Curiosidades

Pesquisadores chineses criam avião econômico e 9 vezes mais rápido que o som

0

Voar sempre fascinou o ser humano, e com a invenção do avião isso se tornou possível. Contudo, com esse sonho realizado, o ser humano começou a pensar em como melhorar essa realidade. Tanto é que pesquisadores chineses fizeram um teste bem sucedido com um avião movido com motor de detonação hipersônico. Essa aeronave consegue voar na velocidade Mach 9, que é nove vezes mais rápido do que a velocidade do som.

Esse avião testado por eles usa como combustível querosene, o que é mais seguro e barato do que o hidrogênio. A notícia sobre o teste bem sucedido foi dada no jornal científico “Journal of Experiments in Fluid Mechanics”. Quem liderou o estudo foi Liu Yunfeng, engenheiro sênior do Instituto de Mecânica da Academia Chinesa de Ciências, e ele também explicou o processo que permitiu que o avião alcançasse aproximadamente 11 mil quilômetros por hora.

Avião

MSN

Segundo o jornal “South China Morning Post”, a aeronave foi testada várias vezes sendo bem sucedida nos testes no túnel choque hipersônico JF-12, em Pequim, no começo desse ano. Ainda de acordo com as informações, o motor do avião gera impulso através de explosões sucessivas e velozes, que liberam mais energia com a mesma quantidade de combustível.

Como dito antes, a aeronave usa querosene como combustível, mas esse uso na aviação comercial, em voos hipersônicos, é discutida há décadas. Contudo, ela sempre esbarrava com a dificuldade em realmente ser feito seu uso.

Isso acontecia porque como ele é um combustível mais denso e queima de maneira mais lenta, até então, a explosão do querosene exigia uma câmara de detonação 10 vezes maior do que a de um motor movido a hidrogênio. Entretanto, o estudo de Yunfeng descobriu uma outra forma de usá-lo. Com a adição de uma protuberância do tamanho de um polegar na entrada de ar do motor do avião, isso faz com que a ignição do querosene seja mais fácil e não precise da ampliação da câmara.

Testes

MSN

“Nunca o resultado de testes utilizando querosene de aviação para motores de detonação hipersônicos haviam sido tornados públicos antes”, escreveu o cientista.

Os aviões chamados hipersônicos são os que conseguem passar a velocidade de Mach 5, a cerca de 6.174 quilômetros por hora. Melhorar essas tecnologias hipersônicas é um grande interesse porque pode ser usada em várias coisas, como por exemplo, em mísseis hipersônicos como DF-17 e YJ-21, já desenvolvidos pela China. Já a possibilidade de usá-la na aviação comercial irá ser determinada pela segurança e pela diminuição considerável de custos.

Supersônico

G1

O desejo de um avião melhor e mais rápido não é apenas chinês. Tanto que a Boom Supersonic, startup americana, promete que um voo de Miami para Londres dure apenas cinco horas. A empresa trabalha com o projeto do avião supersônico Overture que, de acordo com a própria, pode alcançar aproximadamente 1.800 quilômetros por hora.

Esse avião ainda não existe, mesmo assim, ele já atrai o interesse das companhias aéreas. De acordo com a Boom, entre as compras confirmadas e as opções de compra que poderão ser feitas futuramente, já existem 130 encomendas feitas por American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.

A startup divulgou algumas especificações desse avião, como por exemplo, a velocidade máxima do avião é de 1,7 Mach (ou 1,7 vez a velocidade do som), o que na altitude de cruzeiro (60 mil pés ou cerca de 18 km) representa aproximadamente 1.800 km/h. Essa aeronave tem 7.867 km de autonomia e capacidade para transportar de 65 a 80 passageiros;

Além disso, o avião tem 61 metros de comprimento e 32 metros de largura. Seu primeiro voo está previsto para 2026, e os primeiros passageiros serão transportados em 2029. Até o momento 130 unidades já foram encomendadas pela American Airlines, United Airlines e Japan Airlines. Segundo a Bloomberg, cada avião supersônico será vendido por 200 milhões de dólares, cerca de um bilhão de reais.

O objetivo é que essa aeronave diminua pela metade o tempo de viagem de mais de 600 rotas pelo mundo. Além do voo de Miami para Londres, que diminuiria de 10 para cinco horas, a startup também cita como exemplo uma viagem de Los Angeles para Honolulu, que iria de seis para três horas de duração.

Segundo seus fabricantes, Overture irá alcançar o dobro da velocidade dos aviões comerciais mais rápidos quando ele estiver sobrevoando o mar. E em terra, essa aeronave terá o desempenho 20% superior às demais.

Fonte: MSN, G1

Imagens: MSN, G1

Cientistas planejam ”escurecer” o sol para frear aquecimento global

Artigo anterior

Pássaro tido como extinto há um século é achado em Papua Nova Guiné

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido