Curiosidades

Gato toma banho em pet shop e ‘fala’ para funcionárias o que achou da experiência

0

Os gatos foram domesticados pelo homem há milhares de anos. Desde então, essa parceria de sucesso se tornou cada vez mais forte. Estes animais são super inteligentes e seus tutores já estão acostumados com as peculiaridades dos seus animais, como por exemplo, a alegria que eles aparentemente têm em derrubar as coisas da mesa, e uma vontade incontrolável de sentar em espaços fechados.

Além desses, uma característica bastante conhecida por todos é que os gatos não são muito chegados a tomar banho. Contudo, os tutores levam seu animal de estimação ao pet shop para que ele seja cuidado. Esse foi o caso de Odin, um gato preto, de São Luís, no Maranhão. O mais curioso é que o bichano tomou banho, mas deixou bem claro a sua crítica à equipe do pet shop PetLand.

No vídeo que Marla Pinho, a tutora de Odin, postou é possível ver o gato expressando seus sentimentos durante o banho de uma maneira bastante evidente, que deixou claro o quanto ele estava magoado.

Gato respondendo

@marlacoimbra0

O drama faz parte 😂 #gato #petland #foryou @Petland Brasil

♬ som original – Marla Coimbra

O momento em que o gato “falou” foi justamente enquanto ele estava tendo essa experiência. Quando Odin estava completamente molhado e visivelmente descontente, ele responde uma funcionária que o pergunta: “Magoou, neném?”.

Nesse momento, Odin deu um miado que soou surpreendentemente como a palavra “magoou”. Ao final do vídeo, depois de ter passado pelo banho, o gato aparece com uma aparência elegante e até vestindo uma gravatinha.

Além da resposta hilária dada por Odin, algumas pessoas comentaram no vídeo de Marla dizendo que não se deve dar banho em gatos. No entanto, no caso específico de Odin, o banho é necessário e indicado pela veterinária.

“Ele tem um problema de pele, dermatite, que faz descamar e criar umas ‘caspinhas’ no corpo, o que acaba deixando a pele mais oleosa”, contou Marla.

Outro ponto é que o pelo de Odin é farto, o que faz com que nós possam ser formados no pelo com frequência. Justamente por isso que a veterinária recomendou que ele tivesse banhos terapêuticos a cada três meses. Além disso, ele tem que usar um shampoo específico para controlar sua dermatite e manter o pelo saudável e bonito.

Quando banho em gatos é necessário?

Gazeta do povo

De acordo com Dan Baeta, médico veterinário, especialista em comportamento felino, a melhor frequência para dar banho em gatos é nunca! A única exceção é um caso como o de Odin, ou seja, quando existe uma recomendação veterinária.

“O banho em gato é extremamente nocivo, porque ele tira a identidade olfativa do gato, ele altera toda a microbiota do gato, deixa ele predisposto a doenças de pele”, alertou o veterinário.

Além disso, o banho também causa um estresse tão grande no gato que pode acarretar em vários problemas comportamentais e clínicos. E mais grave ainda são casos de gatos que morreram de ataques cardíacos nos pet shops. “O banho é tão nocivo para o gato, que pode levar ele a óbito”, pontuou Baeta.

Formas de falar

MeetHK

No caso de Odin, o miado dele pareceu bastante uma palavra. Contudo, os gatos têm suas formas de se comunicar sem precisar usar a linguagem verbal como as pessoas. Eles podem fazer isso através de expressões faciais.

De acordo com um novo estudo, publicado no dia 18 no periódico Behavioural Processes, várias dessas expressões são parecidas com as de outras espécies, como por exemplo, os macacos, cachorros e até humanos. O estudo é um dos poucos focados nessa comunicação dos gatos que, por várias vezes, são tidos como indiferentes.

Para o estudo, os pesquisadores estudaram durante um ano as interações entre 50 gatos que moravam em um café em Los Angeles, nos EUA. Durante esse tempo, eles registraram 276 expressões diferentes. Com isso, eles concluíram que 45% delas eram amigáveis e 37%, agressivas. O resto delas ficou ambíguo ou não se encaixava em alguma das categorias.

“A literatura é muito esparsa e muitos estudos se concentram apenas na conexão entre gatos e humanos ao longo de 10 mil anos de domesticação”, explicou Brittany Florkiewicz, coautora do estudo e professora assistente de psicologia no Lyon College, nos Estados Unidos.

Ainda conforme o estudo, cada expressão combinava aproximadamente quatro dos 26 movimentos faciais exclusivos dos gatos. Dentre eles, lábios entreabertos, pupilas dilatadas ou contraídas, cantos da boca curvados, lambidas no nariz e posições das orelhas.

“Foi surpreendente vê-los brincando e depois as coisas se transformaram em um confronto agressivo. No início, os olhos de um dos gatos estavam mais relaxados e suas orelhas e bigodes estavam mais para a frente, um movimento para se aproximar do outro gato. Mas então as coisas ficaram feias e ele moveu as orelhas e os bigodes para trás — seu comportamento mudou muito rapidamente”, concluiu Florkiewicz.

Fonte: Amo meu pet, Galileu

Imagens: TikTok, Gazeta do povo, MeetHK

1º buraco negro fotografado tem detalhe que intriga cientistas

Artigo anterior

Se você tiver ESTA MOEDA de 25 CENTAVOS, pode vender agora por quase MIL VEZES seu valor facial. Descubra Agora!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido