Entretenimento

Youtuber confessa ter causado acidente de avião para visualizações e pode ser preso

0

O YouTube é uma das maiores plataformas de vídeo hoje em dia. Com sua imensa popularidade, as pessoas que se propõem a criar conteúdo para ela começaram a ganhar dinheiro com seus vídeos, e chegam a virar celebridades. Os youtubers são as pessoas que criam seus canais específicos na plataforma e, por lá, lançam alguns vídeos de diversos segmentos e para diferentes públicos.

Contudo, com o passar do tempo, os youtubers foram querendo cada vez mais visualizações em suas produções. Para isso, em alguns casos, apelam para meios não tão bons. Como por exemplo, Trevor Jacob que, no fim de 2021, viralizou com seu vídeo onde ele sofre um acidente com seu próprio avião.

No entanto, o acidente não aconteceu de fato. O próprio youtuber confessou ter provocado a queda para ganhar mais views em seu vídeo. De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Jacob confessou que não só destruiu, como também escondeu evidências para atrapalhar uma investigação criminal. Isso, na constituição dos EUA, pode resultar em uma pena de até 20 anos de prisão.

Investigação

Tecmundo

Depois do acidente, as autoridades locais começaram a investigar o caso com uma preocupação de que o modelo de avião que o youtuber estava pilotando não fosse tão seguro assim. Contudo, elas viram que Jacob não somente fingiu seu acidente, como também foi até o lugar onde o avião caiu para tirar os destroços antes da perícia chegar ao local. Para isso, o youtuber usou um helicóptero e levou todos os destroços para um galpão.

Como se isso não bastasse, Jacob escondeu partes da aeronave que seriam a prova de que não aconteceu nenhuma falha com ela, e o que sobrou ele destruiu.

Inicialmente, Jacob disse que não sabia onde o avião tinha caído. Entretanto, agora, ele confessou que tinha mentido para os investigadores da agência de aviação. Em seu primeiro depoimento, o youtuber disse que o motor da aeronave tinha parado de funcionar e que ele não tinha visto nenhum lugar para pousar. Por conta disso ele se ejetou.

Com isso, Jacob teve sua licença de piloto revogada nos EUA. O julgamento desse caso deve acontecer nas próximas semanas. Ao que tudo indica, a pena de Jacob deve ser diminuída já que agora ele está colaborando com as investigações e confessou o que realmente aconteceu.

Caso do youtuber

Para quem não se lembra ou não sabe o que aconteceu no caso, vamos relembrá-lo. Trevor Jacob era um snowboarder olímpico e virou youtuber de sucesso. Em dezembro de 2021, ele publicou um vídeo em seu canal chamado “I crashed my plane”, traduzido como “Eu bati meu avião”, que alcançou 2,5 milhões de visualizações.

No vídeo, é possível ver o avião colidindo com as montanhas da Floresta Nacional de Los Padres, na Califórnia. A batida acontece alguns minutos depois de Jacob saltar de paraquedas do avião.

Então, a Administração Federal de Aviação (FAA), dos EUA, após analisar as imagens do vídeo concluiu que o acidente foi causado pelo youtuber de maneira proposital.

“Em 24 de novembro de 2021, dia da gravação, você demonstrou falta de cuidado, julgamento e responsabilidade ao optar por pular de uma aeronave apenas para gravar as imagens do acidente”, afirmou o comunicado da FAA.

Além das imagens, o youtuber deixou várias outras pistas de que o acidente realmente  foi proposital. Por exemplo, depois que a hélice do avião parou, Jacob não tentou reiniciá-la e nem mesmo fez qualquer outro procedimento de emergência.

Outra pista foi a de que ele nem ao menos notificou os controladores aéreos mais próximos do local do acidente. E claro, como bom youtuber, Jacob fez questão de recuperar as câmeras do avião depois do acidente.

Como se todas essas evidências não fossem o suficiente, o youtuber estava usando paraquedas, uma coisa que ele não fazia em vários outros vídeos publicados anteriormente. Além disso, ele filmou seu salto usando um pau de selfie. Tudo isso mostrou que ele tinha a intenção de colidir seu avião propositalmente.

Com toda a repercussão do caso, na época, outros youtubers também se manifestaram. Eles disseram que a punição a Jacob deveria ter sido aplicada mais cedo e de uma forma mais rigorosa. Além disso, nos comentários do vídeo, o youtuber  foi bastante criticado por conta da gravação em si.

Fonte: Tecmundo, R7

Imagens: YouTube, Tecmundo

Sinopse de todos episódios da nova temporada de Black Mirror é revelada

Artigo anterior

Inteligência artificial roubará os empregos? Essa é a resposta do CEO do Google

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido