Curiosidades

Guy Bluford: conheça o 1º astronauta negro a ir para o espaço

0

Dentre as profissões mais faladas por crianças quando perguntadas o que querem ser quando crescerem, está a de astronauta. Ser astronauta exige comprometimento e extrema dedicação. Os profissionais em potencial geralmente são selecionados e estão entre seus 30 e 40 anos. Normalmente, eles deixam carreiras de prestígio por uma chance na área. Eles começam de degrau em degrau até alcançar todas as possibilidades da profissão.

Mesmo fazendo todo o treinamento não há garantia de que eles irão para o espaço. Isso pode ou não acontecer, dependendo das circunstâncias. De qualquer maneira, é uma área bastante valorizada e sonhada por muitos.

No entanto, assim como em outras áreas, parece faltar um representatividade. Mas o que muitos podem não saber é que um astronauta negro já foi para o espaço. O primeiro a ir foi Guion Stewart Bluford Jr., mais conhecido como Guy Bluford. Ele é ex-astronauta, ex-piloto na Força Aérea, engenheiro aeroespacial e veterano da NASA.

Em agosto de 1983, Bluford fez parte da missão STS-8 e se tornou o primeiro astronauta negro dos EUA a ir para o espaço, feito que completou 40 anos na quarta-feira dessa semana.

O homem que tem 80 anos atualmente nasceu no dia 22 de novembro de 1942 na cidade da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, nos EUA. Bluford tem dois filhos com sua esposa, Linda Tull. Ele é bacharel, mestre e doutor em engenharia aeroespacial, tendo uma especialização em física de laser, além de também ter um outro mestrado em administração de empresas.

Antes do espaço

Galileu

Bluford fez várias coisas antes de virar astronauta. Em 1966, ele participou do treinamento da Base Aérea Williams, no estado americano do Arizona, e tirou sua licença para ser piloto. Logo depois disso, ele fez uma capacitação de combate e foi chamado para lutar em um esquadrão na guerra contra o Vietnã. Durante esse tempo, ele fez 144 missões no país.

Em 1967, Bluford começou a trabalhar como instrutor de pilotos de aeronaves T-38A. Ele atuava na avaliação, padronização e comando de voo. Em 1971, ele foi promovido para oficial de suporte executivo do Vice-Comandante de Operações, com isso, ele se tornou Secretário da Escola para a Ala da Força Aérea dos Estados Unidos.

Ao todo, o homem teve mais de 5.200 horas de voo nas aeronaves T-33, T-37, T-38, F-4C, F-15, U-2/TR-1 e F-5A/B, além de 1.300 horas como instrutor. E Bluford não tinha somente uma carreira invejável, ele também era uma referência acadêmica. Tanto é que, em sua área de dinâmica de fluidos computacional, ele escreveu e apresentou vários artigos científicos.

Primeiro astronauta negro no espaço

Galileu

Foi em agosto de 1979 que Bluford se tornou um astronauta da NASA. Dentre suas atribuições estavam: trabalhar com operações de estação espacial e com o Sistema de Manipulação Remota (RMS), sistemas e experimentos do Spacelab, sistemas do ônibus espacial e questões de segurança de carga útil. Outra responsabilidade dele era verificar o software de voo no Shuttle Avionics Integration Laboratory (SAIL) e no Flight Systems Laboratory (FSL).

Dentro da NASA, Bluford foi escolhido para fazer parte da missão STS-8. Ela foi a terceira missão que o ônibus espacial Challenger estava fazendo e a primeira a ter lançamento e pouso noturno. A missão foi lançada no dia 30 de agosto de 1983 do Kennedy Space Center, na Flórida.

Na missão, os astronautas implantaram o Satélite Nacional Indiano (INSAT-1B), operaram o RMS construído pelo Canadá com o Artigo de Teste de Voo da Carga Útil (PFTA), operaram o Sistema de Eletroforese de Fluxo Contínuo (CFES) com amostras de células vivas, e fizeram medições médicas com o objetivo de compreender quais eram os efeitos biofisiológicos do voo espacial. Além disso, eles também ativaram quatro contêineres “Getaway Special”.

De acordo com a NASA, o STS-8 fez 98 órbitas da Terra com 145 horas de voo antes de voltar para o nosso planeta no dia cinco de setembro de 1983. Depois que a missão foi cumprida e todos retornaram, Bluford foi o primeiro astronauta negro a voar no espaço.

“Eu queria estabelecer o padrão, fazer o melhor trabalho possível para que as pessoas se sentissem confortáveis ​​com a ideia de afro-americanos voando no espaço. Também queria que os afro-americanos ficassem orgulhosos de serem participantes do programa espacial e que isso os encorajasse a fazer o mesmo”, declarou Bluford depois da sua missão.

Além dessa, Bluford também fez parte da missão STS 61-A, em outubro de 1985; da STS-39, de 1991; e da STS-53, lançada em 1992, sendo seu último voo. O astronauta saiu da NASA em 1993, aposentou-se da Força Aérea e assumiu o cargo de vice-presidente da Divisão de Serviços de Engenharia da NYMA Inc.

Em 1997, ele virou vice-presidente do Setor Aeroespacial da Federal Data Corporation; e, em 2000, Bluford virou vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento de Microgravidade e Operações da Northrop Grumman Corporation. Já em 2022, Bluford se tornou presidente do Aerospace Technology Group que é uma organização de consultoria de engenharia aeroespacial.

Fonte: Galileu

Imagens: Galileu

Zelândia: o continente hipotético que existe de verdade

Artigo anterior

Cangaço Novo: série brasileira é baseada em história real?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido