Curiosidades

Cientistas dizem que estamos vivendo uma ”epidemia” de miopia

0

Problemas de visão atingem um grande numero de pessoas, em todo o mundo. Ademais, ao longo dos tempos, eles já foram considerados motivo de chacota e também sinônimo de inteligência. O fato é que é cada vez mais comum a necessidade de se usar óculos, até mesmo às pessoas mais jovens. Tanto que os cientistas estão alertando para uma “epidemia” de miopia.

Esse alerta foi feito porque eles observaram aumentos acentuados de miopia entre os adultos baby boomers tardios. Ademais, de acordo com os dados coletados de 107.442 participantes do programa Biobank no Reino Unido, as pessoas nascidas no final da década de 1960 têm 10% mais chances de serem míopes do que as que nasceram três décadas antes.

O maior aumento foi nas pessoas que experimentaram suas mudanças de visão mais tardiamente, mesmo que os casos de miopia infantil, e o número de casos graves tenha dobrado no mesmo período.

Miopia

Médico de olhos

Acredita-se que a miopia seja causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, incluindo o aumento do tempo de tela.

“Agora é uma preocupação urgente de saúde pública internacionalmente, com uma ‘epidemia’ emergente de miopia, caracterizada por aumento da prevalência acompanhado por uma mudança de distribuição de toda a população para uma idade de início mais jovem e maior gravidade”, explicaram os pesquisadores.

O grupo mais antigo analisado pelo estudo do Biobank foi de pessoas nascidas entre 1939 e 1944. Dessas, 12,6% desenvolveram miopia na infância e 7,4% a desenvolveram mais tarde na vida. Para as pessoas nascidas entre 1965 e 1970, a porcentagem aumentou para 15,6% e 13,6%, respectivamente.

Ao todo, a proporção de pessoas com miopia nos grupos mais velhos e mais jovens aumentou de 20% para 29,2%. Mas a maior parte dos casos em adultos foi leve. Nesse ínterim, a porcentagem mais alta, 30,9%, foi registrada para os nascidos entre 1955 e 1959. É justamente ela que mostra uma tendência preocupante.

Estudo

Neo oftalmo

Os pesquisadores analisaram os dados mais a fundo e sugeriram várias razões para esse aumento. Dente eles, mudanças na nutrição das dietas na infância, aumento no uso de telas digitais e mudanças nos métodos de ensino com mais lição de casa e menos tempo ao ar livre.

Além disso, o aumento de pessoas que continuaram seus estudos depois dos 18 anos também pode ser um fator que influencia o aumento de casos de miopia. A relação entre educação superior e um maior risco de miopia já foi observada em vários estudos anteriores.

“Houve uma mudança ao longo do tempo na proporção de crianças que optam por permanecer no ensino superior e, paralelamente, a mudança nos métodos de ensino, o uso generalizado da TV e, mais recentemente, o uso generalizado de dispositivos de tela eletrônica e a extensão dessas atividades em tempo livre”, disseram os pesquisadores.

Assim como outros estudos ao redor do mundo mostram, a miopia está se tornando um problema para mais pessoas no começo da vida. Ao mesmo tempo, uma maior proporção de pessoas que desenvolvem miopia está relatando casos mais graves.

Casos

Clínica para família

Contudo, as evidências vistas na frequência de miopia em pessoas nascidas entre 1955 e 1970 vão de encontro com a ideia de que as tendências podem ser estabilizadas ou mesmo revertidas.

Portanto, para que isso aconteça é preciso mais estudos a respeito de como as diferentes influências o risco de miopia, e como as taxas na infância são diferentes das vistas nos casos adultos.

“É necessária uma economia mista de pesquisa para melhorar nossa compreensão dos fatores de risco modificáveis ​​ao longo da vida e como enfrentá-los”, concluíram os pesquisadores.

Fonte: Science Alert

Imagens: Médicos de olhos, Neo oftalmo, Clínica para família

As provas de resistência mais longas do BBB

Matéria anterior

O que acontece com o corpo quando você para de consumir bebidas?

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications