Curiosidades

Lago fervente do Alasca mostra consequências das mudanças climáticas

0

Existe um lago nos perímetros do Alasca que não age como os outros lagos que você conhece. O Lago Esieh é excêntrico e desenvolveu caracteristicas próprias. Suas águas borbulham e estouram, enquanto um gás escapa do seu leito. Ou seja, o lago está literalmente fervendo. Imagine um lago do tamanho de 20 campos de futebol estourando várias bolhas freneticamente, e terá uma imagem próxima da real.

Mudanças climáticas

O problema é que o lago borbulhante não é algo do que podemos nos orgulhar, mas sim, exatamente o contrário. O lago está acima de uma superfície de permafrost, que é uma superfície consistente de gelo. O gelo de uma permafrost não derrete normalmente. O problema é que o permafrost é uma consequência direta do aquecimento global. Estudiosos estão em alerta pelo fato de que se está acontecendo no Alasca, pode acontecer em todos os outros lugares do mundo.

Consequências

Se o permafrost que estiver baixo ou ao redor de outros lagos estiver derretendo também, então o dióxido de carbono e o metano resultantes criarão o que os cientistas chamam de “ciclo de retroalimentação”. Ou seja, à medida que matérias orgânicas e vegetais anteriormente congelados são quebrados, os gases emitidos agravam ainda mais o aquecimento global. Esse fenômeno acaba por acelerar drasticamente o processo da mudança climática, causando ainda mais derretimento do permafrost. É basicamente um ciclo sombrio e infernal.

E aí, você está lutando contra o aquecimento global? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais.

26 imagens apocalípticas que mostram a zona proibida de Fukushima

Artigo anterior

4 profissões que vão acabar e 4 profissões que se tornarão populares nos próximo anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido