciso criar uma ordem independente para ele, a chamada Dermoptera, que além dele tem mais um pequeno número de espécies. E como bem pontua o autor do tweet viral, a criatura está ameaçada de extinção por conta da destruição do seu habitat. O galeopiteco fica cada vez mais vulnerável conforme mais e mais florestas no Sudeste Asiático são derrubadas.

Falando um pouco mais sobre esse “pokémon” da vida real, ele é um mamífero herbívoro que pode voar, mas claro que não do mesmo jeito que um pássaro. Ele voa da mesma forma que os esquilos voadores. Contudo, o galeopiteco é detentor do recorde de voo, já que pode percorrer distâncias de até 145 metros. O animal consegue essa proeza por conta do seu patagio, uma membrana destacável que cobre todo o seu corpo.

As fêmeas desse animal voam carregando seus filhotes presos em seu peito. Essa criatura tem mais ou menos o tamanho de um gato, é bastante ágil, no entanto, no chão, movem-se de uma maneira desajeitada.

Outra característica do galeopiteco é que ele é um animal noturno e, como pode ser ouvido no vídeo viral, ele emite um grito agudo, poderoso e irritante. Mas também se descobriu que ele consegue se comunicar através de ultrassom, provavelmente para evitar a detecção por predadores.

Pokémon

Información

Uma curiosidade é que essa criatura é o parente vivo mais próximos de todos os primatas. E claro que compará-lo com um Pokémon não foi à toa. Até porque, os Pokémon são inspirados em animais reais ou criaturas mitológicas, e o Pokémon chamado Gilda é baseado no galeopiteco.

Segundo os sites especializados, Glida evolui para Sundark a partir do nível 21, que depois se torna Colugon a partir do nível 32. E as características dessa criatura no desenho são que ela “pula das copas das árvores e plana com suas ‘asas’, e adora sentar nos ombros do treinador para relaxar”. Quase igual ao visto no vídeo viral.

Inspiração

Terra

 

Como dito, a inspiração para alguns Pokémon vem de animais reais. Em alguns casos é mais óbvio de se ver, como por exemplo, o Pidgey, Rattata ou Zubat. Para outros monstrinhos, no entanto, a inspiração não é tão óbvia e pode ter vindo de animais mais misteriosos ou desconhecidos.

Alguns deles são completamente inspirados por espécies específicas, contendo traços e habilidades únicas que são reproduzidas nos Pokémon, como por exemplo, os Poliwags que são baseados em girinos, apesar de suas evoluções de primeira geração, Poliwhirl e Poliwrath, não se parecerem tanto com sapos. O redemoinho em sua barriga não é apenas um elemento de design criado pelos ilustradores de Pokémon. Algumas espécies de girinos possuem o corpo transparente e apresentam o intestino à vista, numa aparência bem semelhante à do Pokémon.

Terra

Outro caso é o Caterpies, que são inspiradas em lagartas do mundo real. Mas o design específico do Pokémon foi baseado quase inteiramente numa espécie de lagarta em particular. O verdadeiro animal divide a mesma coloração ao longo de todo o corpo e até mesmo a antena que completa o visual de Caterpie.

Terra

Também tem o Gorebyss, um Pokémon aquático da terceira geração que é bem parecido com uma espécie de quimera de nariz alongado. As duas criaturas dividem características visuais como aparência inocente, olhos inocentes e um nariz extremamente alongado. O que os designers por trás de Pokémon fizeram foi transformar uma criatura com ares de pesadelo num monstrinho mais fofo e atraente que você gostaria de ter no seu time.

Fonte: Información, Terra

Imagens: YouTube, Terra

Nova descoberta deixa teoria de que Hitler fugiu para Argentina mais forte

Artigo anterior

O porquinho da Índia não é um porco e nem veio da Índia. Entenda!

Próximo artigo