Curiosidades

Mototaxista mudou de vida depois de encontrar e devolver US$ 50 mil

0

Mesmo que seja difícil acreditar que ainda existam pessoas boas no mundo, de vez em quando aparecem casos que nos lembram que elas ainda existem. Essa foi a história desse mototaxista na Libéria. Por mais que sua história tenha aspectos de uma lenda urbana moderna, ela realmente aconteceu.

A história aconteceu com o mototaxista Emmanuel Tuloe, de 19 anos, que em 2021 encontrou 50 mil dólares, equivalente a 230 mil reais, em uma mistura de dólares e notas libanesas embrulhados em um saco plástico na beira da estrada. Ele encontrou o dinheiro enquanto dirigia o seu mototáxi.

Claro que o mototaxista poderia ter pegado aquele dinheiro para si e o guardado. No entanto, ele decidiu entregá-lo para sua tia cuidar. Quando o verdadeiro dono do dinheiro foi na rádio nacional para ver se alguém tinha encontrado a quantia e pediu para que a pessoa o devolvesse, Emmanuel ouviu o pedido do homem e entregou ao dono a quantia.

Por mais que algumas pessoas ridicularizaram a atitude do mototaxista, dizendo que por ter devolvido o dinheiro ele morreria pobre, esse gesto de generosidade e honestidade lhe trouxe várias recompensas. Dentre elas, uma vaga no Ricks Institute, uma das escolas mais prestigiadas da Libéria.

Além disso, o presidente do país, George Weah, deu ao mototaxista 10 mil dólares, ou 46 mil reais. O dono de um meio de comunicação local também doou dinheiro para o jovem. A pessoa a quem o dinheiro pertencia também deu a Emmanuel 1.500 dólares, equivalente a 6.900 reais, em mercadorias.

Como se todas essas recompensas não fossem o suficiente, talvez a mais significativa delas tenha sido a oferta de uma universidade nos Estados Unidos para que o mototaxista estudasse nela, tendo bolsa integral assim que ele terminar o seu ensino médio.

Mudança de vida

BBC

Depois do seu gesto de honestidade, o mototaxista retomou seus estudos no instituto Ricks, criado há 135 anos para a elite da sociedade liberiana. “Estou confortável na escola. Não porque Ricks tem um nome com tanto prestígio, mas por causa das disciplinas acadêmicas e morais”, disse Emmanuel.

A história de Emmanuel é parecida com a de várias crianças liberianas pobres. Ele teve que abandonar a escola quando tinha nove anos para tentar ganhar algum dinheiro para ajudar a família. Isso foi logo depois que o pai dele se afogou em um acidente e ele teve que ir morar com sua tia.

Depois de alguns anos, ele virou mototaxista. Como estava há muito tempo fora do sistema escolar, Emmanuel precisa de muito apoio extra na escola. “Quando Emmanuel entrou pela primeira vez na sexta série, ele se sentiu um pouco inferior. Não conseguia se expressar em sala de aula, mas trabalhamos com ele dia após dia”, disse a professora Tamba Bangbeor.

“Academicamente, ele veio com fundamentos baixos, então o colocamos em um programa de enriquecimento educacional. Isso o ajudou”, continuou ela.

A jornada escolar do mototaxista ainda é longa. Ele tem que cursar mais seis anos de ensino médio e se formará quando tiver 25 anos. Entretanto, Emmanuel não se importa com a sua diferença de idade em relação aos colegas.

Além disso, Emmanuel gosta do regime de internato porque para ele “a vida no dormitório é boa porque é uma maneira de aprender a viver sozinho algum dia”.

O plano futuro do mototaxista é fazer faculdade de contabilidade “para se preparar para ajudar a orientar o bom uso do dinheiro do país”.

Honestidade

BBC

Mesmo sabendo que várias pessoas julgaram sua atitude de devolver o dinheiro, Emmanuel admite que ele poderia ter usado o valor para melhorar sua situação, “mas eu nunca teria tido as oportunidades que tenho agora”, ressaltou.

O mototaxista agradece a Deus por ter dado a ele todas as recompensas que ele ganhou e também se mostrou muito grato a seus pais por terem enraizado a honestidade nele.

“Minha mensagem para todos os jovens é: ‘É bom ser honesto; não pegue o que não pertence a você'”, disse ele.

Fonte: BBC

Imagens: BBC

Vulcano: o planeta inexistente destruído por Albert Einstein

Artigo anterior

O surpreendente interior dos bunkers do dia do Juízo Final

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido