Notícias

Mural de Marília Mendonça que foi vandalizado em SP é corrigido por artistas

0

O painel em homenagem à cantora de sertanejo Marília Mendonça sofreu um ataque há duas semanas. Na ocasião, vândalos pintaram sobre o rosto da cantora um órgão genital masculino. Por isso, os autores da pintura, os artistas plásticos Paulo Terra e Edy HP, retocaram a pintura.

Dessa vez, removeram o órgão genital que vândalos pintaram sobre o rosto de Marília Mendonça, vítima de um acidente aéreo em novembro de 2021. Assim sendo, o vandalismo ocorreu na manhã do dia 16 de abril, o que revoltou o artista plástico Paulo Terra. Em suas redes sociais, ele havia comentado sobre o ato desrespeitoso.

“Aconteceu hoje de manhã! Só gostaria de saber qual é a lógica dessa atitude”, escreveu ele, indignado. O painel, de 23 metros de largura, foi feito no dia seguinte à morte da cantora, que ocorreu em 5 de novembro, durante um voo para Caratinga, Minas Gerais.

Reprodução

Painel de Marília Mendonça é retocado

Com a vandalização da obra, os artistas tiveram que retocar a pintura, finalizando no último domingo (1). “Conseguimos fazer o retoque. Deu um trabalhinho para achar os tons das cores. Aproveitei e dei mais uma maquiada nela”, explicou Paulo Terra em seu perfil do Instagram.

“A gente só pede para que não ocorra mais esse tipo de desrespeito. A gente acha que foi uma falta de respeito e não gosta de ter rixa com ninguém, a gente é da paz. Vamos iluminar a mente dessas pessoas maldosas”, concluiu o artista plástico.

Homenagem

Reprodução

Paulo e Edy HP, de 41 anos, já possuem longas histórias como artistas solo, contando mais de duas décadas. Contudo, juntos, como parceiros de trabalho, fazem arte há cinco anos. Com isso, somando o trabalho dos dois, possuem 30 painéis pela cidade de São Paulo.

Assim, a arte feita em homenagem à Marília Mendonça está localizada na Estrada do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo. Eles escolheram o local por conta da proximidade de suas próprias casas, visto que moram na região.

“Já tínhamos um painel neste muro, pedimos ao dono para apagar e fazer esse outro em cima. Ele concordou”, explicou Paulo. É possível encontrar o mural que homenageia a cantora em uma loja de móveis na Rua Lourenço Saporito.

Investigação do caso

Como o acidente resultou na morte de Marília Mendonça e de mais quatro pessoas, em Caratinga, na Região do Rio Doce, ele será investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais.

Essa decisão é do Ministro Relator do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Antônio Saldanha Palheiro, da Terceira Seção. Dessa forma, o STJ foi acionado para determinar se a competência da investigação do acidente aéreo seria da Justiça Estadual ou da Justiça Federal.

Houve o que se chama de conflito negativo de competência, em que nenhum dos dois juízos, inicialmente o federal e depois o estadual, se declararam competentes para o caso. Com isso, a decisão do ministro relator ocorreu no dia 29 de abril, mas só foi confirmada na última segunda-feira (2).

A definição de que a investigação sobre o acidente aéreo será de responsabilidade da Justica Estadual foi estabelecida depois do parecer do Ministério Público Federal (MPF), que declarou a competência do juízo estadual.

Na decisão, o ministro do STJ afirmou que, ao analisar os fatos conhecidos até o momento e o estado iniciante da investigação, não se observa lesão direta dos bens, serviços e interesses de ente federal. Além disso, ele destaca que não se conhece as causas do choque da aeronave com os fios de energia elétrica, não havendo indicativo, por ora, de conduta lesiva ao sistema de navegação aéreo como um todo, o que iria configurar competência federal.

O magistrado afirma que a investigação somente será de competência da Justiça Federal processar e julgar a ação penal caso constatada lesão de bens, serviços ou interesses da União.

Dessa forma, a 3ª Vara Criminal e o Tribunal do Júri de Caratinga irão conduzir aas investigações. Porém, é possível que, durante o curso da investigação, surjam novos elementos que indiquem a necessidade de alteração da competência.

Fonte: Metrópoles

Casal gasta 400 reais em restaurante e finge passar mal para não pagar a conta

Artigo anterior

Gêmeos Miguel e Davi nascem em dias e estados diferentes

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido