Curiosidades

Médico alerta que uso de eletrônicos está relacionado com aumento de miopia

0

Várias pessoas no mundo todo têm problemas de visão. Em determinado momento da história eles já foram considerados um motivo de piada e também sinônimo de inteligência. A realidade é que cada vez mais pessoas e mais jovens enfrentam esse tipo de problema. Um dos mais comuns é a miopia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 59 milhões de brasileiros, aproximadamente 25% da população, são afetados pela miopia. E esse problema de visão pode ter uma tendência a aumentar. Isso porque, segundo o oftalmologista Henrique Sidi existe uma relação entre o uso de aparelhos eletrônicos, como os smarthphones, e o aumento do risco de miopia.

Essa consequência é tão grande que até mesmo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo emitiu um alerta a respeito do aumento visto em crianças e adolescentes. E a Organização Mundial da Saúde (OMS) também emitiu um alerta em nível mundial.

Miopia

Front saúde

De acordo com Sidi, a visão do ser humano passa por mudanças nesses momentos em que vivemos. “O ser humano primitivo não usava visão de perto, mas a de longe para sobreviver, quando olhamos para distância, o olho não faz força. Para perto, porém, há força muscular brutal”, disse ele.

No entanto, usar computadores e smartphones exige um esforço para a visão das pessoas. “No adulto, que não tem a estrutura ocular formada, vai ter cansaço e dores de cabeça. Mas na criança em formação, o esforço faz com que a estrutura do olho se modifique e se torne míope”, explicou o médico.

Além disso, Sidi pontua que esse processo é crônico, isso porque a estrutura social mudou. “Hoje ficamos o dia inteiro usando a visão para perto, em smartphones, é uma tendência mundial”, pontou ele.

O oftalmo também disse que “o ser humano se torna míope para favorecer a visão de perto e esse processo não vai ser interrompido”. E todo esse processo, na visão do especialista, foi intensificado por conta da pandemia, já que o isolamento social fez com que as pessoas ficassem ainda mais tempo em telas mais próximas.

Problemas de visão

Duo oftalmologia

A miopia é uma alteração ocular que faz com que a pessoa tenha dificuldades de enxergar à distância. E mesmo que o número de pessoas afetadas por ele pareça grande, de acordo com a OMS, até 2050 cerca de 50% da população do mundo vai ser afetada por esse problema de visão.

No mundo todo, a miopia afeta até 2,6 milhões de pessoas. Dentre todos esses casos, 90% das pessoas afetadas moram em países do sudoeste asiático.

Claro que a miopia não é o único problema de visão. Além dela, outros problemas afetam as pessoas. Por exemplo, no nosso país, de acordo com um levantamento feito pela Fundação Abióptica em 2019, eles concluíram que 36 milhões de brasileiros usam lentes de contato ou óculos. Essas lentes são usadas para corrigir problemas de visão, como hipermetropia, presbiopia, miopia ou astigmatismo.

Existem também as pessoas que procuram soluções mais permanentes para lidar com seus problemas de visão, indo para a cirurgia. De acordo com os dados da empresa Market Scope, em 2018, foram feitas 158 mil cirurgias de correção visual a laser no Brasil.

“O procedimento pode ser feito com duas diferentes técnicas, de acordo com a necessidade do paciente. Dura aproximadamente 10 minutos, para os dois olhos, e tem resultados imediatos”, explicou Ducci.

A respeito da miopia, a OMS já a considera como uma epidemia do século XXI. Ela é considerada assim porque pode ser vista no mundo todo, como foi visto na pesquisa feita pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, entre abril e junho de 2021, com 295 médicos oftalmologistas.

Essa pesquisa também concluiu que sete a cada dez médicos entrevistados também notaram esse aumento na miopia nas crianças em tempos de lockdown. Ducci pontuou que a miopia não é apenas uma doença hereditária, apesar de isso ser um fator importante.

“Estudos comprovam que a falta de exposição ao sol e a consequente exposição frequente a telas, por exemplo, podem causar ou agravar a miopia, o que explica a alta nos casos durante o período de isolamento social”, explicou ele.

Fonte: CNN, Aventuras na história

Imagens: Front saúde, Duo oftalmologia

Como funciona a tecnologia que mudou a Copa do Mundo?

Artigo anterior

Famosos que também são formados em medicina

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido