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Influencer pode virar profissão de verdade no Brasil

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Com o crescimento da internet e o surgimento de redes sociais, várias novas profissões também surgiram. E as pessoas passaram a lidar com ainda mais opções de ganhar a vida. Uma dessas inovadoras profissões é ser influencer.

Um influenciador digital é aquela pessoa que trabalha com a produção de conteúdos para um nicho segmentado. E aqueles que seguem esses influenciadores acreditam na opinião deles e as tomam como referências em suas vidas. Do mesmo modo, pautam-se nesses pontos de vista para determinar muitas de suas decisões.

Projeto de lei

Bruno Ávila

No Brasil, nós temos uma infinidade de influencers. Talvez por isso que a Câmara dos Deputados esteja reunindo propostas para montar um projeto de lei que regulamente as profissões de influencer e criador de conteúdo digital no país.

Para quem não sabe, em fevereiro do ano passado, essas profissões foram reconhecidas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), no entanto, elas ainda não têm regulamentações específicas por lei.

Por isso que, recentemente, o deputado Mario Negromonte Jr. escreveu duas propostas parecidas que foram anexadas ao PL (Projeto de Lei) 1282/2022. Ao todo, existem sete projetos de lei para regulamentar as profissões de influencer e criador de conteúdo digital no nosso país.

Influencer

Como dito, o Brasil tem uma quantidade grande de influencers e criadores de conteúdos digital. E por mais que essa seja uma profissão recente, a representatividade é importante para que pessoas fora de um “padrão” construído se enxerguem e faça com que outras pessoas enxerguem outras realidades além da sua.

Nesse ponto, uma influencer que está fazendo muito sucesso, é Camila Eduarda Bauer Lemos, ou Cacai Bauer, como é conhecida nas redes sociais. Ela é considerada como a primeira digital influencer com Síndrome de Down no mundo. Ela diverte e ensina seus seguidores através dos seus vídeos e postagens, tanto no Instagram, quanto no TikTok.

Cacai é baiana e tem 26 anos. O sucesso dela começou a acontecer no meio digital em 2016. Foi nesse ano que ela lançou o seu canal no YouTube, no qual fazia paródias musicais.

Antes de criar o seu canal, a mãe de Cacai procurou outros influenciadores com Down e não encontrou nenhum. Então, Cacai foi realmente a primeira influenciadora na internet com Down.

Atualmente, a jovem é bem conhecida no TikTok. Nessa rede social, ela tem quase um milhão de seguidores. Mas a influência e fama de Cacai não se limita a uma rede social apenas. No Instagram, ela também é muito famosa, e compartilha vários vídeos que faz para o TikTok também em seu Instagram.

O que chama a atenção nos vídeos da influencer é o seu bom humor, principalmente, quando ela dá conselhos e mostra o seu dia a dia para seus seguidores.

No entanto, Cacai não apenas diverte seus seguidores. Ela também busca conscientizar as pessoas com relação à Síndrome de Down. “Minha essência me torna especial”, disse ela compartilhando uma foto.

Em um vídeo, no qual ela fala sobre a liberdade de pessoas com deficiência, a influencer escreveu “não somos presos, muito menos limitados a fazer qualquer coisa. Liberte-se desse pensamento”.

E em outra postagem, Cacai fez questão de deixar claro para todos que pode responder por si própria. “Normalmente as pessoas quando encontram pessoas com down têm o costume de fazer as perguntas sobre elas aos seus pais ou a quem estiver com elas, porém as pessoas com síndrome de down podem perfeitamente responder. Então: PERGUNTE A MIM, NÃO AOS MEUS PAIS. Tenho 26 anos”, escreveu.

Além da conscientização que faz, Cacai também posta looks em sua conta do Instagram. E tanto a mãe, como os irmãos da jovem, apoiam o trabalho que a jovem faz e a ajudam na produção, gravação e edição. Inclusive, eles até aparecem em alguns vídeos.

A influencer também é embaixadora do projeto aTiva21, que tem objetivo de lutar pelos interesses e quebrar paradigmas da Síndrome de Down. Cacai também já participou de eventos políticos e programas de TV, para falar e desconstruir preconceitos sobre o Down.

Fonte: Olhar digital

Imagens:  Instagram, Bruno Ávila

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