Curiosidades

E se um buraco negro se aproximasse da Terra?

0

O universo sempre foi um tema de grande interesse, e mesmo que não se tenha entendido o espaço por completo, existem algumas coisas que já são compreendidas, como por exemplo, alguns fatos sobre os buracos negros. Eles estão entre os aspectos mais curiosos de todo o universo.

Eles são coisas completamente invisíveis, podendo ser grandes ou pequenos como um átomo, e com uma força gravitacional tão imensa que nada escapa deles, incluindo a radiação eletromagnética, como raios-X, infravermelho, luz e ondas de rádio.

Embora se saiba isso, desde que o termo buraco negro foi inventado, em 1967, pelo astrônomo americano John Wheeler, e que o primeiro foi visto em 1971, eles ainda são um mistério para a ciência.

Buraco negro

YouTube

Mesmo que existam quase que mais perguntas do que respostas quando o assunto é buraco negro, algumas já podem ser respondidas, como por exemplo, é possível que um buraco negro engula a Terra? E se isso acontecesse, como seria?

Um dos buracos negros conhecidos está no centro da Via Láctea. Ele se chama Sagitário A e tem massa igual a aproximadamente quatro milhões de sóis. Pela sua magnitude é possível imaginar o estrago que ele faria se chegasse perto do nosso planeta.

Qualquer coisa que chega perto de um buraco negro logo começa a sofrer o efeito de “espaguetificação”, ou seja, começa a ser esticado como um espaguete. Esse processo acontece antes mesmo que o objeto chegue ao centro do buraco negro.

No entanto, o começo desse processo depende da massa do buraco negro. Por isso, ele pode acontecer em várias centenas de quilômetros. Então, se nosso planeta chegasse perto de um deles, a Terra iria começar a ser sugada pela força do buraco. Por sua vez, isso arrancaria pedaços enormes do planeta e o deformaria.

O que aconteceria

Gizmodo

Sem esses pedaços, a Terra teria um atrito interno jamais visto, e o núcleo do planeta chegaria a níveis desastrosos, causando terremotos, erupções e tsunamis tão imensos e mortais que a Extinção do Cretáceo não seria nada em comparação.

Além de destruir a própria Terra, essa aproximação com um buraco negro também condenaria todo o resto do nosso sistema solar, já que isso poderia fazer com que os outros planetas entrassem em colapso e colidissem uns com os outros.

O pior é que, apenas a proximidade da força de um buraco negro já poderia destruir a Terra antes mesmo do processo de “espaguetificação” começar. Isso porque se o cinturão de asteroides fosse sugado na direção da Terra, isso colocaria, pelo menos, 200 dos 55.894 mil asteroides com mais de 100 km de diâmetro na nossa órbita.

Possibilidades

Realidade simulada

Se por algum acaso existisse alguma chance de vida humana depois dessas colisões, os níveis de radiação gerados pela sucção de toda matéria absorvida pelo buraco negro iriam transformar tudo na Terra em pó.

Infelizmente, todas essas teorias podem não chegar nem perto do que realmente aconteceria se um buraco negro se aproximasse de nós. Pode ser que elas realmente aconteçam dessa forma, ou então pode haver somente um grande estrondo e tudo acabar de repente.

Além disso, não somente a vida humana seria mudada. A ciência e a física como se conhece também poderiam sofrer alterações, como por exemplo, a gravidade, velocidade da luz e até mesmo como os átomos se ligam e reagem poderiam mudar.

Por conta disso, é impossível saber onde nosso planeta pararia, se a Terra seria consumida ou iria parar em um universo paralelo em um outro lado do buraco negro.

O que se sabe é que o espaço é um local bastante misterioso e perigoso. É um lugar que possui estrelas mortas, abriga forças invisíveis que rasgam o universo com garras invisíveis e que é coberto de canibalismos astrais e assassinatos lunares. Mesmo com esses perigos, o espaço não deixa de ser um lugar fascinante e com vários fenômenos incríveis. Por isso o ser humano está sempre olhando e estudando tudo que o compõe e até o que pode levar ao nosso próprio fim.

Fonte: Discover magazine

Imagens: YouTube, Gizmodo, Realidade simulada

Mulher consegue impedir roubo de moto após lutar com ladrão

Artigo anterior

Forbes aponta empresária de 89 anos como a mulher mais rica do Brasil

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido