Notícias

Leopardo invade fábrica da Mercedez-Benz na Índia

0

Recentemente, um leopardo causou alvoroço na Índia. O animal invadiu as instalações de uma fábrica de carros no distrito de Pune, no estado de Maharashtra (local em que há uma das maiores densidades de leopardos do país), e deixou os operários muito assustados. Segundo a organização de proteção aos animais Wildlife SOS, que realizou o resgate do animal em conjunto com o departamento florestal da localidade, o episódio acabou interrompendo a produção da Mercedez-Benz.

A presença do felino no prédio “causou pânico” entre os funcionários, conforme informou a organização em um vídeo postado em rede social no dia 24 de fevereiro. Para removê-lo do local, a equipe de resgate primeiro identificou onde o animal estava e então isolou a área. Em seguida, o leopardo foi atingido por um tranquilizante, disparado a uma distância segura. Com isso, o animal foi retirado da fábrica e conduzido a veterinários para uma avaliação.

Após ser examinado, o felino macho, de aproximadamente três anos, foi solto na natureza. “A perda desenfreada do habitat forçou a vida selvagem a se aventurar frequentemente em áreas dominadas pelo homem”, afirmou a Wildlife SOS através de um post no Facebook.

Esta não é a primeira vez que um leopardo invade uma fábrica na Índia. Em 2017, um felino foi capturado após 36 horas de buscas, em uma operação que envolveu 200 pessoas, entre policiais e agentes florestais. Na ocasião, o animal tinha entrado em uma unidade da Maruti Suzuki, em Manesar (38 km de Nova Deli, capital indiana), e foi avistado por câmeras de vigilância da empresa.

Características dos leopardos

Leopardos são animais mamíferos encontrados na Ásia e na África. Esses animais são carnívoros e são capazes de capturar presas grandes, como antílopes. São rápidos e apresentam uma ótima audição e visão.

As populações de leopardo estão ameaçadas devido à ação do homem, que destrói seu habitat e os caça como retaliação ao ataque ao gado nas fazendas, além do interesse no comércio ilegal de pele do animal. Esse é um dos motivos para que os leopardos (e outros animais) sintam necessidade de adentrar as cidades, como aconteceu na Índia.

leopardo

Pixabay

Os leopardos apresentam cerca de dois metros de comprimento e podem pesar até 90 kg. Os machos tendem a ser maiores que as fêmeas. Além disso, os que vivem em savanas e florestas são consideravelmente maiores do que aqueles observados em montanhas e desertos.

O pescoço do leopardo é longo, suas patas são curtas e a cauda é longa. Eles possuem garras afiadas, fortes e retráteis. Esses animais apresentam um padrão de cores da pelagem bastante característico, possuindo pelos que variam do amarelo-claro ao laranja-avermelhado, com uma grande quantidade de manchas pretas espalhadas pelo corpo. Essas manchas, chamadas de rosetas, se assemelham às da onça-pintada.

Modos de sobrevivência desses animais

Os leopardos são animais muito ágeis, que podem atingir cerca de 60 km/h e saltar cerca de seis metros na horizontal e três metros na vertical. Eles também são ótimos escaladores de árvores. É muito comum que os leopardos subam nesses locais para se alimentar, principalmente em áreas onde há muitos competidores, já que, desse modo, evitam que sua comida seja roubada.

Esses bichos apresentam hábitos noturnos, ou seja, costumam caçar quando o sol se põe. São solitários e habitam grandes territórios, os quais são marcados com fezes, urinas e marcas de garras. Comunicam-se por meio de sons muito característicos, como rosnados. Embora sejam bons caçadores, eles são presas de animais como tigres, leões, cães selvagens e hienas.

Pixabay

Uma outra característica desses animais é que eles não apresentam apenas um parceiro durante a vida. A reprodução pode ocorrer durante todo o ano, porém o pico da estação reprodutiva é a estação chuvosa. A gestação dura cerca de 96 dias, e, em média, as fêmeas costumam ter dois filhotes por gestação.

Os filhotes apresentam cerca de um quilo ao nascer, e, inicialmente, ficam escondidos em tocas. Com seis a nove semanas, eles começam a sair da toca regularmente, quando começam a ingerir alimentos sólidos. O desmame completo ocorre aos três meses, e a independência ocorre com cerca de 20 meses.

Fonte: Extra

Entenda por que o agachamento é considerado um dos exercícios mais completos para o corpo

Artigo anterior

Carro movido a hidrogênio pode andar até 1.000 km com uma única “carga”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido