Curiosidades

NASA diz que EUA e China disputam uma nova corrida espacial

0

Por mais que a maioria dos conflitos tenha como resultado destruição e mortes, teve um que, de certo modo, teve um ponto positivo. O conflito entre Estados Unidos e União Soviética teve a corrida espacial como resultado. Essas duas superpotências globais participaram de uma competição amistosa, como o que foi passado para o mundo, sobre quem chegaria primeiro ao espaço.

No entanto, na realidade, a corrida espacial fez com que cientistas trabalhassem como loucos, enquanto os líderes dos governos de ambos os lados competiam sobre quem estava mais avançado. Além disso, animais inocentes foram abusados, pessoas morreram e, em um determinado momento, até mesmo a lua, onde todos queriam chegar, correu risco de desaparecer.

Essa competição aconteceu décadas atrás. Contudo, a motivação de chegar ao espaço ainda não acabou. Por isso que a própria agência espacial dos EUA, a NASA, disse na última semana que os EUA estão em uma nova corrida espacial com a China. No mesmo anúncio, a agência disse que os americanos têm que ficar de olho nos chineses para que eles não tentem dominar os recursos espaciais.

Quem fez esse pronunciamento foi Bill Nelson, administrador da NASA, ex-astronauta e senador na Flórida. Ele também disse que a China, em determinado momento, poderia reivindicar as regiões ricas em recursos na lua.

Nova corrida espacial

Startup saúde

“É um fato: estamos em uma corrida espacial. E é verdade que é melhor ficarmos atentos para que eles não cheguem a um lugar na Lua sob o disfarce de pesquisa científica. E não é impossível que eles digam: ‘Fique longe, estamos aqui, este é nosso território'”, disse Nelson.

Um argumento usado por Nelson é a agressão da China a respeito das ilhas do Mar do Sul da China. Nessa região, Pequim estabeleceu bases militares como uma prova da ambição do país. Com isso, o ex-astronauta disse que os próximos dois anos irão ser determinantes na corrida espacial.

Em 2022, o programa espacial chinês não só montou uma estação espacial como lançou várias missões para que amostras fossem coletadas da lua. Além disso, o país tem previsto para 2025 uma terceira fase do seu programa espacial. Nela está prevista a instalação de uma estação de pesquisa lunar autônoma que será localizada perto do Polo Sul da lua.

Esses planos têm tudo para se tornarem realidade. Tanto é que, em dezembro, o governo do país mostrou sua visão sobre o pouso lunar tripulado, além de também apresentar o transporte espacial, infraestrutura e governança espacial. A China também fez o anúncio sobre os planos de pousar astronautas no nosso satélite natural até o fim dessa década.

Já a NASA, recentemente, completou a primeira fase da sua missão Artemis. O objetivo dessa missão de três fases é colocar novamente o ser humano na lua. Contudo, embora as outras missões estejam sendo planejadas com o foco na lua, os norte-americanos também têm Marte como um foco.

China e EUA

GBN

A preocupação com a China não foi vista somente pelo administrador da NASA. O alto escalão militar dos EUA também demonstrou preocupação. A tenente-general da Força Espacial, Nina Armagno, disse durante uma visita à Austrália que era totalmente possível que a China alcance e ultrapasse os norte-americanos. Ela ainda ressaltou o que chamou de “enorme progresso em pouquíssimo tempo”.

Com todas essas alegações, Pequim rejeitou as interpretações feitas por Washington e disse que o espaço não é um campo de batalha, mostrando que os EUA tentam deturpar os esforços espaciais chineses que são legítimos e normais.

“A China sempre defende o uso pacífico do espaço sideral, se opõe ao armamento e à corrida armamentista no espaço sideral e  trabalha ativamente para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade no domínio espacial”, disse o porta-voz da embaixada do país em Washington, Liu Pengyu.

Fonte: Veja

Imagens: Startup saúde, GBN

Remédio para obesidade injetável e semanal é aprovado pela Anvisa

Artigo anterior

O que é o calendário cósmico e como ele explica a história do universo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido