O futebol brasileiro e mundial lamenta a morte de Pelé, considerado o maior jogador de todos os tempos. Edson Arantes do Nascimento, o famoso Pelé, faleceu nesta quinta-feira, 19 de dezembro.
O Rei do Futebol estava internado desde novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele enfrentava um câncer de cólon agressivo, e acredita-se que o falecimento foi em decorrência de um quadro de anasarca, popularmente conhecido como inchaço generalizado, e insuficiência cardíaca descompensada.
Anteriormente, estava se recuperando de uma infecção respiratória generalizada.
O hospital e as fontes de notícia confirmaram a morte, e lamentaram a morte de Pelé, deixando um legado de talento para trás. Sua carreira foi marcada por mais de 1.000 gols, além de ser o último atleta a vencer três Copas do Mundo.
A história de Pelé
Pelé nasceu em 1940 no interior de Minas Gerais, mas começou sua carreira em São Paulo, na cidade de Bauru. Posteriormente, consagrou-se no time de Santos, no qual iniciou a maior carreira futebolística que o Brasil e o mundo já viram.
Ele sonhava em ser jogador desde criança, por influência do pai, que também foi jogador e não conseguiu conquistar a taça na Copa do Mundo de 1950, sediada no Brasil.
Por isso, o Rei do Futebol passou por diversas equipes amadoras até conseguir um contrato profissional, em 1956. No entanto, não demorou até receber a convocação para jogar pela Seleção Brasileira, em 1957. Com o teste, conseguiu mostrar seu talento nato, e conseguiu uma posição de destaque no time nacional.
Foi quando iniciou uma trajetória de conquistas, representando o Brasil em quatro Copas do Mundo, dos 17 aos 29 anos. Ele conquistou três campeonatos mundiais da FIFA, em 1958, na Suécia, 1962, no Chile, e 1970, no México.
Entre tantos destaques, também apareceu na televisão, cinema e rádio. Além disso, era conhecido como um ídolo carismático, humilde e talentoso. A admiração se manteve em todas as gerações de jogadores de futebol que vieram após o Rei.
Fãs lamentam morte de Pelé
Após a confirmação da notícia, a internet entrou em luto pela morte de Pelé. Fãs temiam a confirmação do falecimento, mas o ex-jogador já estava em estado grave no hospital, debilitado e na UTI.
Embora os parentes mais próximos não tenham informado sobre sua situação de saúde, as últimas semanas enfrentando o câncer foram mais difíceis para o ex-jogador.
Após a morte do ídolo brasileiro, fãs prestaram sua homenagem, além de diversos portais de notícias e perfis futebolísticos nacionais e internacionais, que celebram a carreira do astro e reconhecem o talento que se foi.
A morte de Pelé deixa um legado de anos de dedicação, conquistas e títulos, além de ser inspiração para diversos jogadores. Afinal, o Rei revolucionou o futebol, e segue coroado.
Fonte: Metrópoles
Imagens: Exame, Metrópoles, Correio Braziliense