Curiosidades

Indiana transforma bicicleta em máquina de lavar roupas

0

A necessidade, muitas vezes, é um elemento capaz de criar coisas incríveis. Uma história que atesta isso é a de uma adolescente indiana, de apenas 14 anos, que usou uma bicicleta para construir uma máquina de lavar roupa e ajudar sua família.

“O que os empreendedores têm em comum não é determinado tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da inovação.” A frase de Peter Drucker, que foi um escritor, professor e consultor administrativo austríaco, serve bem para descrever Remya Jose.

Isso porque a adolescente do último ano do ensino fundamental mora em uma casa em que não há acesso à energia elétrica. Por isso, ela, sua irmã e sua mãe lavavam as roupas na mão às margens de um rio.

Contudo, quando a mãe de Remya ficou doente, ela e sua irmão assumiram as responsabilidades de cuidar das tarefas domésticas. Com o cansaço de lavar tantas peças toda semana na mão, a estudante começou a se perguntar se não teria uma maneira de mudar sua realidade e aliviar suas dificuldades.

Depois de muito pensar, apesar do pouco acesso à informação, Remya teve uma ideia genial para solucionar seu problema. Ela conseguiu entender como uma máquina elétrica de lavar roupas funciona. Depois, replicou os conceitos aplicados na máquina elétrica em um protótipo sem energia elétrica, usando uma bicicleta.

Dessa forma, com a ajuda do pai, os dois juntaram as peças e os materiais em um ferro velho e chegaram juntos ao design final da máquina de lavar roupas movida à energia humana com bicicleta.

Por fim, levaram tudo para uma oficina local, que fez o trabalho de montar a máquina feita em sua maior parte com peças de uma bicicleta antiga de Reyma.

Indiana de 14 anos cria máquina de lavar roupas com bicicleta antiga

bicicleta

Reprodução

Quando levaram a máquina para casa, os pais da adolescente se encheram de orgulho. A invenção não só funcionou bem como reduziu a energia humana e o tempo necessário para lavar as roupas da família.

Dessa forma, a criação de Remya logo virou notícia nacional e até o presidente da Índia celebrou a inteligência da adolescente. O reconhecimento foi feito em uma feira que premia inovações desenvolvidas em todo o país.

Agora, com 23 anos, a jovem trabalha na Fundação Nacional da Índia, que é a entidade responsável por elaborar inovações para a comunidade rural do país. Isso representa cerca de 1,3 bilhão de habitantes.

País vive pior onda de calor dos últimos 50 anos

Nas últimas semanas, a Índia vem sofrendo com uma onda de calor intensa que registra temperaturas cada vez mais altas. Em março, os termômetros em Nova Délhi registraram 40,1 graus Celsius, o que não era visto nessa época do ano desde 1946.

Assim sendo, na última quinta-feira (28), a capital enfrentou 46 graus, o que está dificultando o cotidiano dos moradores cada vez mais.

“Eu bebo mais de 5 litros de água por dia. É a única coisa que posso fazer”, conta Mohammed, um operário de 50 anos que transportava, sob um sol escaldante no meio do dia, enormes peças de metal sobre os ombros. “Eu tenho que trabalhar para viver”, resume o homem, que mora no próprio canteiro de obras. “Eu durmo aqui. Pelo menos temos um ventilador”.

Mohammed conta que o calor já começou a impactar a construção das obras, mesmo nos bairros mais sofisticados da capital. “Nos últimos dias alguns operários foram embora, pois sofriam muito com o calor”, conta o mestre de obras Mohammad Yasin. “Os que ficaram têm que parar muitas vezes no dia para descansar, o que atrasa a construção”, comenta.

Vale ressaltar que a onda de calor está acontecendo em pleno ramadã, período de jejum tradicional dos muçulmanos. Dessa forma, os que respeitam a prática não comem do nascer ao pôs do sol, o que dificulta ainda mais as condições de trabalho.

Fonte: Razões para acreditar

Vietnã inaugura ponte de vidro entre duas montanhas

Matéria anterior

Fusca com duas frentes faz sucesso em Minas Gerais

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications