Curiosidades

Mudanças climáticas afetam sabor e preço das cervejas

0

A cerveja é, sem dúvidas, uma bebida de preferência nacional. A maior parte dos brasileiros adora saborear aquela cervejinha. Seja no barzinho, em casa, com os amigos ou seja lá do jeito que for. De todas as formas de álcool, a cerveja é a mais duradoura e popular.

Mesmo sendo tão popular, ela ainda tem as suas especificações e variações. No entanto, para as pessoas que gostam mais do tipo IPA, aquele que tem bastante lúpulo, as notícias não são das melhores e indicam que o preço desse tipo de cerveja irá subir.

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Academia Tcheca de Ciências, com o aumento das temperaturas na Europa, isso fez com que houvesse uma diminuição na produção de lúpulo. Justamente o ingrediente que faz o gosto da IPA ser tão único. Por conta disso, e pela crescente da demanda, a tendência e que as cervejas que tem esse ingrediente como base fiquem mais caras nos próximos anos.

Mudança na cerveja

Opa bier

Para o estudo, os pesquisadores analisaram como a produção do lúpulo mudou na Alemanha, na República Tcheca e na Eslovênia, locais que tem 90% das regiões produtoras de lúpulo no mundo, conforme as temperaturas médias foram aumentando. Os dados que eles analisaram remontam até 1970.

Analisando a evolução, eles viram que o rendimento do lúpulo por colheita irá diminuir entre 4 e 18% até 2050. Isso irá acontecer por conta da queda na produção desse ingrediente que está relacionado com um amadurecimento que atualmente acontece 20 dias antes do que era visto quando as temperaturas eram mais baixas. Por conta dessa mudança na produção, a colheita deve ter uma diminuição de até 19,4% dependendo da área.

Outro ponto ressaltado pelos pesquisadores é que a composição química do lúpulo também está sofrendo mudanças por conta da temperatura. Está acontecendo uma queda do nível de alfa-ácidos, que são o que dá ao lúpulo o seu sabor amargo. De acordo com o estudo, uma queda entre 20 a 31% no teor de alfa-ácido está prevista para acontecer até 2050. Isso afeta diretamente a qualidade do lúpulo.

Impacto na indústria

Brejada

Essas mudanças são significativas na indústria cervejeira porque a IPA está entre os tipos mais populares do mundo. Além disso, boa parte da sua popularidade está ligada ao amargor e aroma característicos gerados pelo lúpulo.

De acordo com o Business Insider, os fabricantes de cerveja já estavam enfrentando uma crescente nos custos de transporte, eletricidade, mão de obra e outros ingredientes da bebida. Agora, junto com essa queda no lúpulo e aumento da demanda dele na indústria, o custo dele irá aumentar e consequentemente isso será visto no preço da cerveja para os consumidores.

E como a Alemanha, República Tcheca e Eslovênia tem uma importância muito grande na produção de lúpulo, os efeitos sentidos por lá devem ser vistos em praticamente todos os lugares do mundo. E o lúpulo produzido em outras regiões também pode acabar sendo afetado pelas mudanças climáticas.

Adaptação

Consul

Para quem não sabe, os lúpulos aromáticos são colhidos, normalmente, em áreas pequenas da Europa que tem condições climáticas específicas e são colhidos uma vez por ano. Por conta de toda essa especificidade, ele fica mais suscetível às mudanças e crises climáticas em comparação aos locais com condições mais variáveis.

Conforme o clima vai mudando, os locais que eram os de produção do lúpulo vão ficando menos hospitaleiros, contudo, novos locais podem se abrir. De acordo com os pesquisadores, vários produtores de lúpulo se viram forçados a mudar suas culturas para altitudes mais elevadas.

Mesmo que a mudança possa ser feita, talvez não exista terra o suficiente. Por isso que, conforme dizem os pesquisadores, para compensar a perda de colheita e teor de alfa-ácidos, a área usada para o cultivo de lúpulo aromático deve aumentar 20%  com relação à de produção vista hoje em dia.

Em sua conclusão, o estudo pede que se tome “medidas urgentes de adaptação para estabilizar as cadeias de mercado internacionais”. Ele também ressalta que as mudanças climáticas “afetarão a economia e as perspectivas” europeias de produção de lúpulo. Ou seja, mudanças são necessárias para que os preços não subam.

Fonte: Época negócios,

Imagens: Opa bier, Brejada, Consul

IA cria vídeo a partir de foto de empresária brasileira para golpes do Pix

Previous article

É possível induzir alucinações sem usar drogas, diz estudo

Next article

Comments

Comments are closed.