Curiosidades

Índia libera pomba presa sob suspeita de espionagem para China

0

Antigamente, tanto pessoas quanto animais eram julgados e condenados por cometerem quaisquer tipos de crimes. Domésticos ou selvagens, esses animais eram julgados por seus “crimes”, mesmo que cometidos como uma forma de defesa contra as pessoas. E por mais que pareça estranho um animal ser preso por algum “crime”, isso ainda acontece nos dias de hoje.

Um exemplo disso foi a liberação pela polícia da Índia, na quarta-feira dessa semana, de uma pomba que ficou oito meses detida sob suspeita de ser uma espiã da China. O animal ficou trancado e foi vigiado em um hospital durante a investigação das autoridades sobre os possíveis laços que ela poderia ter com Pequim.

Liberação

Estadão

De acordo com o jornal Times of India, a pomba foi capturada na cidade de Mumbai e tinha mensagens escritas nas suas asas em uma caligrafia que se parecia com a chinesa.

“Inicialmente, a polícia abriu um caso de espionagem contra o pássaro, mas, depois de concluir a investigação, as autoridades retiraram a acusação”, disse a publicação.

Esse processo rendeu críticas de organizações que agem em defesa dos direitos dos animais. Por exemplo, o PETA chamou de “surpreendente” que as investigações demoraram oito meses para serem concluídas.

Além desse animal, outros pássaros também já tinham sido presos na Índia com acusações parecidas. Em 2016, agentes de segurança capturaram uma pomba depois de descobrirem que ela transportava uma mensagem com ameaças ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Em 2010, uma outra pomba também foi presa na região de fronteira depois de ser vista com um anel em sua pata e um número de telefone e endereço paquistaneses escritos no corpo dela com tinta vermelha. Nessa ocasião, as autoridades não autorizaram ninguém a visitar o animal que, de acordo com a polícia, poderia estar em uma “missão especial de espionagem”.

Essas prisões não foram feitas sem um motivo. Até porque, a China e a Índia são rivais e disputam diretamente por território. Em 1962, as nações tiveram uma breve guerra de fronteira, e desde então os laços entre as nações são marcados por desconfiança.

Animal

D24am

No caso de todas as pombas detidas na Índia, elas tiveram acusações contra elas, mas nada comprovado. Contudo, outros animais já cometeram “crimes”, e alguns deles até foram gravados. Como por exemplo, o papagaio alpino de Aotearoa, na Nova Zelândia.

Essa espécie é conhecida como kea e é famosa por seus animais de natureza curiosa e brincalhona, além de também serem conhecidos por roubarem objetos de turistas e visitantes desavisados.

Dentre os objetos mais roubados por esses papagaios estão carteiras, joias, lanches, limpadores de para-brisa, entre outros. Nesse sentido, recentemente um papagaio se superou na hora do roubo. Ele conseguiu levar a câmera de uma família que estava passando pela área remota de Fiord.

De acordo com a família Verheul, eles estavam caminhando pela trilha Kepler quando alguns papagaios se juntaram a eles. Vendo essa cena maravilhosa a família quis registrar o momento. Portanto, eles posicionarem a câmera para capturar imagens dos pássaros. Contudo, um dos papagaios levou a GoPro da família embora.

O mais interessante é que o papagaio filmou todo seu voo pela encosta depois de roubar a câmera. Tanto é que no vídeo é possível ver a fuga do papagaio, o passeio e o pouso do animal, além de um breve ataque à câmera. Nesse momento, tem-se um close da cara do pássaro.

Felizmente a família conseguiu recuperar sua câmera. Segundo Alex Verheul, eles seguiram o som de um grupo de pássaros em uma árvore que não estava muito longe de onde eles estavam.

“Nós apenas seguimos o som lá embaixo, podíamos vê-los pendurados em uma árvore. Eles obviamente nos ouviram chegando e abandonaram a GoPro. Meu filho decidiu verificar as rochas, onde parecia haver um bom lugar para um pássaro pousar, e lá estava a câmera, ainda filmando”, contou.

Infelizmente, esse assalto pelo papagaio não foi o único que a família sofreu. Na viagem, os animais também levaram alguns copos da família.

Fonte: Folha de São Paulo, Um só planeta

Imagens: Estadão, D24am

Alec Baldwin se declara inocente de homicídio culposo em set de filmagem

Artigo anterior

Carnaval 2024: ajustes que você deve fazer no iPhone antes de sair para os blocos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido