Notícias

Idosa bate recorde de levantamento de peso aos 78 anos

0

Nora Langdon é uma powerlifter campeã mundial de levantamento de peso. A idosa tem 78 anos e 19 recordes. Ela já levantou 173 quilos na modalidade levantamento terra.

Langdon começou nos treinos aos 65 anos de idade e estava bem fora de forma. A idosa disse que nem conseguia subir as escadas das casas que ela apresentava como corretora.

“Sinto força quando faço levantamento de peso. Porque significa que posso vencer o mundo. Quero inspirar outras mulheres a cuidarem de si mesmas”, disse. 

No ano passado, Nora Langdon levantou 180 kg e foi campeã de halterofilismo nos Estados Unidos. 

Competições

Foto: Notificação/ Só Notícia Boa

Sendo a levantadora de peso mais condecorada de sua categoria, a idosa compete no levantamento de peso três vezes por ano, nos Campeonatos Estaduais, Nacionais e Mundiais.

Com 19 recordes, Nora já levantou 173 quilos na modalidade levantamento terra, 187 quilos no agachamento e 92 quilos no supino.

De acordo com Nora, ela tem entre 20 a 25 medalhas em sua sala de troféus. Além disso, das 25 competições que participou, a vovó venceu 23. 

Apoio para competir

Mesmo que a idosa goste de competir, ela precisa arcar com todas as despesas relacionadas ao levantamento de peso do próprio bolso. Apesar das medalhas e troféus, Nora não tem patrocinadores.

Por causa disso, a cada campeonato, ela conta com o apoio dos seguidores em suas redes sociais e com vaquinhas online.

Veja a força dela no vídeo abaixo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Nora Langdon (@noraliftsheavy)

Levantadora de peso bate recorde no Guinness Book aos 100 anos de idade 

Foto: Reprodução/ Guinness World Records/ Youtube

Em 2021, outra levantadora de peso bateu um recorde. A norte-americana Edith Murway-Traina, que completou 100 anos de idade no ano passado, se tornou a levantadora de peso competitiva mais velha do mundo pelo Guinness World Records, de acordo com matéria do site UOL.

A idosa é residente de Tampa, no estado da Flórida, e consegue fazer levantamentos de até cerca de 75 quilos. Ela suporta também um supino de quase 30 quilos.

Na juventude, Murway-Traina foi dançarina e professora de dança. Já o levantamento de peso começou como um hobby quando tinha 91 anos de idade, de acordo com a emissora ABC7, repercutida pelo UOL.

Ela decidiu praticar o esporte após ver algumas colegas na academia praticando a modalidade. “Enquanto eu observava aquelas garotas fazendo suas coisas, pensei que também deveria pegar algumas barras, e assim eu o fiz”, recorda a idosa, segundo o Guinness.

“Descobri que estava gostando e me desafiando a ficar um pouco melhor. Em pouco tempo, eu fazia parte da equipe”, acrescenta. 

A idosa já competiu em mais de uma dúzia de competições de levantamento de peso e rapidamente começou a ganhar troféus. Ela conta que já não tem mais espaço em casa para os prêmios.

Idosa de 82 anos, atleta de levantamento de peso, bate em homem que tentou invadir casa

Willie Murphy

Em 2019, outra idosa levantamento de peso chamou a atenção da mídia. Uma mulher de 82 anos, identificada como Willie Murphy, bateu em um homem que tentou invadir a casa dela em Rochester, Nova York, nos Estados Unidos. A idosa já ganhou diversos prêmios dentro do esporte. 

Enquanto se arrumava para dormir, a levantadora ouviu uma pessoa batendo na porta de sua casa. O homem afirmou que precisava de uma ambulância, mas Willie chamou a polícia e disse ao homem que não o deixaria entrar na casa. Irritado, ele quebrou a porta. 

“Estava meio escuro e eu estava sozinha, e eu sou velha. Mas adivinhe só, eu sou durona. Ele escolheu a casa errada para invadir”, afirmou.

De acordo com a versão da vítima, quando o suspeito quebrou a porta, ela usou alguns móveis da casa para atacá-lo, como a mesa da sala. “Eu peguei a mesa e bati nele. E adivinha? A mesa quebrou”, relembra. A idosa também utilizou pernas de metal para continuar batendo no homem.

Quando notou que o homem estava resistindo, a idosa foi até a cozinha, pegou um shampoo de bebê e jogou no rosto do homem, depois o atacou com uma vassoura. O homem até tentou ir embora, mas a polícia chegou no momento em que ele ainda estava machucado no chão. O suspeito precisou ser encaminhado ao hospital. 

“Eu acho que ele estava feliz quando o levaram para a ambulância porque eu o mandei para o hospital”, disse a atleta.

Fonte: Só Notícia Boa, UOL, Folha Vitória

Idoso que chamou vigilante de “macaco” é condenado a pagar R$ 20 mil de indenização

Artigo anterior

Casal é flagrado em ‘clima de romance’ em esgoto

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido