Natureza

Imagens de drone no Oceano levantam questões sobre animal raríssimo

0

Imagens de uma possível baleia jubarte albina estão chamando atenção dos pesquisadores.

A possível espécie foi capturada por um drone ao longo da costa de Nova Gales do Sul, na Austrália, e incitou debates curiosos online.

Os vídeos mostram uma possível baleia jubarte albina, uma visão tão rara que, se confirmada, seria apenas a segunda registrada na história.

Dylan Golden, um fotógrafo de Batemans Bay, estava em sua rotina de documentários quando uma cena incomum surgiu. Após passar horas registrando as criaturas marinhas, ele foi recompensado com um avistamento extraordinário: uma possível baleia jubarte albina.

Em meio ao movimento, a baleia se destacava pela cor pálida. As imagens capturadas pelo drone revelaram essa possível espécie.

A ocorrência de baleias jubarte albinas é extremamente rara, tornando cada avistamento um evento significativo para a comunidade científica e os entusiastas da vida selvagem.

Se confirmada, essa seria apenas a segunda vez na história que uma baleia jubarte albina é documentada desde 2020. Assim, reforça ainda mais a importância dessas imagens.

A descoberta de Dylan Golden ressalta a importância de estudar e preservar determinadas áreas, pois elas ainda são o lar de espécies extremamente raras e pouco vistas.

Cetismo

Por outro lado, à medida que as imagens da possível baleia jubarte albina circularam pela internet, especialistas e amantes da natureza se uniram para comentar suas opiniões.

Nem todos acreditam que se trata dessa espécie, de fato, pois é um fenômeno muito raro, e cientistas de todo o mundo tinham desistido de encontrá-lo.

Por exemplo, Vanessa Pirotta, pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Predadores Marinhos da Universidade Macquarie, trouxe sua perspectiva para a discussão em torno das imagens da possível baleia jubarte albina capturadas por Dylan Golden.

Segundo Pirotta, acredita-se que a baleia em questão seja provavelmente um filhote recém-nascido. Nesse caso, exibe uma coloração clara e distinta, e não seja, de fato, albina.

Essa hipótese levanta questões intrigantes sobre as condições ambientais que podem ter contribuído para a aparição desse animal, levando a crer que sua coloração era distinta.

Pirotta mencionou que o albinismo é um fenômeno extremamente raro na vida marinha, afirmando que há poucos registros de baleias jubarte albinas em todo o mundo, e é mais provável ser uma distorção de imagem.

Via Fatos Desconhecidos

Divide opiniões

A teoria de que a baleia em destaque nas imagens seja um filhote recém-nascido, e não albina, acrescenta ainda mais mistérios a essa descoberta.

Mesmo assim, cientistas enfatizam a importância dessas imagens para a comunidade científica. Elas fornecem uma rara oportunidade de estudar e entender mais profundamente os mamíferos marinhos naquela região.

Através de análises e pesquisas adicionais, os cientistas poderão investigar se é, de fato, uma baleia jubarte albina, ou outra espécie que apareceu.

Essa descoberta também ressalta a relevância de monitorar o habitat natural sem interferir. Isso porque, ao documentar e compartilhar observações de longe, é possível identificar momentos importantes, sejam raros ou não.

As imagens capturadas por Dylan Golden estão em divulgação ao redor do mundo e nas mídias sociais, e o debate continua sobre a origem desse animal.

Sendo ele albino ou não, o drone capturou um momento único de nado e migração, auxiliando e reforçando a importância de proteger o local para eventuais aparições.

 

Fonte: Mistérios do Mundo

Imagens: Fatos Desconhecidos, Mistérios do Mundo

Pesquisadores explicam raro caso de canibalismo entre mãe e bebê macaco

Artigo anterior

4 usos preocupantes que criminosos podem fazer da inteligência artificial

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido