Notícias

Mulher consegue impedir roubo de moto após lutar com ladrão

0

Uma mulher lutou com um ladrão e impediu que sua moto fosse roubada na manhã da quarta-feira, 13 de abril, em Passos (Minas Gerais). A jovem foi abordada pelo assaltante quando chegava para trabalhar em um spa.

Imagens registradas pelas câmeras de segurança de um estabelecimento flagraram quando o ladrão chega encapuzado e tenta tomar a chave da motocicleta das mãos da mulher. A jovem vai atrás do ladrão e consegue tirar o capuz da cabeça dele.

Logo depois, a mulher sobe na garupa da moto enquanto o ladrão tenta dar a partida. A jovem dá murro nas costas do ladrão enquanto grita.

Em seguida, ele derruba a moto e joga a jovem para longe. O assaltante acaba fugindo quando uma outra moradora aparece.

Toda a ação durou menos de um minuto e o vídeo viralizou nas redes sociais. De acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu por volta de 7h15 da manhã,  no bairro Jardim Panorama. A Polícia Civil informou que instaurou inquérito para apurar o caso.

A jovem sofreu ferimentos e foi encaminhada para atendimento na UPA da cidade. Segundo o namorado da jovem, ela estava muito abalada com a situação, mas sem ferimentos graves.

No mesmo dia, o suspeito do crime, um menor de 17 anos, foi apreendido e levado para a delegacia.

Uma moto é roubada ou furtada a cada 16 minutos no estado de SP

Foto: Divulgação

O crime de roubo e de furto de motos é um problema em todo o Brasil. De acordo com dados do boletim econômico da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e do Grupo Tracker, uma moto foi roubada ou furtada no estado de São Paulo a cada 16 minutos em 2021. Ao todo, foram 33.394 ocorrências que envolveram motocicletas no ano passado. Isso significa quatro crimes por hora.

Os dados analisados são da Secretaria de Segurança Pública. Os furtos de moto cresceram 26,91% na comparação com o ano de 2020, enquanto os roubos apresentaram queda de 6,35%.

“De certa forma houve uma migração: caíram os roubos de moto, mas cresceram os furtos. Mudou o modo de atuação dos criminosos na pandemia. O crime de oportunidade é quando as motos estão estacionadas nas ruas e eles levam. No período de isolamento, com todos dentro de casa, não tinha oferta de motos nas ruas, então mudaram a atuação para garagens e residências. O furto é também um crime mais brando”, declarou Erivaldo Vieira, professor de economia e pesquisador da Fecap.

De acordo com o especialista, por causa da flexibilização, a tendência é que os números voltem aos patamares anteriores à pandemia de Covid-19.

Aproximadamente 80% das motos roubadas (mediante violência ou ameaça) ou furtadas são utilizadas para desmonte de peças, que em seguida são vendidas em mercados paralelos. A segunda parte vai para leilões e alguns veículos são utilizados pelos criminosos em outras ações.

“A indústria do crime é altamente complexa e envolve as pessoas que roubam, outros que transportam para desmanche, os que verificam se a moto tem rastreador, outro grupo que faz o desmonte, quem faz a documentação das peças, é uma cadeia com diversos elos. Há um caminho até a distribuição”, informa o pesquisador. 

As marcas mais roubadas

Foto: Divulgação

Entre as 20.532 motos furtadas em 2021, 72,86% (14.960) eram da marca Honda, o que apresenta um aumento de 32,3% em relação a 2020. Em seguida vem a marca Yamaha, com 13,61% dos furtos. Das 12.862 motos roubadas no ano de 2020, 56,95% eram da Honda e 17,93% Yamaha.

Os criminosos, na maioria das vezes, buscam modelos de alta cilindrada, que tiveram crescimento de 30% nas ocorrências nos últimos dois anos no estado.

“Os modelos de maior valor e porte, geralmente voltados para o lazer, se tornaram alvo de quadrilhas especializadas em roubos de motos e de bandidos que cometem os delitos para ostentar os veículos dentro de comunidades. Para esses casos, o comportamento é um pouco diferente, com predominância nos fins de semana e no período noturno”, informa Vitor Correa, coordenador do Centro de Operações do Grupo Tracker.

Os modelos mais roubados em 2021 foram Honda CB 500 (201 roubos e 36 furtos); Triumph Tiger (163 roubos e 12 furtos); Honda CB 600 Hornet (107 roubos e 33 furtos); BMW G650GS (56 roubos e 66 furtos); e Yamaha XJ6 (50 roubos e 10 furtos).

Fonte: G1, R7

Porta de avião abriu durante voo e passageiros a mantiveram fechada

Artigo anterior

E se um buraco negro se aproximasse da Terra?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido