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NASA planeja avião supersônico que voará 4.358km/h, com voo de Londres a Nova York em menos de duas horas

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Voar sempre fascinou o ser humano e com a invenção do avião isso se tornou possível. Contudo, com esse sonho realizado, o ser humano começou a pensar em como melhorar essa realidade, como por exemplo, tentar encurtar ao máximo uma viagem de avião.

Com isso em mente, a NASA está prestes a desenvolver um avião de passageiros supersônico. O objetivo é que a aeronave chamada X-59 seja duas vezes mais rápida do que o Concorde. Para se ter ideia da rapidez dela, a aeronave irá voar de Londres para Nova York em somente uma hora e meia.

Desde a semana passada, o avião X-59 da NASA já está no celeiro de pintura nas instalações da Lockheed Martin Skunk Works em Palmdale, Califórnia. Essa aeronave tem a promessa de voar mais rápido do que a velocidade do som. Ela será branca, com a parte de baixo azul e detalhes em vermelho nas asas.

Avião supersônico

Extra

Depois que a pintura estiver pronta, a NASA irá fazer a últimas medições do peso e formato exato para que a modelagem computacioal seja melhorada. O que se espera é que esse avião seja duas vezes mais rápido do que o Concorde, que chegava a uma velocidade máxima de 2.179 quilômetros por hora.

O mercado para esse tipo de aeronave existe. Tanto que, em agosto, a NASA conseguiu identificar cinquenta rotas potenciais já existentes. Dentre elas, de Nova York para Londres, pode ficar quatro vezes mais rápida do que é hoje em dia.

No dia 14 desse mês o avião foi para o celeiro de pintura. “A tinta não agrega apenas valor cosmético. Ela também tem um propósito: a tinta ajuda a proteger a aeronave contra umidade e corrosão e inclui marcações de segurança importantes para auxiliar nas operações em solo e em vôo”, explicou a NASA.

“Estamos incrivelmente entusiasmados por alcançar esta etapa da missão. Quando o X-59 emergir do celeiro de pintura com tinta e pintura frescas, espero que o momento seja de tirar o fôlego de distância porque verei nosso projeto ganhando vida. O próximo ano será grande para o X-59 e será emocionante para a parte externa da aeronave finalmente corresponder à espetacular missão que temos pela frente”, disse Cathy Bahm, gerente de projeto do demonstrador de voo baixo.

Projeto

Extra

O avião é a peça central da missão Questt da NASA, onde a agência irá voar o X-59 sobre algumas comunidades dos EUA. O objetivo disso é coletar dados a respeito da percepção das pessoas a respeito do som que a aeronave emite. E os engenheiros pretendem diminuir o som do estrondo sônico para que a perturbação das pessoas seja a mínima possível.

“Realizamos estudos de conceito semelhantes há mais de uma década em Mach 1,6-1,8, e os roteiros resultantes ajudaram a orientar os esforços de pesquisa da NASA desde então, incluindo aqueles que levaram ao X-59”, disse Lori Ozoroski, gerente de projeto do Projeto de Tecnologia Supersônica Comercial da NASA.

“Esses novos estudos irão atualizar a visão dos roteiros tecnológicos e identificar necessidades de pesquisa adicionais para uma faixa mais ampla de alta velocidade”, concluiu.

Aeronave

G1

Encurtar o tempo de voo não é um plano e objetivo exclusivo da NASA. A Boom Supersonic, startup americana, promete que um voo de Miami para Londres dure apenas cinco horas. A empresa trabalha com o projeto do avião supersônico Overture que, de acordo com a própria, pode alcançar aproximadamente 1.800 quilômetros por hora.

Esse avião ainda não existe, mesmo assim ele já atrai o interesse das companhias aéreas. De acordo com a Boom, entre as compras confirmadas e as opções de compra que poderão ser feitas futuramente, já existem 130 encomendas feitas por American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.

A startup divulgou algumas especificações desse avião, como por exemplo, a velocidade máxima do avião é de 1,7 Mach (ou 1,7 vez a velocidade do som), o que na altitude de cruzeiro (60 mil pés ou cerca de 18 km) representa aproximadamente 1.800 km/h. Essa aeronave tem 7.867 km de autonomia e capacidade para transportar de 65 a 80 passageiros;

Além disso, o avião tem 61 metros de comprimento e 32 metros largura. Seu primeiro voo está previsto para 2026, e os primeiros passageiros serão transportados em 2029. E até o momento 130 unidades já foram encomendadas pela American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.

Segundo a Bloomberg, cada avião supersônico será vendido por 200 milhões de dólares, cerca de um bilhão de reais.

O objetivo é que essa aeronave diminua pela metade o tempo de viagem de mais de 600 rotas pelo mundo. Além do voo de Miami para Londres, que diminuiria de 10 para cinco horas, a startup também cita como exemplo uma viagem de Los Angeles para Honolulu, que iria de seis para três horas de duração.

Segundo seus fabricantes, Overture irá alcançar o dobro da velocidade dos aviões comerciais mais rápidos quando ele estiver sobrevoando o mar. E em terra, essa aeronave terá o desempenho 20% superior às demais.

Em agosto do ano passado,  a American Airlines anunciou que fez um pagamento não-reembolsável à Boom Supersonic por 20 unidades do avião. Esse acordo firmado entre as empresas ainda prevê a opção de compra de mais outras 40 aeronaves no futuro.

Fonte: Extra,  G1

Imagens: Extra,  G1

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