Ler depois de comer faz mal?

POR A redação    EM Curiosidades      29/05/14 às 14h21

Aposto que sua mãe já chamou sua atenção quando te pegou lendo depois do almoço ou do jantar (toda mãe faz isso). Mas o fato é que não tem nada a ver uma coisa com a outra. Segundo os especialistas, as mães precisam reformular esse discurso, uma vez que não há qualquer dano aos olhos se a pessoa ler no período em que o organismo está trabalhando na digestão.

Os médicos afirmam que o máximo que pode acontecer é uma sensação de sonolência e preguiça, porque nesse processo de digerir os alimentos o corpo concentra o sangue na região do estômago. Isso aliás, também pode variar, dependendo do que foi ingerido: se uma feijoada ou algo tão gorduroso quanto, o torpor será mais severo; se uma saladinha, será apenas uma preguicinha "marota".


No entanto, ler enquanto se está comendo não é recomendado. O ideal é focar no alimento, para que a mastigação seja feita da forma correta. A mesma coisa vale para as conversas muito longas na hora de sentar à mesa, porque pode ocorrer a entrada abundante de ar junto com a comida, o que causa dores no estômago e desconfortos abdominais.

Ainda de acordo com os pesquisadores, há outras crendices populares relacionadas à visão que também não têm validade alguma. Dentre elas está a ideia de que ler com a luz fraca ou focar, durante muito tempo, a tela do computador sejam fatores que podem estragar a vista permanentemente . Nesses casos, como explicam, é possível que haja apenas cansaço visual.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+