Curiosidades

Esse comercial de cerveja feito por inteligência artificial vai te dar medo

0

A velocidade de crescimento do campo da tecnologia está tão rápida que logo levanta uma questão: a inteligência artificial é apenas parte da ficção científica ou já está em praticamente todos os campos da sociedade? Através da inteligência artificial (IA) as máquinas podem adquirir conhecimentos por meio de experiências, adaptam-se às condições e conseguem desempenhar tarefas como os seres humanos.

Por conta disso, seu uso pode ser infinito e ela pode ser capaz de coisas que podem ao mesmo tempo maravilhar e assustar as pessoas. Um exemplo disso é esse comercial de cerveja feito totalmente por uma inteligência artificial. A priori isso pode parecer uma coisa totalmente futurista e maravilhosa, mas o resultado foibem diferente do que se esperava.

O comercial se chama “Synthetic Summer” e mostra um monte de coisas bizarras e elementos estranhos que com certeza não deveriam fazer parte da peça. Esse comercial foi criado por Helen Power e Chris Boyle, membro da empresa de produção de Londres chamada  Privateisland.tv.

Comercial

Ao todo a peça tem 30 segundos que são ao mesmo tempo, divertidos e assustadores, e mostram que as inteligências artificiais talvez ainda não estejam totalmente prontas para tomar o lugar dos humanos. Pelo menos não em determinadas coisas.

Segundo a matéria do site ArsTechnica, para fazer o comercial os criadores usaram o modelo de IA Gen-2, da Runway. Essa ferramenta consegue criar vídeos curtos se baseando em códigos e comandos de texto. Seu funcionamento é parecido com o Stable Diffusion ou o Midjourney, que conseguem gerar imagens variadas se baseando em palavras e frases.

O comercial tem como trilha sonora a música “All Star”, da banda Smash Mouth. Nele é visto uma festa comum acontecendo no quintal de uma casa. No entanto, quando quem está assistindo começa a reparar nas pessoas é possível ver que algumas estão deformadas, as latas e garrafas de cerveja estão distorcidas, de repente uma rajada de fogo vai diretamente nas pessoas, e mais alguns outros detalhes bizarros.

A inteligência artificial que foi usada ainda está na sua fase de testes. Por conta disso não é algo inaceitável que ela tenha alguns resultados absurdos como os que foram vistos nesse comercial.

Inteligência artificial

Assim como no caso desse comercial, dependendo de como é usada, a inteligência artificial pode criar cosias assustadoras. Ninguém sabe dizer ao certo até onde essa inteligência pode chegar. Mas a revolução que ela está fazendo em nosso mundo é bastante real. Tanto que as pessoas ainda estão aprendendo qual é a melhor forma de usar as redes neurais artificiais. E também o aprendizado que as máquinas podem ter e os avanços na inteligência artificial.

Uma delas foi pensada por Mario Klingeman. Ele é um artista alemão, que usa as redes neurais, códigos e algoritmos para produzir as suas obras. Além de ser um dos pioneiros no uso de máquinas na arte. E é residente no Google Arts; Culture.

Ele quis saber o que aconteceria se as redes neurais artificiais fizessem rostos sincronizados com uma música. Para isso, Klingemann usou a nova Rede Geradora Adversária (GAN, sigla em inglês), StyleGAN2, que foi criada pela Nivida e liberada como uma ferramenta há mais de um ano.

Essa tecnologia GAN pode ser usada para conseguir criar imagens a partir de referências. Ela também pode envelhecer ou rejuvenescer o rosto das pessoas em fotos, colorir fotos e aumentar a resolução das imagens.

Para seu experimento, Klingemann ajustou a ferramenta se baseando no espectro sonoro do áudio da música “Triggernometry” de Kraftamt. Alguns dos usuários do Twitter sugeriram que Klingemann destacasse alguns dos resultados do seu experimento. Principalmente, aqueles que fossem mais expressivos.

Alguns rostos bastante perturbadores só são vistos, quando olhamos o vídeo frame por frame. Isso porque as imagens passam rápido por causa da batida da música.

Fonte: Tecmundo

Imagens: Twitter, YouTube,

Site paga mil dólares para pessoas assistirem todos os 10 filmes de ‘Velozes e Furiosos’

Artigo anterior

Extermínio da humanidade por inteligência artificial foi previsto por Stephen Hawking há quase uma década

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido