Saúde

Mito ou verdade: abacate realmente faz bem para o coração? Novo estudo americano responde

0

Muito se ouve falar sobre os benefícios do abacate para o organismo, mas será que isso é realmente verdade?

O sobrepeso e a alimentação inadequada representam riscos significativos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, e são uma das principais preocupações da medicina atual.

Indivíduos que não adotam hábitos alimentares saudáveis e não se exercitam regularmente necessitam fazer mudanças em seu comportamento.

Com isso em mente, recentemente, um estudo publicado no Jornal da Academia de Nutrição e Dietética examinou os impactos do consumo de abacate nos fatores de risco cardiometabólicos.

Por que ajuda?

Via Freepik

O abacate é uma fruta que apresenta um alto teor de gorduras insaturadas, algo que influencia nos fatores de risco para desenvolver doenças cardiovasculares.

Os dados indicam que os consumidores de abacate na Austrália e nos Estados Unidos tendem a ter uma maior ingestão de ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, assim como de vitamina E, fibras, potássio e magnésio, enquanto apresentam uma menor ingestão de alimentos não saudáveis.

Os pesquisadores analisaram 10 estudos, que incluíam um estudo de coorte prospectivo e nove ensaios clínicos randomizados de intervenção. Esses ensaios envolveram 503 participantes e examinaram os efeitos do consumo de abacate em uma variedade de resultados relevantes.

Entre os participantes, três estudos incluíram exclusivamente mulheres, enquanto quatro deles envolveram indivíduos com sobrepeso/obesidade. Dois estudos recrutaram pessoas com hipercolesterolemia, e outros dois incluíram indivíduos diabéticos com hipertrigliceridemia.

A duração dos estudos variou entre três e 24 semanas. As doses ou as quantidades de abacate consumidas pelos participantes variaram de 99 gramas a 330 gramas por dia.

Além das dietas de intervenção e controle, outras abordagens dietéticas incluíram dietas moderadas em gordura, dietas habituais, dietas ricas em ácidos graxos monoinsaturados e dietas com restrição energética.

O estudo de coorte prospectivo envolveu mais de 55.000 participantes que foram acompanhados por um período de quatro a 11 anos.

Menos colesterol

Os pesquisadores afirmaram que não foram identificadas diferenças significativas nos níveis de colesterol LDL (colesterol “ruim”) entre os grupos que consumiram abacate e o grupo controle.

No entanto, diferenças significativas foram observadas entre os subgrupos; por exemplo, houve uma redução significativa nos níveis de colesterol LDL no grupo que consumiu abacate em comparação com o grupo de indivíduos com hipercolesterolemia.

Além disso, os consumidores de abacate apresentaram níveis significativamente mais baixos de colesterol total.

Não foram encontradas diferenças significantes nos níveis de triglicerídeos ou colesterol HDL (colesterol “bom”) entre os grupos analisados.

Ou seja, os benefícios do abacate interferem somente com gordura boa, e apresenta impacto significativo no organismo.

Via Freepik

Como aproveitar os benefícios do abacate?

Se você quer aproveitar os benefícios do abacate para doenças cardiovasculares, mas não tem o costume de comer essa fruta, existem algumas alternativas.

O abacate é uma fruta versátil e pode incorporar diversas receitas, inclusive doces e salgadas.

Por exemplo, preparar guacamole é uma maneira popular de consumir abacate. Misture a fruta amassada com tomate, cebola, coentro, limão e sal para criar um molho saboroso para acompanhar nachos, tacos ou como mergulho para vegetais.

Além disso, tente adicionar fatias de abacate a saladas para dar um toque cremoso e nutritivo. Combine com outros vegetais, folhas verdes e um molho leve.

Para beber, é possível fazer smoothies com abacate para uma textura mais cremosa e um impulso nutricional. Ele combina bem com frutas, iogurte e vegetais de folhas verdes.

No dia a dia, os lanches são uma boa forma de obter os benefícios do abacate, como, por exemplo, trocando a maionese ou outros condimentos por fatias em sanduíches. O mesmo vale para açaí, sorvete e outras sobremesas.

Esse alimento é versátil para café da manhã, com ovos ou torradas, para o almoço, com saladas e molhos, e também nos lanches, com sanduíches ou bebidas rápidas.

Sua textura pode ser mais leve ou pesada, dependendo da preferência, e amassar, bater ou cortar não diminui os benefícios do abacate no consumo. Assim, é uma forma saudável e rápida de melhorar seu organismo e diminuir as chances de ter doenças cardíacas!

 

Fonte: Globo

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

Bebida alcoólica: ficar 30 dias sem beber limpa o fígado?

Artigo anterior

Mesmo com fama de arriscado, crossfit tem vários benefícios. Saiba quais

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido