O Japão já havia anunciado a ideia de construir uma parede gigante de gelo para conter os vazamentos de água radioativa da usina de Fukushima antes, e agora eles conseguiram apoio para colocar isso em prática.
O órgão regulador de energia nuclear japonês analisou os planos da Tokyo Eletric Power (TEPCO) para construir uma parede gigante de gelo, e aprovou. Vale lembrar que algumas técnicas parecidas já foram usadas no passado, mas nunca na escala que será usada neste projeto para Fukushima.
Em entrevista a PhysOrg, o porta voz da empresa explicou que:
Tínhamos algumas preocupações, incluindo a possibilidade de parte do chão afundar. Mas não houve grandes objeções ao projeto na reunião, e concluímos que a TEPCO pode seguir em frente ao menos com parte do projeto proposto após passar por alguns procedimentos necessários.
Em junho, engenheiros construirão o muro de 1,5km que deve estancar o fluxo da água radioativa. E explicamos que isso funcionará da seguinte maneira:
A ideia é posicionar canos verticais com cerca de um metro de distância entre 20 e 40 metros no chão e bombear água refrigerada por eles. Isso efetivamente criaria uma barreira de gelo ao redor das instalações afetadas, mantendo a água contaminada dentro e a subterrânea fora.
Apesar do fato do projeto ter sido aprovado, a TEPCO deve ter que rever outras partes do projeto conforme ele progride. Há ainda alguma preocupação que a parede de gelo possa afetar a infraestrutura existente, o que significa que ela deve ser cuidadosamente monitorada conforme o avanço desse projeto.