Curiosidades

Google tentou negociar com a Apple para ter um app nativo no iPhone

0

A cada nova geração do iPhone, novos recursos são apresentados e outros são melhorados. O novo modelo do dispositivo, o iPhone 15, foi lançado em setembro desse ano e trouxe mudanças significativas. Mas para que se chegue até o modelo mais novo, muitas coisas já foram testadas e recusadas, e muitas pessoas não sabem.

Um exemplo disso é que, em 2018, o Google pediu que seu aplicativo de buscas fosse pré-instalado em todos os iPhones. Isso foi revelado nessa segunda-feira por Sundar Pichai, CEO do Google, no julgamento antitruste da empresa.

A Apple não quis aceitar o acordo, tanto que, hoje em dia, aplicativos do Google não são pré-instalados nos iPhones. De acordo com Pichai, essa era uma maneira de dar o que as duas empresas precisavam. No caso, seria mais lucro para a empresa da Maçã e mais controle de dados que circulam nos dispositivos da empresa.

App para iPhone

iPhoned

Como o acordo não foi firmado, a forma com que essa parceria iria acontece irá ser um mistério para sempre. Uma possibilidade era a Apple trabalhar recursos nativos do iOS para que o buscador ficasse melhor incorporado e talvez tivessem até mais widgets nativos que facilitassem as pesquisas e acontecesse um retrabalho do recurso Spotlight.

Ainda conforme o CEO do Google, em 2018, a Apple estava preocupada com sua desaceleração de receita e os ganhos do Google estavam bem acelerados. Por isso que o Google tentou imaginar qual seria o motivo disso estar acontecendo na época. E a hipótese que ele chegou foi de que seria culpa da fraqueza de alguns produtos da Apple, como por exemplo, a Siri.

No entanto, o Google também estava interessado no fluxo de informações do Safari, que é o segundo buscador mais usado, que é 100% controlado pela Apple. Por isso que, de acordo com Pichai, surgiu a ideia do app para os iPhones.

“Dissemos que uma das coisas que funciona bem no Android, que aumenta o uso, é um aplicativo de Pesquisa Google. Então, propus que poderíamos criar um aplicativo de pesquisa do Google no iOS, e estaríamos comprometidos em oferecer suporte ao produto por muitos anos”, depôs Pichai.

Processo

Tecmundo

O processo antitruste do Google está investigando como a onipresença da empresa interfere na sua concorrência. Tanto é que ele é acusado de violar leis do país. E recentemente o governo dos EUA divulgou dados que o Google gastou 26,3 bilhões de dólares, em 2021, para conseguir se manter como o buscador padrão dos celulares, navegadores e outras plataformas.

E de acordo com rumores, a Apple estaria desenvolvendo um buscador próprio para substituir o Google e sua estreia estaria cada vez mais perto.

Dispositivo

Techtudo

Em julho, o iPhone completou 16 anos de existência. Ele foi o primeiro smartphone com o sistema iOS, exclusivo da Apple. Com o lançamento desse modelo, características que são comuns hoje em dia foram popularizadas e, na época do lançamento, foram uma grande inovação. Um dos destaques principais era o tamanho da tela, que era bem maior do que os padrões vistos na época e depois se tornou uma tendência.

Além da tela, uma outra grande inovação foi o teclado inteiro digital e sem nenhum botão físico. O desenvolvimento do iPhone teve a colaboração de Steve Jobs, que foi responsável pela expansão da Apple para o setor de telefonia, já que antes o foco da Maçã era totalmente em informática.

Rompeu com teclados físicos

Dentre as principais novidades do primeiro iPhone estava o seu teclado totalmente digital e acionável através do toque. Isso deu ao dispositivo uma característica futurística quando comparado aos outros celulares com seus teclados de botão. Desde então, isso virou uma tendência no setor.

Trouxe a tendência de telas grandes

Um outro ponto que o primeiro dispositivo da Apple trouxe de inovação para a época foi o tamanho da sua tela. O visor do iPhone 1 tinha 3,5 polegadas. Atualmente isso é um tamanho pequeno, mas na época era um dos maiores. Essa tela tinha uma resolução de 320 x 480 pixels.

Câmera traseira de 2MP e não fazia vídeos

Uma das coisas que a maioria das pessoas aponta como uma grande vantagem do iPhone é a qualidade das câmeras. Por isso que pode ser difícil pensar que o primeiro modelo dessa linha tinha somente uma câmera traseira e que ela tinha 2 MP. E além de ter uma baixa resolução, não era possível gravar vídeos com ela.

Sem App Store

Logo que o iPhone foi lançado, ele não tinha sua loja virtual de aplicativos. Ela veio somente em 2008, um ano depois. No começo, o celular não oferecia aos seus usuários uma grande variedade de recursos. Então, o que destacava o dispositivo era o iTunes, aplicativo musical que permitia reproduzir, organizar e comprar arquivos de áudio.

Sem GPS

Hoje em dia, o GPS é uma coisa comum em todos celulares, mas quando o iPhone 1 foi lançado essa tecnologia não tinha se popularizado nos dispositivos ainda. E também existia um mercado exclusivo de dispositivos que eram GPS. Por conta disso, o primeiro dispositivo da Maçã não tinha esse recurso nativamente.

Sem Siri

Dentre as funções exclusivas do iPhone, a Siri é uma que tem grande destaque. Contudo, ela não existe desde a primeira versão do dispositivo. Ela surgiu somente em 2011.

Fonte: Tecmundo, Techtudo

Imagens: iPhoned, Tecmundo, Techtudo

Vencedor de R$ 250 milhões em loteria volta a trabalhar e diz que prêmio o arruinou: “Ninguém fala comigo”

Artigo anterior

Máximo solar chega mais cedo e pode durar mais do que o previsto

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido