Curiosidades

Mancha verde brilhante em Veneza foi revelada

0

A cidade de Veneza, que está localizada no nordeste da Itália, é conhecida por quase todos, pelo menos de nome. O lugar é famoso por suas ruas tomadas pela água, sua arquitetura e as obras de arte. Uma parte da cidade está listada como Patrimônio Mundial. Ela é a capital de Veneto e abriga aproximadamente 270 mil pessoas.

Ela é formada por mais de 100 pequenas ilhas, em uma lagoa no Mar Adriático. Exatamente por isso a cidade, construída sobre lama e água 15 séculos atrás, não tem estradas, apenas canais. Além disso, a origem de sua construção remonta ao período das invasões bárbaras.

Atualmente, Veneza é considerada um dos destinos mais românticos para se visitar. Além de ser também uma das cidades mais turísticas de toda Itália. E por mais que ela seja conhecida por suas belezas, recentemente Veneza foi o cenário de um acontecimento bizarro. No último fim de semana, apareceu uma mancha verde brilhante no sistema de canais da cidade, sendo vista primeiro perto da Ponte Rialto.

À medida que o tempo foi passando, na manhã de domingo, o tom de verde bem vívido já tinha se espalhado por todas as vias de água de Veneza, o que com certeza fez com que o cenário da cidade mudasse completamente.

Motivo

Claro que por conta da mudança de cor repentina, as autoridades começaram uma investigação a respeito da cor verde. E por qual motivo os canais de Veneza se transformaram em um espetáculo fluorescente?

A resposta foi dada nessa segunda-feira por Luca Zaia, o governador da região do Vêneto na Itália. De acordo com ele, o culpado por essa coloração dos canais foi a fluoresceína, que é um composto orgânico usado frequentemente para as inspeções de água ou nas aventuras espeleológicas.

Por isso que, mesmo que a cor dos canais tenha chocado a maior parte das pessoas, o verde visto não é uma ameaça ao ecossistema local. Tanto é que nenhum peixe sofreu ou planta aquática acabou morrendo. De acordo com a CNN, a amostra de água que foi recolhida para a análise não mostrou nenhuma substância tóxica

Mesmo sabendo o que tinha causado a mudança de cor, uma pergunta ainda pairava no ar: como a fluoresceína foi parar nos canais de Veneza? Sobre esse ponto, o governador não falou nada, o que fez com que a curiosidade ficasse ainda maior.

No entanto, dando uma olhada no passado, é especulado se isso não pode ter sido feito como uma maneira de aumentar a conscientização ambiental das pessoas. Isso porque, em 1968, o ecoartista argentino Nicolas Garcia Uriburu tingiu o Grande Canal também de verde com esse objetivo em mente.

Canais de Veneza

Terra

Dessa vez os canais de Veneza chamaram atenção por conta da sua coloração fora do comum. No entanto, em 2020, quando o mundo todo estava recluso por conta da pandemia do coronavírus, eles chamaram atenção por outro motivo. Por conta do vírus, a cidade foi a primeira a suspender suas atividades. No dia 23 de fevereiro, Veneza cancelou seu carnaval bem no meio do feriado.

Três semanas depois dessa suspensão foi possível ver um fenômeno bastante surpreendente acontecendo na cidade. O que ninguém esperava aconteceu. Os canais de Veneza voltaram a ter vida.

Os canais da cidade sempre foram vistos como sujos e fétidos. Mas durante aquele período, os moradores de Veneza tiraram fotos e colocaram em suas redes sociais para mostrar como os canais estavam com sua água cristalina e peixes nadando neles.

Fonte: Mistérios do mundo,

Imagens: Twitter, Terra

Bird Box Barcelona: novo trailer revela que criaturas do filme vão ter mudanças

Artigo anterior

Destruição de represa gera caos e ameaça usina nuclear na Ucrânia; veja vídeos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido