Curiosidades

Lutador de 20 anos perde parte do pulmão por uso excessivo de vape

0

Atualmente, os cigarros eletrônicos e os vapes se tornaram sensação entre as pessoas mais jovens. Tanto é que muita gente que não era nem acostumada com o cigarro tradicional começou a usar esse tipo de vaporizador por pensar que ele não traz riscos. Contudo, a realidade não é bem essa, como foi o visto no caso desse aspirante a lutador de MMA.

O caso aconteceu no último mês, e Sean Tobin, de 20 anos, usou suas redes sociais para mostrar como o seu pulmão ficou por conta do seu uso intenso de vape. Ele começou a fumar vape em 2018, quando tinha somente 15 anos, e não parou desde então.

Caso

Facebook

Por conta do uso intenso, Sean teve que fazer uma cirurgia de emergência. Na cirurgia, o jovem teve parte do seu pulmão removido depois de um colapso. De acordo com Sean, ele fumava tabaco e às vezes substâncias à base de cannabis, além de chegar a baforar seu vape cinco mil vezes durante uma semana.

A complicação do caso veio à tona quando Sean sentiu uma dor nas costas bem aguda enquanto trabalhava. Por conta dela, ele foi levado até um centro de atendimento de urgência às presas para que seus sinais vitais fossem verificados. Então, o raio-X feito mostrou que o pulmão direito do jovem tinha colapsado.

Facebook

Visto isso, os médicos fizeram uma incisão entre as costelas dele e colocaram um tubo torácico para tentar expulsar o ar preso que estava esmagando o pulmão e o tórax. Contudo, o pulmão de Sean não cicatrizou de forma natural. Por isso que a cirurgia foi necessária.

Impacto no pulmão

Facebook

Como visto nas fotos feitas antes da cirurgia, a superfície do pulmão de Sean estava coberta por manchas pretas que, de acordo com os médicos, eram depósitos de carbono por conta do uso intenso do vape. O jovem quis compartilhar a imagem em suas redes sociais para servir como um alerta para as outras pessoas.

No seu Facebook, Sean disse que por causa do uso de vape ele precisou de ajuda para respirar. “A experiência mais dolorosa que já tive. Se você não pode fazer isso por você, faça pelas pessoas que te amam. Todo mundo pensa que não vai acontecer com eles até que aconteça. Eu pensei que era invencível”, escreveu ele.

Além de contar o seu caso, o lutador também pediu para que as pessoas deixassem o uso de vape de lado. “Por favor, compartilhem, não quero que ninguém passe pelo que estou passando”, alertou.

Sean fez vários pots a respeito disso e em outro escreveu: “Parem de usar vape, por favor, eu imploro. Eu sou um atleta, treino de 4 a 7 dias por semana e meu pulmão entrou em colapso por causa do vape”.

Perigos do vape

Canaltech

Muitas pessoas migraram pros vapes com o pensamento, ou até mesmo a certeza, de que eles são menos prejudiciais que os cigarros comuns. No entanto, mesmo eles tendo uma quantidade menor de substâncias tóxicas quando comparados aos cigarros tradicionais, eles não são totalmente inofensivos ou “saudáveis”.

De acordo com os pesquisadores do Programa de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração, as pessoas que usam esses dispositivos fumam o equivalente a mais de 20 cigarros por dia. Esse programa é focado nas pessoas que estão tentando abandonar o uso dos vapes.

E não são apenas os jovens que acreditam que os vapes são mais saudáveis ou até inofensivos. Vários pais também têm esse pensamento e permitem que seus filhos usem os dispositivos em festas ou em casa, mas não sabem que isso pode fazer com que os jovens se transformem em uma nova geração de fumantes e possam ter vários problemas de saúde.

“O jovem precisa compreender que ele está com um dispositivo eletrônico na boca. Existem vários riscos à saúde e eles não se dão conta disso porque temos a indústria do tabaco dizendo que é um produto menos danoso. Então, a gente vai absorvendo essa ideia e normalizando o uso. Mas esse produto veio da indústria que mata mais da metade dos seus consumidores. Não podemos nos esquecer disso”, disse Andréa Reis, pedagoga e chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do Inca.

Por não serem uma alternativa “saudável” é de se esperar que os vapes causem vários problemas de saúde. Alguns deles são: evali, uma doença associada ao uso de cigarros eletrônicos; dependência da nicotina; problemas no coração; desenvolvimento de câncer; doenças pulmonares; lesões no pulmão a longo prazo; piorar a asma; disfunção erétil; transtornos psicológicos e ser porta de entrada para o tabagismo.

Fonte: Canaltech, VivaBem

Imagens: Facebook, Canaltech

Aplicativo alimentado por IA faz pessoas ”conversarem” com Jesus. Entenda

Artigo anterior

Besouro Azul tem cena pós-crédito?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido