Curiosidades

Inteligência artificial roubará os empregos? Essa é a resposta do CEO do Google

0

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que dá às máquinas a possibilidade de terem conhecimentos através de experiências, e permite que elas se adaptem ao seu meio e desempenhem tarefas quase da mesma maneira que um ser humano faria. A princípio, isso é uma ótima ideia. No entanto, ninguém sabe ao certo até onde essa tecnologia pode nos ajudar ou então ser a nossa ruína.

Essa preocupação parece ser uma pauta recente e está ganhando mais força entre as próprias pessoas ligadas a esse ramo e levantando questões com a população em geral. Tanto que vários debates e afirmações estão sendo feitos a respeito desse tópico.

Por exemplo, na última sexta-feira, Sundar Pichai, CEO do Google, falou sobre o impacto da inteligência artificial no mundo, especificamente, com relação a ela e as profissões. Na entrevista dada ao The Verge, ele disse quais eram suas opiniões e reflexões a respeito do assunto.

Resposta

Suno

Na visão de Pichai, com relação à inteligência artificial substituir os empregos ele reconheceu que as previsões feitas a respeito da automação tecnológica e eliminação dos empregos não foram concretizadas por completo.

“Vinte anos atrás, quando as pessoas previram exatamente o que a automação tecnológica faria, houve pronunciamentos específicos de categorias inteiras de empregos que desapareceriam. Isso não se concretizou completamente”, disse ele.

Por conta disso, o CEO do Google pontuou que, na realidade, a inteligência artificial possa melhorar determinadas profissões. Para dar um exemplo, ele citou os advogados. “Algo me diz que mais pessoas podem se tornar advogados, pois os motivos subjacentes pelos quais a lei e os sistemas legais existem não vão desaparecer. A IA pode tornar a profissão melhor em certos aspectos”, disse.

Mesmo assim, Pichai admitiu que não tem certeza sobre como toda essa tecnologia irá ser aplicada. Contudo, ele fez questão de enfatizar que sempre surgem novas profissões e que é preciso um esforço em conjunto da sociedade e dos governos para que possíveis mudanças no mercado de trabalho sejam enfrentadas.

“Eu realmente acho que grandes disrupções sociais no mercado de trabalho acontecerão. Os governos precisam estar envolvidos. Tem que haver adaptações. Habilidade será importante”, afirmou.

Google e inteligência artificial

Morse news

“A IA está no centro de tudo o que fazemos. Ela impulsiona nosso aprimoramento contínuo dos serviços existentes e nos permite criar produtos inovadores para nossos usuários”, pontuou Pichai.

Além disso, o homem ressaltou que o Google tem uma cultura de inovação contínua. “A inovação é parte do nosso DNA. Estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e evoluir. Investimos em pesquisa e desenvolvimento para impulsionar a inovação e trazer soluções que atendam às necessidades dos usuários”, disse.

Com relação à inteligência artificial, ele fez questão de ressaltar que a abordagem da empresa irá ser responsável, levará em consideração suas implicações geopolíticas e buscará encontrar as melhores respostas para os desafios que irão ser vistos ao longo do caminho.

“Acho que, do nosso ponto de vista, somos uma empresa maior, então acho que chegaremos a isso de maneira mais responsável. Existem lugares onde vamos nos envolver e tentar encontrar quais são as respostas certas”, pontuou.

Quando o CEO foi perguntado sobre a proteção de dados dos usuários, ele enfatizou a responsabilidade da empresa e disse que tanto a privacidade como a transparência são pontos que o Google leva muito a sério. “Estamos comprometidos em garantir a segurança das informações pessoais dos usuários e trabalhamos constantemente para fortalecer nossas medidas de proteção”, disse.

Outro ponto dito pelo CEO do Google foi a importância de se adiantar e antecipar quais serão as possíveis consequências da inteligência artificial. De acordo com ele, é preciso fazer uma reflexão sobre o assunto e antecipar as possíveis questões.

Mas claro que até ele reconhece que essas respostas não são uma coisa óbvia e pontua que restringir a inteligência artificial não é a melhor solução. “Acho que não está claro para mim que você retém a IA de maneira direta, essa não é a resposta certa. Tem implicações geopolíticas”, ressaltou.

“Queremos tornar a tecnologia acessível a todos, independentemente de suas habilidades ou limitações. Estamos empenhados em desenvolver ferramentas e serviços que sejam úteis para todas as pessoas, promovendo uma experiência inclusiva”, concluiu Pichai.

Fonte: Olhar digital 

Imagens: Suno, Morse news

Youtuber confessa ter causado acidente de avião para visualizações e pode ser preso

Artigo anterior

Cientistas ficaram impressionados com sons estranhos na atmosfera da Terra

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido